25 de março de 2010

O Controlador Lógico Programável



Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista

O Controlador Lógico Programável ou Controladores Programáveis, conhecidos também por suas siglas CLP ou pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable Logic Controller), pode ser definido como um Computador Industrial, com a capacidade de armazenar instruções de implementação de controle (seqüências lógica, temporização e contagem), além de realizar operações lógicas e aritméticas, manipulação de dados e comunicação em rede, sendo utilizado principalmente em controle de Sistemas Automatizados.
A programação do PLC é feita por meio de uma Ferramenta de Programação, um software específico.

A Linguagem Ladder (RLL - Relay Ladder Logic, Lógica de Contatos de Relé), é a mais difundida e é a representação lógica da seqüência elétrica de operação.


O PLC e um pouco de história

Nos anos 60, a competitividade fez com que a indústria automotiva buscasse novas tecnologias para a melhoria do desempenho de suas linhas de produção, e que aumentasse a qualidade e a produtividade. Era necessária uma alternativa eficaz para os sistemas de controle a relés em 1969 nascia o PLC, sendo que o primeiro dispositivo a atender às especificações foi desenvolvido pela Gould Modicon em 1969.
Na década de 70, houve o aprimoramento dos PLCs e trouxe diversas inovações tecnológicas, e uma maior flexibilidade, incorporando funções como temporização e contagem; operações aritméticas, manipulação de dados e comunicação com computadores; comunicação com Interfaces Homem-Máquina; aumento da capacidade de memória, controles analógicos e controle PID e etc.
A partir dos anos 80, o PLC passou a ser um dos equipamentos mais importantes na Automação dos Processos Industriais.
Os PLCs estão sendo usados para controlar processos em diversas plantas industriais em que se faz necessário controlar sistemas automatizados complexos de armazenamento e de fornecimento assim como equipamento tais como robôs e máquinas-ferramenta, temperatura, pressão, mistura, concentração, e assim por diante.


No Blog Sala da Elétrica, tem um simulador Freeware de PLC ou CLP que possibilita criar programas e simular eventos de um processo industrial.
http://saladaeletrica.blogspot.com/2010/03/simulador-de-clp-easy-plc.html


Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

2 comentários:

  1. Olá Jorge!!!!

    Quanto tempo... Ficou muito bom o post, eu percebi que você esta inovando com o blog... Ficou bacana o Banner animado no início da página.

    Até mais Jorge...

    Um grande Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgente de CLP

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails