1 de março de 2010

Entenda a NR 10


A Engenharia no dia a dia, conta com mais um colaborador, o Instrutor de Treinamentos do SENAI, especialista em Elétrica Industrial e Controle e Automação, Everton Moraes - responsável pelo Blog Sala da Elétrica.
A intenção das parcerias é, dar uma maior abrangência aos temas relacionados às Engenharias/Tecnologias sendo essas trocas importantes para a difusão do conhecimento.


Entenda a NR-10 

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista

Adaptação do texto de Everton Moraes, Instrutor de Treinamentos do SENAI.
Disponível em  http://saladaeletrica.blogspot.com/p/nr10.html

A Nova NR-10 entrou em vigor em 08/12/2004, data da sua publicação no Diário Oficial da União, embora alguns itens mais importantes, que exigem providências mais complexas e, entrarão em vigor, paulatinamente.
Na NR-10, há requisitos para a segurança e saúde dos trabalhadores que precisam ser incorporados às instalações, desde a fase de projeto e inclui as etapas de projeto, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.
As instalações já existentes deverão se enquadrar nas novas exigências, dentro dos prazos estabelecidos pela nova NR-10, para atender aos requisitos de conformidade da nova norma.
 A nova NR-10 cria o Prontuário das Instalações Elétricas, contendo tanto os documentos relativos à instalação elétrica, e os relacionados aos trabalhos realizados nas instalações.
Eles deverão ser organizados pela empresa e permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
A nova NR-10 também institui o Relatório das Inspeções da Conformidade das Instalações, ao determinar que deve ser realizada uma auditoria na documentação e inspeção nas instalações elétricas da empresa.
A partir dessa auditoria e dessa inspeção, elabora-se um relatório determinando todas as não conformidades encontradas e um cronograma de correção das não conformidades do próprio prontuário, bem como das instalações.
A NR-10 reforça, para os locais de trabalho, a obrigatoriedade de prescrições de segurança contidas em outras normas da área elétrica, além de instituir medidas e procedimentos de proteção, criando mecanismos capazes de garantir a adequação das instalações às suas determinações e a manutenção dessas condições ao longo do tempo. 


No seu item 10.1.2, pede que seja observada a normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes (no Brasil ABNT) e na sua falta às normas internacionais.

A nova NR-10 estabelece a necessidade de cursos obrigatórios para a capacitação profissional, divididos em duas etapas:
     
1ª - Curso Básico – Segurança e Instalações e Serviços em Eletricidade, para trabalhadores autorizados, com carga horária mínima de 40 horas.
   
2ª - Curso Complementar – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com carga horária mínima de 40 horas, que tem como pré-requisito, a participação, com aproveitamento satisfatório, no Curso Básico.

Abaixo disponibilizamos dois materiais para apoio e consulta ao leitor/profissional, sobre a Norma Regulamentadora - NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.



Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

4 comentários:

  1. Olá Jorge Paulino,

    quanto tempo heim????

    Ficou muito bom o post!!!!

    Não me leve a mal, eu acho que você podia melhorar um pouco o lay-out de seu blog, principalmente alterando a fonte (eu gosto muito de verdana).

    É claro que este é meu ponto de vista, o conteúdo está excelente... Só acho o lay-out um pouco "cansativo"...

    Uma dica: existem templates fáceis de instalar e gratúitas, dê uma olhada neste site:

    http://www.deluxetemplates.net/

    É fácil instalar, basta ir ao editor HTML lá no painel do blogspot em lay-out e carregar o arquivo..

    Estive meio afastado do blog pois estava com problemas em meu computador, a partir do final de semana volto com a corda toda.

    Até mais Jorge...

    Um grande abraço!!

    Everton Moraes
    http://saladaeletrica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Everton, realmente a minha preocupação sempre foi com o conteúdo e com os temas abordados, mas o lay out é uma das partes importantes do blog e seguindo sua sugestão mudei o template.
    Valeu pelas dicas e o blog.

    ResponderExcluir
  3. Aeeee!!!!!

    Muito bom Jorge,,,,,

    Agora tá Showwwww!!!!

    Ficou bem agradável o blog....

    Eu sou chato mesmo!!!!!

    Até mais

    Everton Moraes

    ResponderExcluir
  4. visitei seu blog e achei muitolegal o lay out
    visite o eletrica br
    http://eletricabr.blogspot.com/

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails