A informação para a sua formação, comentada de forma fácil e descomplicada pelo Engenheiro Jorge Paulino.
10 de maio de 2009
Como fazer o Planejamento Estratégico do Negócio do seu Plano de Negócios
A partir da visão e missão da empresa podem-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipuladas.
Elabora-se uma estratégia corporativa,sendo o plano de negócios de uma empresa deve contemplar de forma objetiva a formulação estratégica da empresa.
A Visão da Empresa - é a declaração da direção em que a empresa pretende seguir, ou ainda, um quadro do que a empresa deseja ser, trata-se ainda da personalidade e caráter da empresa.
A declaração de visão não estabelece ou expressa fins quantitativos, mas provê motivação, uma direção geral, uma imagem e uma filosofia que guia a empresa.
4. Missão da Empresa - é a declaração de missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz. Geralmente a declaração da missão é curta, com no máximo duas sentenças ou um pequeno parágrafo. Para que a declaração de missão da sua empresa seja efetiva, ela deve:
•Destacar as atividades de sua empresa, incluindo os mercados que ela serve as áreas geográficas em que atua e os produtos e serviços que oferece;
•Enfatizar as atividades que sua empresa desempenha e que a diferenciam de todas as outras empresas do mercado;
•Incluir as principais conquistas que você prevê para os próximos anos, e.
•Transmitir o que você quer dizer de forma clara, concisa e interessante.
Antes de partir para a difícil, mas importante, tarefa de declaração da missão de sua empresa, procure responder às seguintes perguntas:
•Que clientes ou grupo de clientes sua empresa atende ou pretende atender, produtos ou serviços sua empresa oferece ou pretende oferecer,qual é o mercado em que sua empresa compete, qoal é o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da sua empresa em relação à concorrência?
•Que valor ou benefícios adicionais seus clientes obtêm quando escolhem sua empresa em lugar da concorrência, qual é o comprometimento da sua empresa em relação aos seus objetivos econômicos de sobrevivência, crescimento e lucratividade, qual é a imagem que sua empresa tem ou pretende ter perante seus clientes e a comunidade em geral, qual é a atitude da sua empresa em relação aos seus funcionários?
A probabilidade de sucesso da empresa não depende apenas da força de seu negócio, das exigências básicas para ser bem-sucedida em seu mercado alvo, mas também das suas competências para superar seus concorrentes. A mera competência não constitui uma vantagem competitiva. A empresa de melhor desempenho será aquela que pode gerar o maior valor para o consumidor e sustentá-lo ao longo do tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009
Entre Amigos
Minha lista de blogs
Googlando pela Web
GOOGLE ART PROJECT
Tour pelos Museus do Mundo
GOOGLE MAPS
Rotas, Ruas e Trânsito
GOOGLE LIVROS
Livros a um Clique
GOOGLE SCHOLAR
A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário