31 de maio de 2009

Instalações elétricas seguras

Instalações elétricas seguras (28/05/2008) Todo cuidado é pouco na hora de projetar e executar instalações elétricas. Requisitos mínimos de segurança e qualidade devem ser observados por profissionais da construção civil e técnicos em eletricidade, para evitar danos às pessoas e ao patrimônio. Não por acaso, uma das normas técnicas mais procuradas é a ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.Em 2008, a norma ABNT NBR 5410 completa três anos em vigor desde sua última revisão. Sua primeira publicação aconteceu em 1980. A revisão publicada em 2004, com vigência a partir de 2005, não traz mudanças radicais em relação ao texto anterior, de 1997, mas facilita a sua compreensão. Um aspecto inovador nesta versão refere-se às prescrições da proteção das instalações elétricas contra sobretensões e o uso dos dispositivos DPS. A utilização de sistemas de aterramento (”fio terra”), tomadas com contato de aterramento, dispositivos diferenciais residuais (DR) e dispositivos protetores de surtos (DPS) são alguns exemplos de novas tecnologias que atendem às necessidades de segurança e consumo de energia elétrica. Quem trabalha nesta área tem de se manter atualizado. Com o objetivo de disseminar o conteúdo da norma, intensificou-se a realização de cursos, seminários e palestras. Se, de um lado, os profissionais precisam conhecer melhor e aplicar a norma, os consumidores devem exigir seu cumprimento e o uso de produtos certificados.

2 comentários:

  1. Luciano dos Santos Baracho02/10/2009, 14:35

    Um bom artigo tecnico sobre instalações elétricas que muitas pessoas não consideram como importantes, e não exigem projeto da instalações elétricas por um profissional qualificados.

    ResponderExcluir
  2. Sim Luciano, a NBR 5410 que estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas. É uma ferramenta importante para os profissionais qualificados e uma segurança para os clientes.
    Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão,a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails