11 de maio de 2009

A Administração da Produção Parte 6 _ Higiene e Segurança do Trabalho

Continuação do texto de Guilherme Arruda O QUE É HIGIENE INDUSTRIAL Higiene do Trabalho é o conjunto de normas e procedimentos para a proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes ao cargo e ao ambiente, através do diagnóstico e prevenção de doenças ocupacionais que podem causar ausência provisória ou definitiva do trabalho, envolvendo: 1. Plano: Médicos e enfermeiros; 2. Serviços médicos: exames médicos de admissão, cuidados com as injúrias pessoais provocadas por moléstias profissionais, primeiros socorros, eliminação e controle de áreas insalubres, registros médicos, supervisão de higiene e saúde, relações de cooperação com as famílias dos empregados doentes, utilização de bons hospitais e exames médicos periódicos de revisão; 3. Serviços adicionais: programas informativos, convênios com entidades locais para radiografia, recreação, leitura, filmes, etc, verificações interdepartamentais, sobre mudanças de trabalho, de ambiente ou de horário, planos de seguro de vida em grupo para afastamentos por acidente ou doença e planos de aposentadoria e pensão. A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem-estar das pessoas. ÁREA DE AÇÃO DA HIGIENE INDUSTRIAL Do ponto de vista de saúde física, o local de trabalho constitui a área de ação da higiene do trabalho, envolvendo aspectos ligados à exposição do organismo humano a agentes externos, como ruído, ar, temperatura, umidade, luminosidade e equipamentos de trabalho. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos, como visão, audição, tato, olfato, e paladar. Do ponto de vista de saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas, evitando impactos emocionais ,como o estresse. OBJETIVOS DA HIGIENE INDUSTRIAL (objetivo maior: "prevenção") • Eliminação das causas das doenças profissionais; • Redução dos efeitos prejudiciais do trabalho; • Prevenção do agravamento de doenças; • Manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade, através do controle do ambiente. MEIOS DA HIGIENE INDUSTRIAL • Educação dos chefes e empregados, indicando os perigos e ensinando como evitá-los; • Manutenção de constante estado de alerta contra riscos; • Estudos e observações dos novos processos e materiais a serem utilizados. CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO 1. Iluminação: a luz suficiente, constante e uniformemente distribuída (direta, indireta, semi-indireta ou semi-direta) no ponto focal do trabalho, de acordo com o tipo de tarefa visual, a fim de evitar ofuscamento ou resplandecência que tragam fadiga à vista, prejudicando o sistema nervoso, concorrendo com a má qualidade do trabalho e acidentes; 2. Ruído: a eliminação ou redução (através da separação = isolamento, ou encerramento da fonte de ruído e tratamento acústico de tetos, paredes e pisos) da intensidade, variação dos ritmos e frequência (tom) do som indesejável que provoca perda de audição; 3. Condições atmosféricas: controle da temperatura, humidade, ventilação, composição do ar, pressão barométrica e condições tóxicas presentes no trabalho. PROGRAMA DE HIGIENE INDUSTRIAL Os principais itens do programa de higiene do trabalho estão relacionados com: a) Ambiente físico de trabalho: iluminação, ventilação, temperatura, ruídos; b) Ambiente Psicológico de trabalho: relacionamentos humanos agradáveis, tipo de atividade agradável e motivadora, estilo de gerência democrático e participativo, Eliminação de possíveis fontes de estresse; c) Aplicação de Princípios de ergonomia, envolvendo: máquinas e equipamentos adequados às características humanas, mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas, ferramentas que reduzam a necessidade de esforço físico humano; d) Saúde Ocupacional: estabelecimento de um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamento de doenças; desenvolvimento de sistemas de relatórios médicos; desenvolvimento de regras e procedimentos para prevenção médica; e recompensas aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função de saúde ocupacional. AVALIAÇÃO CRÍTICA DA HIGIENE INDUSTRIAL Principais problemas de saúde nas organizações: 1. Automedicação sem cuidados médicos adequados; 2. Vida sedentária, sem contatos sociais e sem exercícios físicos; 3. Hábitos alimentares inadequados (obesidade ou perda de peso); 4. Estresse no trabalho; 5. Exposição a produtos químicos perigosos, como ácidos, asbestos ,etc; 6. Exposição a condições ambientais frias, quentes, contaminadas, secas, úmidas, barulhentas, pouco iluminadas, etc; 7. Alcoolismo e dependência química de drogas, medicamentos, fumo ,etc; 8. AIDS: é a síndrome de deficiência imunológica adquirida que ataca o sistema que protege o organismo de doenças. O QUE É SEGURANÇA (SERVIÇO DE SEGURANÇA) É o conjunto de medidas (técnicas, educacionais, médicas e psicológicas) para prevenir acidentes, através da eliminação das condições inseguras do ambiente e da educação de práticas preventivas. RESPONSABILIDADE DA SEGURANÇA Cada chefe é responsável (responsabilidade de linha) pela segurança em sua área, embora exista um órgão de segurança para lhe assessorar (função de staff) *Obs: A CIPA é uma exigência legal da CLT, que fiscaliza atos e condições inseguros, enquanto a segurança de trabalho aponta as soluções ÁREAS DE ATIVIDADE DA SEGURANÇA DO TRABALHO 1. Prevenção de acidentes : minimização dos atos imprevistos (embora geralmente evitável, através da identificação e remoção das causas) decorrentes do trabalhos (com ou sem afastamento), que provocam (direta ou indiretamente) lesão corporal, perturbação funcional ou doença, com morte, perda parcial ou total, permanente ou temporária de capacidade para o trabalho, causados pelo: • Agente: a máquina, o local ou o equipamento - prensa, martelo, banheira, etc; • Parte do agente: o pé da mesa, o cabo do martelo, o piso da banheira, etc; • Condição insegura: piso escorregadio, partes móveis desprotegidas, fios desencapados, ausência de fio-terra, iluminação inadequada, etc; • Tipo do acidente: batida, escorregão, etc; • Ato inseguro: violação dos procedimentos de segurança; • Fator pessoal de insegurança: problemas na visão, psicológicos, contaminação, no lar, desconhecimento das normais, etc. 2. Prevenção de roubos (serviço de vigilância): controle de entrada e saída de pessoal e veículos, estacionamento fora da empresa (para evitar transporte clandestino de peças), ronda pelos terrenos e interior da fábrica , registro de máquinas, equipamentos e ferramentas e controles contábeis (aferidos periodicamente por empresas externas de auditoria); 3. Prevenção de incêndios: extintores adequados, dimensionamento do reservatório d´água, sistema de detecção, alarme e treinamento de pessoal, contra reação química de oxidação exotérmica (que provoca calor), através da neutralização do: • Combustível (sólido líquido ou gasoso): remoção ou isolamento; • Comburente: abafamento do oxigênio; ou • Catalisador: resfriamento da temperatura. RESPEITO E VALORIZAÇÃO À VIDA Quando trabalhamos com segurança estamos tanto valorizando nosso trabalho quando a nós mesmo. A maioria dos acidentes envolve atos inseguros e condições inseguras, ambas resultantes de falhas humanas, quando ferramentas e equipamentos são usados indevidamente. Temos como exemplo os atos inseguros que se tornam causas de acidentes. Um dos métodos para a prevenção de atos inseguros é o treinamento dos funcionários para uso adequado de equipamentos e ferramentas. Semelhante ao modo de eliminar condições inseguras é o treinamento de supervisores para o estabelecimento e manutenção de condições seguras de trabalho. a) Exemplos De Condições De Trabalho Inseguras • Máquinas com dispositivos de segurança defeituosos ou sem instalação dos mesmos; • Ferramentas defeituosas; • Iluminação inadequada (muita luz ou pouca luz); • Falta de EPI; • EPI inadequado ao risco; • Agir sem o conhecimento ou treinamento necessário. b) Exemplos De Atos De Trabalho Inseguros • Executar operações sem o consentimento da supervisão; • Trabalhar sem que os dispositivos de segurança estejam instalados ou funcionando perfeitamente; • Distrair-se com brincadeiras quando estiver trabalhando em máquinas ou ferramentas; • Deixar de utilizar os equipamentos de proteção individual fornecidos; • Usar roupas largas. b) OS RISCOS AMBIENTAIS DO TRABALHO Os Riscos Ambientais são todos aqueles agentes que podem fazer mal a nossa saúde se ficarmos expostos a eles sem que sejam tomadas medidas para seu controle ou eliminação. São exemplos bem conhecidos o ruído, os produtos químicos, partes móveis de máquinas, iluminação deficiente, dentre outros. Os riscos ambientais são classificados em grupos, de acordo com a sua natureza (preste atenção nas cores que representam os riscos, pois sabendo seu significado você pode entender melhor o Mapas de Riscos Ambientais): a) Riscos Físicos • Ruído: causa surdez, stress, pressão alta, etc; • Calor: pode causar insolação, cãimbras, desidratação; • Frio: principalmente em câmaras frigorificas, pode causar queimaduras, gripes, infecções respiratória e problemas circulatórios; • Vibrações: podem causar problemas renais, dores na coluna, e deficiências circulatórias nas articulações; • Radiações não ionizantes: são encontradas na fusão de metais à alta temperatura, soldas elétricas, fornos, podendo causar queimaduras e conjuntivites; • Radiações ionizantes: são muito perigosas e encontram-se em máquinas de Raios – X, radiografias industriais; podem causar anemias, câncer e leucemia. - Como prevenir • Ruído: verificando a origem do ruído e a possibilidade de reduzí-lo ou eliminá-lo. Não sendo possível de imediato, deve-se utilizar protetor auricular; • Calor: através de ventilação e exaustão adequadas; • Vibrações: buscar eliminar a fonte de vibração, e não sendo possível expor-se o mínimo de tempo possível; • Radiações não ionizantes: colocando-se proteções que tapem a fonte, utilizando óculos e protetores faciais com lente verde escura, que filtram as radiações; • Radiações ionizantes: proteções feitas de chumbo, tais como biombos, impedem a passagem dos raios. b) Riscos Químicos Os Riscos Químicos são causados por produtos sólidos, líquidos ou gasosos que em contato com nosso corpo causam algum dano a nossa saúde. Produtos de limpeza, solventes, óleos graxas, ácidos, sais e desengraxantes são apenas alguns exemplos. Podemos classificar os agentes químicos pela sua forma de penetração em nosso corpo: • Vias respiratória: gases, vapores, névoas, poeira, gotículas, fumos, poeiras e fumaças; que podem causar asma, bronquite, pneumoconiose, asfixia e redução da capacidade respiratória; • Através da pele: os produtos mais tóxicos penetram através dos poros, atingindo a corrente sangüínea. Elementos químicos tais como o chumbo, mercúrio e arsênico, podem causar doenças no fígado. Existem ainda aqueles produtos que podem causar lesões na pele (dermatites), tais como óleos, lubrificantes, solventes, graxas e desengraxantes; • Via digestiva: geralmente a intoxicação por via digestiva ocorre acidentalmente, ou até pelo hábito de roer as unhas, ou lixá-las com os dentes. - Como prevenir • Via respiratória: adoção de sistema de exaustão e ventilação adequadas, utilização de máscaras com filtro; • Através da pele: luvas impermeáveis ou luvas creme; • Via digestiva: não reutilizar recipientes de produtos químicos, ler atentamente rótulos de produtos, não roer unhas, evitar o contato das mãos com a boca. c) Riscos Biológicos São diversos tipos de microorganismos, tais como: bactérias, fungos, vírus, bacilos, parasitas e outros. Trazem um grande risco por poderem ser vistos somente com microscópio. Os riscos biológico estão presentes nos banheiros, em hospitais, ambulatórios que lidam com materiais contaminados por doentes, curativos, comidas preparadas sem higiene das mãos, ambientes com presença de insetos, ratos, baratas e transmissores de diversas doenças que podem levar a morte. Como prevenir Lavando sempre as mãos antes das refeições, no banheiro, na cozinha antes de preparar as refeições, utilizando luvas para fazer a limpeza e recolher o lixo de banheiros, ambulatórios, hospitais ou quaisquer lugar mais que possa haver lixo deste tipo. d) Riscos Ergonômicos A má postura, o levantamento de peso excessivos, a realização de movimentos repetitivos, que podem levar a problemas de colunas, lesões, inflamações crônicas em nervos e tendões, são exemplos de riscos ergonômicos. O ritmo excessivo de trabalho, o controle rígido da produtividade, jornadas de trabalho prolongadas que causam o stress físicos ou psíquico, a monotonia, repetitividade e o trabalho noturno também são risco ergonômicos que podem levar a acidentes ou doenças profissionais. - Como prevenir Adotando o uso de cadeiras ergonômicas (com regulagem de altura, assento, encosto), layout adequado às características físicas das pessoas, postura correta, boa iluminação, realizando ginastica laboral (ginástica que exercita as partes que são muito exigidas durante o trabalho e previne o surgimento de inflamações). e) Riscos De Acidentes Todas aquelas situações onde as coisas não se encontram em seus devidos lugares, onde há falta de espaço, ou até mesmo de organização, são um grande convite aos acidentes. Dizemos então que existe o risco de acidente sempre que houver arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos com partes móveis desprotegidas, uso de ferramentas inadequadas ou com defeito, excesso ou falta de iluminação, comandos elétricos desprotegidos, aparelhos elétricos sem aterramento e quaisquer outras situações que contribuam para as ocorrências de acidentes. - Como prevenir • Com ações que tornem o ambiente organizado, como por exemplo a implantação de programas de qualidade, como o D´OLHO, que deixam o ambiente com as condições necessárias para o trabalho, contribuindo na redução de acidentes; • Não utilizando equipamentos com defeito, nem adotando soluções caseiras ou provisórias que ofereçam risco; • Não tentar resolver problemas mecânicos ou elétricos nas maquinas e equipamentos se você não foi treinado para isto. PROTEÇÃO DO NOSSO CORPO NO TRABALHO 1 - Mãos São um dos órgãos mais complexos do corpo humano. Sua sofisticada estrutura é composta por significativa quantidade de nervos, tendões, tecidos e ossos, que trabalham sincronizadamente permitindo realizar um grande número de operações, como por exemplo a de agarrar objetos. No trabalho, as mãos contribuem para o desenvolvimento de nossas atividades tornando-se a ferramenta mais valiosa que possuímos. a) Principais causas de lesões nas mãos É fácil concluir que equipamentos defeituosos, ferramentas danificadas, local de trabalho inadequado, são responsáveis por danos nas mãos. No entanto, na maioria das vezes, as lesões ocorrem por total descuido e são causadas por descuido resultante de: • Tédio ou cansaço ao se executar um trabalho rotineiro; • Descaso quanto a adoção das medidas de segurança estabelecidas, pela falta de atenção e distração; • Não uso de equipamento de proteção, no trabalho com produtos químicos ou umidade sem o uso de luvas impermeáveis ou creme de proteção. b) Dispositivos de proteção das mãos em máquinas • Evite operar máquinas ou equipamentos que não possuam dispositivos de proteção; • Utilize o sistema de duplo acionamento; • Utilize todos dispositivos instalados na máquina; • Utilize sempre as proteções existentes nas máquinas. 2 - Aparelho Auditivo A exposição do trabalhador a elevados níveis de ruídos pode causar: fadiga, pressão alta, zumbidos, tensão, nervosismo e, o pior de todos, a perda gradativa da capacidade auditiva. Constantes exposições a níveis de ruídos sem a devida proteção, podem causar a perda definitiva da audição. Os primeiros sintomas da perda auditiva são representados pela dificuldade em se perceber sons emitidos em freqüência mais altas como os derivados de campainhas de telefone. Em seguida cada vez se percebe menos as freqüências que se originam da pronuncia de algumas consoantes e depois as derivadas da pronuncia das vogais. Por ultimo, a incompreensão da comunicação verbal, como conversas ao telefone, novelas na tv, etc.. Os efeitos da exposição prolongada ao ruído no aparelho auditivo humano são bem conhecidos e decorrem de lesões das células sensoriais do ouvido interno. - Como preservar a audição • Utilize sempre o protetor auricular em áreas com ruído; • Procure adaptar os protetores auriculares da melhor forma possível, possibilitando uma eficaz vedação dos ouvidos ao ruído; • Sempre que a conversação for difícil, neste ambiente se faz necessário o uso de protetor auricular; • Higienize seus protetores ao final de cada jornada de trabalho com água morna e sabão neutro; • Não divida o uso de seu protetor auricular com outra pessoa. O uso é individual; • Submeter-se a exame audiométrico pelo menos uma vez ao ano. 3 - Olhos E Face Em determinadas situações de trabalho, verificamos com certa evidência a necessidade de se fazer uso de protetores para a face e olhos e cabeça. Existem entretanto, outras, onde maiores informações são exigidas para que possam ser detectados certos tipos de riscos e consequentemente, a necessidade de escolha de um protetor para cada caso em particular. a) Características dos equipamentos de proteção dos olhos e faces • Protetores faciais: visam dar proteção à face e ao pescoço contra lesões ocasionadas por partículas, respingos de produtos químicos, calor radiante provenientes de operações a quente e radiações luminosas. Podem ser incolores ou com tonalidades. Incluem-se também as máscaras para soldadores e para corte a arco elétrico; • Óculos do tipo convencional: óculos de segurança para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos, provenientes de impactos de partículas; • Óculos contra gases e vapores: óculos contra respingos, para trabalhos que possam causar irritações nos olhos e outras lesões decorrentes da ação de líquidos e vapores presentes no ar. Estes óculos devem possuir sistema de vedação completa para evitar que haja a penetração dos agentes agressivos; • Óculos contra ofuscamento e radiações lesivas: existem diversas naturezas e radiações, porém são apresentadas apenas os aspectos das radiações infravermelha e ultravioleta; • Radiação infravermelha: são encontradas na luz solar, em fornos de fundição, fornalhas, metais incandescentes, materiais em fusão, solda a gás e solda elétrica; • Radiação ultravioleta: são encontradas na luz solar (causam as queimaduras) em equipamentos com arco voltaico e trabalhos com lâmpadas ultravioletas; • Óculos contra aerodispersóides: entende-se que são todas as partículas solidas presentes no ar. 4 - Crânio O capacete de segurança é o equipamento mais utilizado para a proteção craniana. Próprio para trabalhos sujeitos a: • Agentes meteorológico (trabalhos a céu aberto); • Impactos provenientes de quedas e projeção de objetivos; • Queimaduras, choque elétrico; • Respingos de produtos químicos ou líquidos quentes. 5 - Pés São um ponto bastante vulnerável e bastante propício aos acidentes do trabalho. Quase sempre existem objetos perfuro-cortantes (pregos, chapas, rebarbas metálicas, etc.) dentro da área fabril. O ponto crítico da proteção dos pés, no entanto, é a biqueira do calçado de segurança, pois a grande maioria dos acidentes com os pés ocorre por choque contra obstáculos na parte dianteira do calçados, que pode ocorrer devido a: • Surgimento de um obstáculo imprevisto tais como degraus, cantos vivos, etc; • Queda de um corpo sobre o pé – martelo, ferramenta,...; • Pressão estática sobre o pé, como a passagem da roda de um caminhão ou empilhadeira sobre o pé. Os calçados de segurança devem ter, portanto, uma biqueira resistente de acordo com a atividade executada, pois cada tipo de calçado foi testado e aprovado para uma finalidade. Os calçados de segurança podem ter: • Biqueira de aço: destina-se a proteger os artelhos, que é a parte mais atingida no caso de queda de objetos; • Biqueira plástica: em locais onde há o risco de queda de pequenos materiais, ou choque com materiais leves, tais como plásticos, papelão, etc; • Palmilha de aço: a palmilha de aço incorporada ao solado oferece proteção à planta do pé, contra pregos, vidros e outros agentes semelhantes; • Solado antiderrapante: o desenho de sola faz com que o usuário se locomova com mais segurança em pisos escorregadios; • Calçado isolante: não possui biqueira de aço, nem quaisquer outras peças metálicas, com solado de borracha isolante é próprio para os eletricista; • Bota de PVC: nos trabalhos em que haja umidade no piso, seja pela realização de lavagem, limpeza de tanques, ou em indústrias químicas, deve ser utilizada a bota de PVC, que é impermeável. É importante salientar que, mesmo em atividades que não existam risco de queda de materiais sobre os pés, choque com objetos, cantos vivos ou onde não há necessidade de uso do calçado de segurança, a legislação obriga todos os trabalhadores a utilizarem calçados resistentes fechados, inclusive nos setores administrativos. REGRAS SOBRE A SEGURANÇA DO TRABALHO Hoje em dia, fazer as coisas com segurança é uma obrigação de todos; e é impossível fazer qualquer coisa com qualidade sem segurança; na vida profissional ou até mesmo em nossos lares, nas ruas ou no trânsito. É uma questão de hábito. A segurança tem que fazer parte de nossa vida, do mesmo modo que a higiene, a qual não temos dúvida que é indispensável, porque conhecemos todas as conseqüências que a falta dela pode trazer. Precisamos, então, conhecer os riscos que nos cercam e que conseqüências eles podem nos trazer, se não tomarmos as precauções necessárias. As regras foram criadas em 1978 através da portaria 3214 do ministério do trabalho chamadas de “Normas Regulamentadoras”, mais conhecidas por “NRs”, que devem ser cumpridas pelos empregadores e empregados, e transgredí–las significa descumprir a lei. Cada norma trata detalhadamente de um assunto específico relativo a Segurança e Medicina do Trabalho, tais como: CIPA, SESMT, EPIs, exames médicos, produtos químicos nocivos à saúde, atividades perigosas, ruídos. Portanto, as Normas Regulamentadoras são a bíblia da segurança e medicina do trabalho. Lá estão as regras, e acabe a nós aplicá–las da forma mais adequada as nossas atividades, visando sempre eliminar, ou pelo menos reduzir, os riscos ambientais existentes no nosso ambiente de trabalho. Regras Básicas De Segurança Do Trabalho 1. Não proceder modificações mecânicas ou elétricas, assim como ajustes ou regulagens em equipamentos a menos que esteja habilitado e autorizado por sua chefia; 2. Os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeção somente devem ser executados com as máquinas paradas, salvo se o movimento for indispensável a sua realização; 3. Não distrair-se com conversas enquanto estiver operando as máquinas. Deve-se afastar dos controles e partes móveis e reassumir o trabalho somente após terminada a conversa; 4. Os operadores não podem se afastar das áreas de controle das máquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento; 5. Nas paradas temporárias ou prolongadas, os operadores devem colocar os controles em posição neutra, acionar os freios ou adotar outras medidas, com o objetivo de evitar que outros estranhos ao setor façam uso do equipamento; 6. O método correto de operar a máquina deve ser seguido pelo operador e não pode ser alterado; 7. Subir em caixas, em pilhas de material e nas máquinas, quer para inspecioná-las ou por outro motivo qualquer sem que para isto esteja utilizando de escadas ou plataformas adequadas é uma atitude insegura; 8. Para remover sucatas, para limpar ou lubrificar, sempre utilize ferramenta e o EPI adequados; 9. Em caso de acidente o equipamento só voltará a operar após a investigação do ocorrido e preenchimento do Relatório de Acidente do Trabalho (RAT), no qual as circunstancias do fato passam a ser de conhecimento do acidentado, SESMT, CIPA, CHEFIAS, e MANUTENÇÃO, providenciando, a partir das conclusões, medidas corretivas para se evitar novos incidentes; 10. Em qualquer caso de ferimento deve-se comunicar a ocorrência ao supervisor e comparecer imediatamente ao Departamento Médico para o devido atendimento; 11. É obrigatório o uso dos dispositivos de segurança instalados nas máquinas. Ninguém deve operar equipamentos, a menos que seja designado pelo supervisor e treinado para tal; 12. Os comandos das máquinas devem, preferivelmente, ser através de botoeiras com acionamento simultâneo, de modo que a mão não esteja na zona perigosa da máquina; 13. A boa ordem e limpeza dos locais de trabalho devem estar livres de sucata e outros resíduos, a serem depositados em recipientes adequados; 14. Materiais ou recipientes não devem ser colocados em corredores ou outros lugares, exceto naqueles designados por seu supervisor; 15. Nunca bloqueie o acesso aos extintores e caixas de hidrante, bem como aos painéis de controle das máquinas; 16. Quando qualquer máquina ou equipamento estiver em reparo pelo Departamento de Manutenção, ou quando outro serviço estiver sendo realizado, deverá estar afixada placa indicativa de manutenção ou conserto e o operador não deve ajudar a não ser que seja solicitado, devendo permanecer fora do seu posto de trabalho até que a máquina esteja em condições de operação; 17. Nos dias frios, se houver necessidade de usar agasalhos, não os use com mangas compridas ou enroladas sobre os braços, pois elas são presas fáceis para partes moveis das máquinas; 18. Não retire as proteções das máquinas, pois elas lhe dão a segurança necessária para um trabalho sem acidentes; 19. Cabelos longos e soltos representam perigo para operadores de máquinas, por serem fáceis de prender-se em partes de movimento das máquinas; 20. Não use ferramentas em mau estado. Nessas condições, elas tornam-se perigosas; 21. Não tente parar partes de rotação de máquinas com as mãos; 22. Para manter sempre presente a consciência de atos, atitudes e hábitos de segurança, deverá estar afixado em local visível ao operador os EPIs e EPCs indispensáveis para o desenvolvimento da atividade; 23. Nos acessos das áreas fabris devem esta afixados os EPIs indispensáveis para circulação na área e em cada posto de trabalho os específicos para o desempenho da atividade. DICAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO 1. Aja sempre de forma segura, seja dentro ou fora da empresa, pois na rua ou em nossos lares os riscos não deixam de existir; 2. Utilize os EPIs, pois eles são testados e aprovados por órgãos especializados, e têm certificado de aprovação do Ministério do Trabalho, para proteger determinado risco e recomendados de acordo com os riscos pelos profissionais do SESMT, especializados no assunto; 3. Zele pelo seu EPI, pois se você danificar ou perder, poderá arcar com os custos de reposição. Perfurar protetores auriculares para colocação de fones de ouvido de rádios, além de danificar o EPI, causa perda auditiva, resultando em punição e descontos do valor do EPI; 4. O uso do calçado de segurança é obrigatório a todos os setores de produção, e nos demais setores calçados fechados; 5. Acredite no êxito desse programa, e acredite que segurança é prioridade, pois sem segurança não existe qualidade nem produtividade satisfatória. Portanto, prevenir acidentes é fundamental para obtermos resultados satisfatórios na empresa; 6. Nenhum trabalho é tão urgente ou importante que não possa ser planejado e executado com segurança. Cometendo um ato inseguro ou constatando-se a não utilização dos EPIs ou EPCs, desde que os mesmos estejam a sua disposição, caracteriza-se um ato faltoso, acarretando as penalizações impostas pela empresa, embasadas na CLT conforme artigos 157,158 e 482.h, quais sejam: - 01 advertência verbal; - 01 advertência por escrito; - 02 suspensões; - Demissão por justa causa. Lembre-se da ordem correta de um trabalho: 1º Segurança; 2º Qualidade; 3º Produção. CONDIÇÕES PARA UM BOM PLANO DE SEGURANÇA DO TRABALHO • Segurança como responsabilidade de linha e função de staff; • Segurança não restrita à área de produção (estendendo-se aos escritórios, depósitos, etc); • Meios de prevenção determinados pelas condições de trabalho, ramo de atividade, tamanho e localização da empresa, etc; • Envolver a adaptação do homem ao trabalho, do trabalho ao homem e fatores sócio- psicológicos; • Pode envolver treinamento, simulações de acidentes, inspeção periódica de equipamentos de combate a incêndios e primeiros socorros, além da escolha, aquisição e distribuição de materiais de segurança (roupas, luvas, óculos, botas, macacões, etc). DICIONÁRIO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - EPI - Equipamento de Proteção Individual – São equipamentos de uso individual (não pode ser emprestado ou usado por mais de uma pessoa) que servem para proteger de algum risco; - EPC - Equipamento de Proteção Coletiva – Tratam-se de equipamentos destinados a proteger várias pessoas e não são de uso coletivo; - SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. É composto por Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança do Trabalho, Médicos do trabalho, Enfermeiros do trabalho e Auxiliares de Enfermagem do Trabalho. Esta equipe trata de todos os assuntos que se referem a prevenção de acidentes e doenças profissionais; - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. É uma comissão formada por empregados que tem por objetivo auxiliar na prevenção de acidentes; reunindo-se mensalmente, analisando todos os acidentes ocorridos, elaborando medidas para prevenir e corrigir causas de acidentes; - Mapa de riscos ambientais - é uma representação gráfica dos riscos existentes nos setores da empresa, elaborado pela CIPA, segundo a opinião de todos os colaboradores, que respondem um questionário sobre as condições de trabalho. Depois de coletados os dados, os questionários são avaliados para montagem do mapa; - AT - Acidente do Trabalho. Existem dois conceitos para acidente do trabalho: O conceito legal e o prevencionista: • Conceito legal: Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. • Conceito prevencionista: acidente do trabalho é uma ocorrência não programada, inesperada ou não, que interrompe ou interfere no processo normal de atividade. - Acidente de trajeto - legalmente é equivalente ao acidente de trabalho, e ocorre no trajeto usual dentro do tempo normal de deslocamento de casa para o trabalho ou nos intervalos para refeições. - SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho- É realizada anualmente pela CIPA e SESMT, com o objetivo de realizar atividades que auxiliem na prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais; - Doença profissional - doença adquirida em função de exposição a algum risco no trabalho, tais como tendinite (inflamação crônica dos tendões devido a movimentos repetitivos). Legalmente, a doença profissional é considerada como acidente do trabalho; - CAT - Comunicação de Acidente do Trabalho. Formulário preenchido com o registro do acidente, que é encaminhado ao INSS comunicando o acidente ou doença profissional. Em caso de afastamento superior a 15 dias, o salário do dia do acidente e dos próximo quinze dias é pago pela empresa, e a partir daí pelo INSS, através de um benefício, e o acidentado só retorna ao trabalho quando liberado pela perícia médica do INSS.

3 comentários:

  1. QUERO SABER A INFLUENCIA DA TEMPERATURA NOS ACIDENTES DE TRABALHO EXEMPLO: COMO A ALTA TEMPERATURA PODE OCASIONAR ACIDENTES DE TRABALHO.

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  2. Respondendo ao comentário:

    O Profissional quando submetido a climas extremos, estará sujeito à Riscos Físicos.
    Todo o ambiente que se encontra fora de uma normalidade pré-definida, será classificado como “Ambiente de Natureza de Risco”.
    No caso da temperatura, o profissional quando submetido a altas temperaturas, poderá sofrer insolação, cãimbras, desidratação, e no ambiente com temperaturas muito baixa , principalmente em câmaras frigoríficas ou ambientes que requerem temperaturas extremamente baixa, o profissional poderá sofrer queimaduras, gripes, infecções respiratória e problemas circulatórios.

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  3. Em geral o profissional submetido a temperatura ambiente elevada sofrerá inicialmente um desconforto.
    As conseqüências serão:
    Aumento da Temperatura superficial da pele (vasodilatação dos Capilares); aumento da temperatura interna e perda de líquidos por sudorese; mal estar generalizado ; tonturas e desmaios e morte por perda de líquidos, e quando em alguma atividade de risco; esgotamento e morte por acidente.

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