Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
A automação residencial está cada vez mais acessível, alia a beleza e conforto, a tecnologia.
Hoje é possível controlar a iluminação, o ar-condicionado, a abertura ou bloqueio das portas e janelas através de leitores biométricos, fazer a configuração de um banho com temperatura ideal da água, ter o acesso a internet em todos os cômodos e dispor de monitoramento de segurança a distancia.
São infinitas as possibilidades de serviços que a automação residencial oferece a você, e esses recursos inteligentes se aproximem cada vez mais do nosso dia-a-dia.
Na automação de uma residência, pode-se obter uma economia de até 15% nos gastos com a energia elétrica.
“Na cidade de Redmond, Washington, nos Estados Unidos, a Microsoft criou a “Casa do Futuro da Microsoft”, em que a casa pode ser comandada de qualquer lugar com um controlador de funções”, através do comando de voz ou por telefone celular, para acionar a abertura e o fechamento de cortinas, portas, e também o simples ato de acender ou apagar as luzes.
Cerca de 700 lares brasileiros, já tem recursos high-tech, e de acordo com um relatório do ABI Research, até 2011 as vendas superarão 2,8 milhões de sistemas e com a padronização dos sistemas de automação e a introdução do tipo "do-it-yourself", com serviços inovadores ligados ao mercado residencial.
A casa inteligente deixou de ser uma realidade de poucos, e está se tornando cada vez mais acessível, a uma parcela maior da população, sendo também uma forma de valorização do imóvel como investimento.
Segundo a AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial, a tendência do setor é de crescimento, e o barateamento dos sistemas, a grande novidade é a possibilidade da automatização em módulos, adequando-se as necessidades do morador.
A automação residencial que começou de forma tímida na década de 90, consolidando-se a partir de 2000, e está cada vez mais despertando a atenção de novas Empresas especializadas em tecnologia, Construtoras e Profissionais, criando assim um novo segmento na Prestação de Serviços.
Engenheiros, Arquitetos, Estudantes, Projetistas e Instaladores, é o principal alvo desta nova demanda do mercado; as empresas de desenvolvimento de tecnologia, e as construtoras têm uma necessidade crescente de capacitação, formação, certificação e atualizações de profissionais em Automação Residencial.
Podemos afirmar que hoje a casa do futuro já é uma realidade acessível.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Assista ao vídeo "Residências Inteligentes, as Casas do Futuro"- que foi ao ar pelo Jornal da Band, sobre as novas tecnologias para as residências, que está revolucionando o mercado imobiliário, criando um novo perfil de Arquitetura e um novo filão para as Construtoras e empresas de tecnologia.
obrigado por enviar seu link para o "Intervalo da Semana".
ResponderExcluirContinue enviando mais sempre que puder!
abraços,
Felipe Nascimento
http://jcdigital.blogspot.com