18 de julho de 2009

A revolução nos projetos: Edificações mais inteligentes e econômicas

Por Jorge Paulino Engenheiro Eletricista
Um novo conceito de construção começa a surgir no mercado imobiliário, a dos empreendimentos sustentáveis. Atualmente, arquitetos e engenheiros buscam dentro dos projetos contemplarem a praticidade, o design interior e exterior, a redução dos custos construtivos, alem da criação de soluções que façam do empreendimento, uma ferramenta para redução do consumo de água, energia e da produção de lixo. Os conceitos das construções vão além das iniciativas mais conhecidas, como a geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, da reutilização de água (chuva e reciclagem de água); a cada dia estão sendo projetados edifícios residenciais e comerciais, shoppings e condomínios, com planejamentos voltados para a ecoeficiência. Nesse tipo de empreendimento, deve-se atentar para alguns pontos básicos, como: a localização, a topografia do terreno, o acesso, a distância, o impacto causado no entorno, o uso de materiais com baixo impacto ambiental, o consumo de água, o consumo de energia e qualidade do ambiente interno. A principal meta dos gestores desses projetos é o aproveitamento ao máximo de cada recurso, a racionalização de todos os processos, a utilização de materiais ecologicamente corretos evitando desperdícios e soluções que considerem o ambiente do em torno do prédio. Segundo os dados da Green Building Council (GBC) Brasil, uma edificação bem projetada pode economizar cerca de 30% de energia, 50% de água, reduzir em 60% a produção de resíduos sólidos e 40% da emissão de dióxido de carbono. Obviamente, nem todos os empreendimentos conseguirão atingir esses valores, porém com o aumento no volume de obras, haverá um maior conhecimento das novas técnicas, um maior incentivo ao desenvolvimento desse modelo de empreendimento, atraindo em contrapartida o desenvolvimento de novas tecnologias e de novos fornecedores, contribuindo para o incremento na produção de materiais e equipamentos para esse tipo de obra; e tendo como resultado, a redução dos custos construtivos e de implantação.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte.Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

2 comentários:

  1. O tema meio ambiente e sustentabilidade está sendo abordado nas diversas formas de mídia, não creio que no Brasil isso ocorrerá de forma tão rápida mas naum custa aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marlon creio que o Brasil está com buscando formar nas novas gerações uma consciência ambiental que renderá frutos para as próximas gerações. Se o Estado não intervir de forma eleitoreira teremos um país mais ecologicamente correto.

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails