4 de novembro de 2012

O efeito Doppler e a sua importância para o mundo moderno.

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista e de Produção

O efeito Doppler é um fenômeno que pode ser descrito da seguinte forma: uma alteração da frequência sonora percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de uma aproximação ou de um afastamento entre a fonte e o observador.
Podemos exemplificar como exemplo, uma viatura com a sirene ligada e um observador. Na condição de aproximação do observador o som é mais agudo e quando ela se afasta o som é mais grave.

Segundo o físico austríaco Christian Johann Doppler - a frequência do som percebida por um observador depende do movimento relativo entre a fonte emissora do som e o observador.
O fenômeno descrito por Doppler, tornou-se mais e mais presente no nosso dia a dia, principalmente através da evolução dos estudos desses fenômenos.
Presente hoje na medicina, nas comunicações, na astronomia, nos transportes entre outras; o efeito Doppler é utilizado para medir a velocidade de objetos através de ondas que são emitidas por aparelhos baseados em radiofrequência ou lasers como, por exemplo, os radares.
Na astronomia esse fenômeno é utilizado para medir a velocidade relativa das estrelas e outros objetos celestes em relação ao planeta Terra. 


E na medicina o efeito Doppler é utilizado nos exames de ecocardiograma para medir a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo ou do tecido cardíaco. O efeito Doppler também é de extrema importância em comunicações a partir de objetos em rápido movimento, como no caso dos satélites.


http://www.if.ufrgs.br/mpef/mef008/mef008_02/Marcia/index%20html%20pg3.html


O efeito Doppler na luz, se manifesta na mudança de cor – seria o caso de um observador se aproximando de um sinal de trânsito que está vermelho, nesse caso a coloração vermelha mais intensa se ela estiver parada, pois a frequência de onda luminosa é maior do que quando a pessoa está em movimento.

A Fórmula do efeito Doppler é dada por: 


F0 = Ff ( V (+ -) V0 ) / ( V(+ -)Vf )

Onde:
Fo: frequência captada pelo observador;
V: velocidade da onda;
Ff: frequência da fonte;
Vo: velocidade do observador;
Vf: velocidade da fonte

Define-se observador como o "ponto de análise para a frequência aparente da onda", podendo ser um objeto sensível, ou uma pessoa.
Ondas emitidas por objetos estáticos se propagam em todas as direções de maneira uniforme. Seu comprimento de onda é λ=2π/β, sendo β uma constante que define o meio pelo qual a onda de propaga, chamada constante de fase.
A velocidade de fase da onda é dada por Vff, logo λ=Vf / f .
Quando um objeto está em movimento, as ondas emitidas estão em pontos diferentes ao longo da trajetória e implica que cada onda emitida está mais próxima da onda anteriormente emitida, logo seu comprimento de onda tem um valor diferente, dependendo do ponto onde se observe a onda. 




O comprimento de onda observado é maior ou menor conforme sua fonte se afaste ou se aproxime do observador; se o comprimento de onda variar, a sua frequência variará também.

Fontes:

Autorizada à reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada à fonte. Vedada à memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.


6 comentários:

  1. Jorge.
    Em 2013, fruto do constante processo de renovação do blog, estaremos alterando a forma e a função do Urbanascidades, focando os temas na Arquitetura e no Urbanismo, e de certa forma "retornando ao útero", em uma parceria com a Arquiteta Sílvia Gatti, do arquiteturadoimóvel.
    Mas para os que gostam do formato tradicional do Urbanascidades, os conteúdos e a temática atual vai continuar sendo publicada em 2013, agora em novo endereço, http://urbanasvariedades.blogspot.com.br.
    Desta forma, nossos leitores terão 03 opções de blogs, o urbanascidades, o urbanasvariedades e o arquiteturadoimovel. Esperamos poder continuar contando com suas visitas, comentários e participação,
    Um feliz 2013 para todos e muito obrigado por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena seguir as dicas do Arquiteto Paulo Bettanin .

    ResponderExcluir
  3. Boas as dicas e a sua explicação.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o conteúdo de seu blog!

    Estou seguindo.

    Se tiver interesse em Segurança Contra Incêndios, sou diretora de Comunicação da AMG'E Security Systems, uma empresa Nacional fabricante de produtos para Sistemas de Proteção e combate a incêndios.

    Estamos tentando promover através da internet e mídias sociais, a conscientização da população sobre importância da Proteção contra incêndios no Brasil!

    Estamos começando um projeto chamado: Proteção é vida.

    Dê uma olhadinha em nosso material. Se você gostar, entre em contato comigo...Estamos juntando esforços para divulgar essa campanha e ficaríamos muito felizes em poder contar com sua ajuda...

    Facebook:
    www.facebook.com/amgeprotecao
    www.amge.com.br
    www.protecaocontraincendios.blogspot.com.br/

    Muito obrigada.

    Ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A leitura das teorias de Doppler é indispensável para os profissionais de arquitetura e engenharia.

    ResponderExcluir
  6. Uma pena o blog ter sido descontinuado.
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails