A informação para a sua formação, comentada de forma fácil e descomplicada pelo Engenheiro Jorge Paulino.
29 de julho de 2009
Manutenção em Linhas de Transmissão de Energia Elétrica
Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Considerada como um equipamento do sistema elétrico, as Linhas de Alta Tensão, são constituídas por linhas de condutores destinados ao transporte da energia elétrica desde a geração até a distribuição, geralmente transmitida em corrente alternada (60 Hz), e em tensões elevadas (138 a 500 kV).
Estudos de parâmetros para cálculos da indutância, capacitância, velocidade de propagação, constante de fase, e outros, determinam a eficiência e a qualidade da energia transmitida pela linha.
Com base nos dados estatísticos e na análise do sistema, pode-se implantar um cronograma de manutenção, minimizando o efeito de uma manutenção emergencial.
Atualmente, pressões por alta produtividade e competitividade no mercado, as empresas preocupam-se cada vez mais, em satisfazer seus clientes da melhor maneira possível, eliminando falhas e possíveis interrupções, e controlando a qualidade da energia fornecida.
A atividade de manutenção em linhas de transmissão é regulamentada pela ONS, através de “Procedimentos de Rede” referentes ao “Acompanhamento da Manutenção dos Sistemas Elétricos”, que tem como objetivo a padronização das operações.
A regulamentação visa a proporcionar um serviço de fornecimento de energia elétrica em níveis e padrões de qualidade e confiabilidade requeridos pelos consumidores e aprovados pela ANEEL (ONS, 2005).
As inspeções ocorrem de duas formas, nas inspeções gerais, as verificações são feitas com os eletricistas indo a campo e detectando anomalias que são observadas a distância (a olho nu ou através de binóculos), sendo o registro feito em planilhas e relatórios de inspeção.
Nas inspeções específicas os trabalhadores sobem nas torres das linhas de transmissão e verificam o estado de cada componente a ser revisado.
Atualmente, utiliza-se a aeroinspeção (inspeção com o uso de helicópteros), sendo este, um dos principais instrumentos de diagnóstico das linhas de transmissão em inspeções preventivas e situações emergenciais.
A aeroinspeção conta ainda com a tecnologia da termografia computadorizada, que é feita por meio de um termovisor de raios infravermelhos acoplado ao helicóptero.
Esse equipamento permite que o operador faça a verificação da temperatura nos equipamentos da linha sem a necessidade de indisponibilizá-la, reduzindo custos operacionais, as falhas por aquecimento de componentes, que ocasionam a fadiga e ruptura dos cabos das LT`s.
As principais atividades realizadas durante a aeroinspeção nas linhas de transmissão são:
Inspeção termográfica dos cabos e junções, verificação do efeito corona nos cabos e isoladores, conferência para troca dos isoladores, conferência para a correção dos espaçadores, verificação do cabo OPGW, verificação dos cabos pára-raios.
Na manutenção das linhas de transmissão com utilização do helicóptero temos:
1-Lavagem do isolador - o sistema de lavagem do isolador é feito de modo muito eficiente, através de jatos de alta pressão de água, sendo direcionado para cada isolador, para um resultado eficaz da lavagem.
A contaminação e acúmulo de poeira nos isoladores podem causar curto circuito nas linhas.
2- Manutenção da mão desencapada em “linha viva” - o “homem de linha” é assentado na plataforma de trabalho que é unida aos tubos do patim da engrenagem de aterragem do helicóptero. A plataforma pode ser equipada com as três fontes de força diferentes para uma variedade de ferramentas de trabalho como compressor, gerador elétrico e bomba hidráulica.
3-Reparos e recolocação do espaçador - os reparos ou recolocação são eficazes e rápidos após as operações terem sido feitas via helicóptero.
4-Instalação de sinalizadores – a instalação de bolas marcadoras é realizada rapidamente e eficientemente usando mesmo procedimento da mão desencapada do helicóptero de manutenção.
5-Inspeção da resistência da junção de tensão (ohms) - envolve detectar voltagem e perdas de amperagem através da junção com o equipamento especializado, verificando a temperatura da linha, a corrente, e os ohms da resistência.
6- Manutenção em caixa de emenda do cabo OPGW.
7-Manutenção em cabos pára-raios e condutores.
A inspeção aérea de emergência é uma poderosa ferramenta a serviço das grandes companhias de energia, utilizada na localização das falhas transitória (ocasionadas por objetos levados pelo vento, galhos de árvores ou permanente (ruptura dos cabos, queda de torres etc.), detectada pelas proteções da linha tendo como vantagens: a rapidez na solução de problemas e a economia.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Assista ao vídeo de Manutenção de Linhas de Transmissão com o uso de helicóptero.
Caro amigo Sidiney Alves, agradeço o acesso e o elogio, não localizei o seu email para responder diretamente e trocarmos experiências. Se vc quiser mande-me a sua visão deste importante trabalho para a sociedade. Mande-me o seu email também, um abraço.
Boa matéria, sou estudante de engenharia elétrica, Termino a graduação no final do ano. Estou lendo vários artigos sobre linha de transmissão e tenho gostado. Quero fazer meu TCC nesta área, ainda não tenho o tema. Também pretendo seguir meus estudo neste caminho. Aceito sugestão sobre alguns temas, se tiver alguns em mente. Um abraço
olha quando vejo matéria sobre linha de transmissão, dá uma saudade da epóca que eu trabalhava na empresa "Nativa Construções Eletrica" tem vontade de voltar atrabalhar neste ramo. Tenho 52 anos caso receber uma proposta eu aceitarei. Meu email é (robert200866@hotmail.com) Abraços
Excelente artigo e os vídeos são sensacionais, parabéns.
ResponderExcluirEng. Wanderson Telles de Souza
Caro colega agradeço o elogio, este blog é um espaço aberto para troca de experiência. Um abraço
ResponderExcluirEngenheiro Jorge Paulino
agradeço ,a materia ,sou fã de manutençao em linha de transmissão, comecei como ajudante em linha viva e hoje sou eletrotecnico
ResponderExcluirsidiney rj
Caro amigo Sidiney Alves, agradeço o acesso e o elogio, não localizei o seu email para responder diretamente e trocarmos experiências.
ResponderExcluirSe vc quiser mande-me a sua visão deste importante trabalho para a sociedade.
Mande-me o seu email também, um abraço.
Eng. Jorge Paulino
Boa matéria, sou estudante de engenharia elétrica, Termino a graduação no final do ano.
ResponderExcluirEstou lendo vários artigos sobre linha de transmissão e tenho gostado. Quero fazer meu TCC nesta área, ainda não tenho o tema. Também pretendo seguir meus estudo neste caminho.
Aceito sugestão sobre alguns temas, se tiver alguns em mente. Um abraço
Rodrigo Melo
olha quando vejo matéria sobre linha de transmissão, dá uma saudade da epóca que eu trabalhava na empresa "Nativa Construções Eletrica" tem vontade de voltar atrabalhar neste ramo. Tenho 52 anos caso receber uma proposta eu aceitarei. Meu email é (robert200866@hotmail.com)
ResponderExcluirAbraços