22 de junho de 2009

Eficientização e Conscientização nas Empresas – Um caminho para o controle dos gastos.

Por Jorge Paulino 
Engenheiro Eletricista e de Produção

Hoje, as empresas buscam a redução dos custos, tanto nas áreas de Produção, como na área Administrativa. As empresas investem em novas ferramentas para o controle da produção, em novas tecnologias, em de gestão de pessoas, controles financeiros, etc..., porem ainda existe um vilão conhecido e pouco combatido pelos gestores, que se chama desperdício, e só poderá ser quebrado com uma reengenharia e com a quebra de paradigmas do comportamento corporativo.
O combate aos desperdícios, principalmente pelos custos das tarifas de água, luz, telefone, tornaram-se um importante fator na gestão eficiente e são indispensáveis à estrutura física de qualquer negócio. O custo da energia eletrica é algo que a princípio, pode ser complexo, mas, quando se inicia um estudo sobre o assunto percebe-se que, com um pouco de esforço, é possível interpretar e analisar o que será melhor para a empresa.
O combate aos excessos de lâmpadas acesas, aos aparelhos de ar condicionado desregulado ou ligado desnecessariamente, aos ventiladores, as cafeteiras, trará uma redução significativa no valor final do consumo de energia elétrica, nos gastos com a manutenção dos sistemas desequilibrados e com as necessidades de novos investimentos na ampliação de circuitos ou cargas. Na indústria e no comércio em geral, uma provável redução no gasto de energia trarão reflexos diretamente no preço de venda ou de transferência dos produtos. Em estabelecimentos que não usam energia elétrica como fator integrante na produção, um controle eficiente trará vantagens nos custos fixos com a redução do valor a ser pago a título de energia elétrica.
Um outro vilão é o consumo de água, quantas vezes nos deparamos com os problemas decorrentes da infiltração, dos vazamentos ou da má utilização do consumo de água e, não educamos ou acionamos a pessoa responsável em solucionar o problema.
Temos também o desperdício no uso inadequado dos equipamentos de telefonia e transmissão de dados, muitas as vezes por comodismo, má educação ou falta de concientização. Pode-se também economizar através da utilização de softwares específicos, no controle e otimização no uso desses serviços, investimento que trará uma economia significativa. Mais do que uma obrigação, a concientização e a eficientização são fatores de grande relevância nos custos totais de uma empresa, uma vez que permite quantificar e planejar novos investimentos. Ao implantar-se a otimização dos serviços, obteremos a melhoraria do desempenho de cada setor, ao investirmos em novas tecnologias, no treinamento e conscientização dos funcionários reduziremos o custo final de cada um dos produtos ou serviços. Com essas medidas as empresas sentirão os benefícios decorrentes da aplicação do investimento na eficientização e conscientização, consequentemente na reduções de custos totais, tanto administrativos como produtivos.

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails