Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Mas o que é o método Delphi?
Podemos defini-lo como uma técnica usada quando existe uma descontinuidade e/ou total ausência de dados históricos ou ainda, quando pretendemos estimular a criação de novos conceitos, idéias etc.
Originalmente, Metodologia Delphi é uma técnica para a busca de um consenso de opiniões de um grupo de especialistas a respeito de eventos futuros, a técnica passou a ser usada no início dos anos 60, desenvolvida pelos trabalhos dos pesquisadores da Rand Corporation, Olaf Helmer e Norman Dalker.
O Delphi é uma técnica muito útil principalmente quando se quer realizar uma análise qualitativa do mercado, pois permite que se projetem tendências futuras tais como descontinuidades tecnológicas, mudanças sócio-econômicas ou ainda em planejamentos e eventos futuros.
A formula é bem simples, o Administrador/Gestor através do pressuposto que o consenso coletivo, bem definido e parametrizado, é mais eficiente e completo que as idéias individuais, aproveitando toda a sinergia do grupo de discussão.
Mas existem características que são fundamentais na metodologia, o anonimato; a interação e feedback controlado e dados conclusivos bem parametrizados.
Definem-se inicialmente as etapas preliminares, na seqüência abaixo:
1- O contexto e os prazos para o tema em estudo.
2- A equipe; os Técnicos, os Peritos, o Moderador.
3- O método, os objetivos e os passos do processo.
Para a realização da Metodologia, existem várias fórmulas, porém conceitualmente todas seguem um mesmo padrão.
1- Movimento inicial
1.1 O Contexto – os temas/ os projetos/ a abrangência/ os prazos
1.2 A escolha do Moderador/Gestor e da equipe técnica/peritos/especialistas
2- A Primeira Etapa – Escolhidos os Contextos e a Equipe de Trabalho, o Moderador, faz a minuta do Problema/Projeto/Tema.
Os Especialistas da área ou partes interessadas formulam o 1º Questionário, sem um script, estabelecendo quais os focos mais importantes para a abordagem inicial e todos os eventos e tendências que acontecerão no futuro relacionado, fazem uma análise e uma síntese que resultarão em um conjunto de eventos para o segundo movimento.
3- A Segunda Etapa - uma nova rodada, com as principais ocorrências ou acontecimentos que depois de respondidos, serão devolvidos ao moderador, para nova análise estatística das previsões de cada evento.
4- A Terceira Etapa - nova rodada, é pedido que façam novas projeções. Em caso de existência de um intervalo fora dos quartis inferior e superior, deverão ser justificadas as previsão/prognósticos.
Importante - todos os questionários deverão ser novamente analisados, o Moderador, organiza a argumentação apresentada, indicando as previsões fora dos intervalos interquartis.
Será gerada uma análise estatística e um resumo dos argumentos, sendo gerada a base para a quarta etapa.
5- A Quarta Etapa - todos serão convidados a fazer previsões/prognósticos, com base na análise estatística e no resumo dos argumentos - as divergências surgidas no questionário poderão ser questionadas.
O Moderador, quando receber os questionários, realizará uma análise mais profunda e resumindo os argumentos utilizados.
6- A Quinta Etapa – a elaboração da argumentação final e a conclusão do relatório, indicando as datas calculadas a partir da análise das respostas dos especialistas e as opiniões, porém em caso de divergências, ou posições muito distantes na etapa anterior, o Moderador, deverá comparar os diversos argumentos para ver se existe algum erro no processo ou se ainda há divergências no Problema/Projeto/Tema.
7- Movimento Final - Final do Trabalho, apresentação dos resultados e implementação das ações.
Em caso de existência de divergências novas rodadas deverão ser realizadas.
Prezados leitores, o Modelo de questionário e o Modelo de Método Delphi (fluxograma), poderão ser obtidos por email ou solicitação através dos comentários.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Apresento um excelente Case em que foi usado a Metodologia Delphi , na Dissertação de Mestrado submetida a PUC-PR de Paulo Henrique Pierin Pacheco – “ Análise do processo de previsão de demanda B2B: O caso de um fornecedor do mercado Empresarial “
Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_arquivos/5/TDE-2009-04-07T151030Z-1064/Publico/Paulo%20Henrique%20Pierin%20Pacheco.pdf"> Página 67 – sobre um estudo feito na Furukawa Industrial S.A Produtos Elétricos.
Prezado Eng. Jorge Paulino.
ResponderExcluirAchei brilhante esse artigo, porém gostaria de sugerir anexar um modelo de Case, para ser mais elucidativo. O bom de seguir seu site é que muitas ferramentas que usamos no dia a dia sem saber o nome ou a técnica teórica são aqui explicadas.
Parabéns e fica aqui minha solicitação e sugestão!!!
Um grande abraço,
Eng. Wanderson Telles
Eng. Wanderson Telles
ResponderExcluirAgradeço os elogios e fica aqui minha promessa de publicar um Case com essa técnica.
Concordo que ficará mais elucidativo se quiser mais informações sobre essa técnica, encaminhe-me um email.
Um abraço,
Jorge Paulino
Eng. Wanderson Telles
ResponderExcluirCase e planilhas encaminhados.
Qualquer dúvida só contactar.
Abç
Jorge Paulino
Muito bom esse post!
ResponderExcluirAgradeço os comentários do Painéis Elétricos ...
ResponderExcluir