Leitores do meu blog, encaminharam e-mails, já respondidos sobre a(s) causa(s) do blecaute.
À distância e analisando as informações desencontradas da Mídia e do próprio Governo, fica difícil definir com exatidão o que ocasionou o problema.
O Ministério das Minas e Energia(MME), em nota oficial disse que houve uma pane por causas ainda desconhecidas em duas linhas de transmissão que ligam Paraná à São Paulo, e uma subestação em São Paulo (Tijuco Preto) sofreu uma pane, segundo eles determinaram em conjunto, o desligamento do Linhão desde Itaipu- o que é conhecido como efeito dominó.
Bem, isso indica que existe uma vulnerabilidade no nosso Sistema de Supervisão e Controle , e também da necessidade urgente da ampliação do Sistema Interligado Nacional.
O preocupante é que o blecaute aconteceu logo após o término do “Horário de Pico” (por volta das 22horas e catorze minutos), horário em que a demanda do consumo estava normalizada.
Como sugestão, eu adotaria a Política de Usinas Termoelétricas junto aos grandes centros consumidores, como uma forma de minimizar os transtornos causados pela falta de energia e ainda obter uma Capacidade de Geração extra nos horários de maior demanda, e das PCH's (Pequenas Centrais Hidroelétricas) em regiões e cidades menores.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Não entendi sua CONCLUSÃO de vulnerabilidade no SSC e nem ampliação no SIN.
ResponderExcluirConclua melhor, por favor!!!!!!!!!!!
Grato
Caro Colega, bom dia.
ResponderExcluirAs causas do apagão ainda estão sendo investigadas pelos Gestores do Sistema, mas através da análise do mapa das redes de operação sistêmica (regional e local) do nosso sistema, podemos ver vulnerabilidades, porém analisei somente as interligações que afetariam a região sudeste em caso de falha e/ou incidentes.
Houve sim, falhas no Sistema de Proteção (área das regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste), ocasionando principalmente o foco do blecaute no RJ,ES,parte MG e parte de SP.
As interligações Norte-Sudeste, Nordeste-Sudeste e Sul-Sudeste, foram preservados, porém o sistema não conseguiu restabelecer prontamente a energia da região Centro-Oeste - Sudeste.
Precisamos sim dentro do Sistema Nacional ampliar redes regionais que em caso de falhas ou panes de proporções minimizariam esses efeitos.
Grato pela leitura do artigo espero ter atendido a sua sugestão.
Os meus emails estão abertos a qualquer dúvida ou sugestão, se o colega tiver uma outra visão desse incidente mande-me que eu a publicarei.
Atenciosamente,
Eng.Jorge Paulino