6 de maio de 2010

Albacete, a energia através dos ventos


 


Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista

Adaptação do texto do Engenheiro Lucas G. Bruno

 
          A região de Albacete vem se tornando um dos maiores parques industriais da Espanha.
Albacete entra na vanguarda das energias limpas, sendo um dos pilares de desenvolvimento que o Governo Espanhol propõe como modelo de produção energética no país.
A província tem o histórico mais amplo em energia eólica no país e seu desenvolvimento tem sido expressivo, principalmente durante a década passada, atualmente a região produz 10% de toda a geração produzida na Espanha - que é o quarto maior produtor do mundo, com mais de 18 mil megawatts.
Albacete gera tanta energia eólica quanto Japão e Austrália.
A primeira experiência da energia eólica na Espanha, foi em 1987 quando abriu uma base experimental próximo das montanhas de Ontalafia com a geração de 300KW.
Passado uma década após o lançamento experimental do “Ontalafia Park”, com a evolução tecnológica dos novos aerogeradores, a Espanha mostra uma clara vocação para explorar o potencial comercial de energia elétrica através da eólica, gerando cerca de 2000MW de potencia de Energia somente nesta região.
Com a abertura do parque eólico Higueruela, a energia gerada passou a ser de 25% de toda a energia consumida na região, podendo crescer mais 50% nos próximos anos.
Além de Albacete, a Espanha conta ainda com outros parques de geração de energia eólica das regiões como Zaragoza, Burgos, Cádiz e Lugo.
A Espanha cumpriu com mais de duas décadas de antecedência, as exigências estabelecidas pelos organismos internacionais - em 2020, 20% da energia o mundo deverá ser gerado a partir de fontes renováveis. 
A próxima etapa será a de renovação e modernização das antigas turbinas eólicas, a tecnologia dos aerogeradores evoluiu consideravelmente nos últimos anos gerando hoje em torno de 2000MW.

Segundo o Ministério da Indústria e Energia, foram investidos mais de 10 mil milhões de euros na implantação de energias renováveis, e o vento não é a única fonte de energia, Albacete é também líder na produção de outras energias renováveis, como energia solar fotovoltaica.

A evolução e desenvolvimento do setor sofreram um forte abrandamento nos últimos meses, em primeiro lugar como resultado de problemas de financiamento, pela crise econômica e, pelas alterações abordadas pelo Governo sobre os prêmios para pagar a geração de energia proveniente de fontes renováveis.

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails