Catedral de Brasília
Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Brasília nasceu através do conceito da estratégia militar, de segurança nacional e da necessidade de interiorizar a capital do país, povoar e distribuir o desenvolvimento, já que devido a fatores econômicos e históricos a população concentrou-se na faixa litorânea. A sua concepção nasceu no século XVIII provavelmente pelo Marquês de Pombal, mas foi em 1891, na primeira Constituição da República, que foi marcada a região onde deveria ser instalada a futura capital.
A idéia da interiorização da Capital Federal, vem desde os Inconfidentes, que pretendiam levá-la para São João Del-Rei – Minas Gerais, e associavam a mudança do Poder à implantação do regime republicano.
Brasília, nome sugerido por José Bonifácio, em memorial encaminhado à Assembléia Geral Constituinte do Império, em 1823.
Em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, Brasília saiu do sonho para a realização.
"Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino" - pronunciamento de JK durante a visita na então região escolhida para ser a Nova Capital.
Com uma arquitetura marcante e futurista através dos traços de Oscar Niemeyer, um plano urbanístico de Lúcio Costa com uma proposta de vida moderna que buscava a integração de um modelo urbanístico harmonioso -“O Plano Piloto“, Brasília, foi inaugurada em 21 de abril de 1960.
Iniciou-se então o processo de transferência da Administração Federal para a nova capital, Brasília teve um impacto importante na integração da região Centro-Oeste à vida econômica e social do Brasil e custaram ao Tesouro Público valores reais que jamais foram divulgados.
Para a construção de Brasília , foram necessários os mais modernos recursos técnicos de construção, construção de milhares de quilômetros de rodovias e ferrovias para garantir o deslocamento de pessoas e materiais, além de um ritmo diuturno ininterrupto.
Em 1987, a UNESCO reconheceu como um dos mais importantes projetos urbanístico-arquitetônicos da história e torno-a também um ícone internacional a partir de sua consagração como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.
Diploma da UNESCO declarando Brasília Patrimônio da Humanidade, preservado no Espaço Lúcio Costa
Do sonho de Juscelino e sua política desenvolvimentista de crescer “50 anos em 5”.
Por Brasília que muitos lutaram e morreram, das mãos dos candangos que expressavam sua alegria por construir uma esperança, precisamos continuar tendo a inabalável firmeza e otimismo para transformar o Brasil em um país mais justo, mais humano.
Brasília é do povo, esqueçamos sem deixar de cobrar punição aos corruptos mensaleiros, "cuequeiros", "meieiros"; aos políticos que roubam em não legislarem ou legislarem em causa própria.
Plano Piloto - Concepção do Projeto da Nova Capital da Republica
A construção de Brasília
Autorizada a reprodução total ou parcial
deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou
recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes,
em qualquer sistema de processamento de dados.
Olá Jorge!
ResponderExcluirParabéns pelo post e pelo blogger!
A Brasília de sonhos e de grandes decepções.
A Brasília antes e depois da vergonha nacional!
Rosemary Q.
Fiquemos com a Brasília dos sonhos, do trabalho digno e árduo do povo brasileiro que paga a conta com suor e sofrimento.
ResponderExcluirAgradeço os elogios