29 de janeiro de 2010

O Desenvolvimento da Ciência da Administração e a nova Ordem Econômica Mundial

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista

Os conceitos da Ciência da Administração, tiveram a sua origem na segunda metade do século XVIII na Inglaterra.

O inicio ou o primeiro período da Administração se deu com a necessidade de uma nova visão, devido a Revolução Industrial. O processo Manual e os processos artesanais foram substituídos pelo Mecânico Fabril.
Na primeira fase, as máquinas a vapor tendo o carvão como fonte de energia e o ferro como matéria prima para a fabricação de produtos, foram multiplicados.
A segunda fase, conhecida como período da grande mudança entre 1850 a 1914, houve o desenvolvimento da indústria de bens de produção e o ferro dá lugar ao aço, a fonte de energia passa ser a elétrica.

O segundo período da Administração foi a introdução dos conceitos das pesquisas por tentativas, erros e acertos.
Sendo o início da utilização do conceito de “Organizações” na Administração, desenvolvido através de estudiosos como Taylor, Gantt, Ford, Fayol.

O terceiro período da Administração teve um “boom”, ocorrido principalmente depois da Crise da Bolsa de Nova York, sendo a consolidação da Ciência da Administração.

O quarto período da Administração, devido a Segunda Guerra, desenvolveu os conceitos da Fabricação Quantitativa, através de estudos realizados por grupos de Matemáticos, Estatísticos, Físicos e Engenheiros, que criaram ferramentas sofisticadas para apoio as tomadas de decisão militar. Foi um período fértil no desenvolvimento de conceitos e ações nas áreas de Ciências dos Materiais, Fabricação, Logística, logo absorvida pelas instituições não militares.

O quinto período o da “Qualidade e excelência organogacional”.
A atual pratica de qualidade começaram a ser adotadas com a competitividade entre as organizações e foram modeladas pelos chamados “Gurus da Qualidade”, principalmente Deming, Juran, Ishikawa; sendo o período de 1970 a 1987, o surgimento de avanços importantes com uma forte tendência a fator Qualidade.
Foram adotados os conceitos do Sistema Toyota de Produção (Kanban, JIT) em diversos setores das Organizações, com o advento dos computadores, o uso de softwares e do MRP-Material Requirements Planning, das estratégias de operação e finalmente as normatizações da Série ISO 9000.

O sexto período o da “Coordenação da Cadeia de Suprimentos”.
A busca da excelência, voltado para a eliminação de desperdícios, introduzidos pelo conceito da filosofia Just-in-time e o aumento da competitividade entre as empresas, traz como principio básico a coordenação de todos os estágios (diretos ou indiretos) da cadeia de suprimentos.

O Ciclo da Atividade Administrativa
Chiavenato conceitua a Administração como um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a utilização dos recursos a fim de alcançar aos objetivos estabelecidos.

Dentro das organizações, os sistemas são dinâmicos, sendo denominados sistemas integrados que funcionam de forma constante para poder produzir bens ou serviços a que se destinam.


A Nova Perspectiva com a Globalização

Os principais motivos que levavam as empresas a se instalarem em uma determinada região, eram o mercado consumidor “alvo”, a infraestrutura regional, a mão de obra local e os favorecimentos fiscais.
Hoje com a Globalização Econômica, as cadeias de suprimento articuladas, os Sistemas de Controle e Informação Integrados através do avanço tecnológico nas telecomunicações (Internet e transmissão de dados), começou a favorecer as descentralizações nas atividades industriais.

A negociação, o poder de barganha e o acesso aos mercados alvo estão a um clique do mouse.

A melhor visão empresarial passou a ser: O “Pensar globalmente e agir localmente”

Fonte:  Administração da Produção: Operações Industriais e de Serviços / Jurandir Peinado e Alexandre Reis Graeml  - Curitiba : UnicenP, 2007.


Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Um comentário:

  1. Eng. Jorge Paulino, apresentei o seu site aos meus amigos do setor de engenharia, que gostaram muito principalmente do artigo das linhas de transmissão, dos para raios e das pragas eletromagnéticas.

    Abraço,

    Marlon Silva

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails