Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
A web 2.0, foi um termo criado para definir a segunda geração da internet, e tem como plataforma a interatividade entre as comunidades, a inclusão das redes sociais e a prestação de serviços entre outros.
Novas linguagens começam a se difundir pelos “cybers espaços” tais como:
A liberdade de expressão através das comunidades virtuais, a personalização dos conteúdos de forma interativa e a promoção pessoal e corporativa através dos fóruns, dos blogs, dos grupos/comunidades e dos sites participativos em vídeos.
A cada dia são introduzidas novas funções e criados novos modelos de negócios, com mais atratividade e com retorno mais lucrativo.
Essa mudança desmistifica o conceito da massificação da informação imposta pelas grandes corporações, que utilizavam a prática do doutrinamento das “verdades absolutas”, como forma de manipulação das massas sociais.
Hoje temos uma mudança no paradigma da informação, e a internet passou a ser o principal veículo da informação e de mídia, sendo impulsionadora de um novo ciclo das relações pessoais e empresariais, compartilhando opiniões, notícias e experiências.
O formato, antes, como um objeto fechado e impenetrável, passou a seguir novas regras, transformando-se ao mesmo tempo em receptor e divulgador da comunicação interativa, sendo um fator preponderante para determinar a competitividade, atraindo maior visibilidade e agregando valores a sua marca no mercado.
A incorporação de novos padrões de acessibilidade através das tecnologias móveis (Telefones Celular 3G, PDAs, Pocket PC, GPS), tornará a Web 2.0 mais atrativa, permitindo o acesso a dados e informação em qualquer lugar e a qualquer hora.
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