13 de junho de 2011

Passivos Ambientais Urbanos


  
Foto disponível em: http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?CodArtigo=3287  

Por Leonam Souza
Engenheiro Agrônomo
  
A poluição das águas e a destruição e ocupação das áreas marginais de preservação dos rios na Região Metropolitana de São Paulo - RMSP podem ser considerados como inconvenientes passivos ambientais. Neste caso estão as áreas de construções irregulares que formam o Jardim Pantanal, nas várzeas do Tietê.
Em novembro de 2004 no estado de São Paulo existiam 1.336 locais que apresentavam níveis inaceitáveis de contaminação do solo e águas subterrâneas e que necessitavam de remediação para permitir a volta desses recursos a uma condição de uso seguro. 
 É possível que a origem das áreas contaminadas em toda região de São Paulo, possa estar relacionada ao desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas. Em maio de 2002, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB divulgou pela primeira vez a lista de áreas contaminadas, registrando a existência de 255 áreas em São Paulo. 
O levantamento é freqüentemente atualizado e em novembro de 2009, foram totalizados nada menos que 2.904 registros no Cadastro de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo, sendo 528 só na RMSP.
Por outro lado, a desativação de indústrias e o abandono de áreas potencialmente contaminadas criam passivos ambientais e dentro da RMSP, o município de São Bernardo do Campo, destaca-se pela grande industrialização observada até o final da década de 1980 e pela desindustrialização que gerou uma significativa quantidade desses passivos. Pneus inservíveis abandonados em qualquer local representam áreas de riscos para a população, servindo de locais para desenvolvimento de vetores de doenças como a dengue, além de liberar substância oleosa que polui o solo e o lençol freático.
Nas ruas de São Paulo cada vez mais entulhos são gerados pelas construções, demolições e reformas e isso se agrava na periferia, onde empresas clandestinas, caçambas e carroceiros despejam todo esse material em terrenos baldios, na margem dos rios e outros locais de pouca circulação.
Também existem passivos ambientais que estão sob monitoramento como é o caso do depósito de material radioativo das Indústrias Nucleares do Brasil - INB, uma empresa vinculada à Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEM, e subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, mas isso não impede que as áreas contíguas ao depósito estejam sendo utilizadas, fato que representa serio risco a população. Não podemos deixar repetir os tristes acontecimentos de Goiânia onde o desleixo das autoridades permitiu que uma cápsula de Césio-137 fosse acessada e aberta por pessoas pobres, inocentes e desassistidas.

Artigo publicado na coluna AMBIENTE EM TRANSE do Jornal da Cidade Online - http://www.jornaldacidadeonline.com.br/leitura_artigo.aspx?art=3287

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte - http://leonamsouza.blogspot.com/.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails