Engenheiro Eletricista e de Produção
Janeiro, 12 de 2010,19h53 pelo horário de Brasília. Uma das piores tragédias naturais da história recente destrói um dos países mais pobres da América Latina, o Haiti.
Amanhã completa-se um ano o tremor, devastou a capital Porto-Príncipe, deixando mais de 230 mil mortos e mais de 300 mil feridos e mutilados e a perda da Dra. Zilda Arns, uma das vítimas do terremoto.
O terremoto - Às 16h53 horas do dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de 7,3 graus na escala Richter sacudiu o Haiti por 35 segundos. O epicentro do tremor -considerado o mais forte no país em 200 anos - foi próximo à cidade de Léogâne, 17 quilômetros a sudoeste de Porto Príncipe. O abalo destruiu 80% da cidade e danificou seriamente a capital e sua região metropolitana.
Segundo o governo haitiano, cerca de 1,5 milhão de pessoas - 15% da população - foram diretamente afetadas e foram deslocadas para abrigos provisórios nos arredores da capital. o impacto do terremoto em uma nação onde o índice de pobreza era extremamente elevado foi devastador.
Em 14 de Janeiro de 2010, postei um artigo em homenagem a esta grande brasileira e humanista Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.
Abaixo a republicação do artigo.
O Brasil perdeu na noite de terça-feira a Dra. Zilda Arns, coordenadora internacional da Pastoral da Criança.
Em seu pronunciamento, Dom Paulo Evaristo Arns fala da tragédia e da perda da irmã.
Alguns dados sobre o Haiti
Area : 27 750 km2
Population (2008) : 9 776 206 hab.
Density : 352,3 hab./km2
Capital : Port-au-Prince
Largest city : Port-au-Prince
President : Rene Preval
Prime Minister : Jean-Max Bellerive
Official languages : Haitian Creole, French
Independence from France : 1 January 1804
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário