9 de julho de 2009

A Hidroelétrica de Três Gargantas - China


Por Jorge Paulino 
Engenheiro Eletricista e de Produção

Concluída em 20 de maio de 2006, Hidroelétrica de Três Gargantas é a maior hidroelétrica do mundo. Construída no Rio Yangtzé (o maior Rio da China), apresenta um fluxo irregular, com uma capacidade de geração total de 22.500 MW (700MW x 32 turbo geradores). A usina é composta de 34 turbinas tipo Francis, sendo 32 turbinas principais capacidade de geração de 700MW/20KV/50HZ e 2, com capacidade de 50 MW cada, para alimentação da infra estrutura da Usina. A represa, feita de concreto, com cerca de 2.309 metros de comprimento e 101 metros de altura, sua parede possui 115 metros de espessura na base e 40 metros de espessura no topo. As turbinas foram projetadas para trabalhar com altura (head) de 80.6 metros, aceitando altura máxima de 113 metros e mínima de 71 metros, com seu vertedouro em fluxo praticamente horizontal (do tipo "de fundo"). Possui 23 galerias de dimensões de 7 por 9 metros com comportas ou válvulas que controlam sua vazão, e no final do vertedouro, existe um ressalto cuja finalidade é a de dissipação de energia. O projeto teve investimentos na ordem de US$ 22,5 bilhões, e é atualmente considerado o maior projeto de controle de água, no seu planejamento e execução foram contratados cerca de 26 mil pessoas, incluindo profissionais e especialistas do país e mão de obra externa (inclusive do Brasil). Junto com a Hidroelétrica, o governo chinês criou um novo modelo de desenvolvimento para as regiões circunvizinhas do complexo. As empresas que são eleitas para realocação acabam gozando de crescimento em larga escala, pois canalizam os investimentos que antes eram disputados com suas concorrentes, com boa parte dos investimentos utilizados na modernização dos processos e na reabsorção de parte da mão-de-obra que ficou ociosa. Um dos grandes problemas da China como um todo, e particularmente da Usina de Três Gargantas, é a poluição das suas águas, e o comprometimento da qualidade das do Yangtze na região do reservatório. Segundo relatório da agência estatal de proteção ambiental da China, publicado no primeiro dia de abril, informa que 98% dos poluidores que despejam seus dejetos no rio não adotaram as medidas de limpeza exigidas, e 35% dos principais programas de tratamento de poluentes que deveriam ter sido implantados pelo governo ainda não foram sequer iniciados. Esse cenário também é bastante perturbador para os operadores do projeto, pois a qualidade das águas poderá comprometer a vida útil das turbinas e também da barragem. A agência governamental agora está fazendo coro com várias entidades ambientalistas internacionais que, desde o início do projeto, já previam que o reservatório de Três Gargantas poderia se transformar na maior fossa séptica do mundo, se não fosse implantado com urgência, programas de controle de poluição.

Veja no Blog os vídeos da Hidroelétrica de Três Gargantas - China e como opera uma Hidroelétrica
Fontes:
Texto:
Videos:
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte.Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

8 comentários:

  1. Olá meu caro Eng. Jorge Paulino!

    Mostrei o vídeo desta Hidrelétrica em uma aula de Máquinas e Equipamentos numa turma de Eletrotécnica. Foi fantástica a reação de todos! Agora você complementa o vídeo com esta postagem que é um verdadeiro presente! Vou incluir seu link no vídeo que postei no blog para que as pessoas possam complementar informações sobre a Maior Hidrelétrica do Mundo. Mais uma vez parabéns pela postagem! Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns achei sensacional o artigo e os vídeos, eu desconhecia a forma como era gerada a energia e chegava na minha tomada.

    Quanto a Hidroletrica eu acreditava que a maior era Itaipu, e não conhecia essa da China.

    Gostei do site é uma forma de passar os conhecimentos, eu indicarei aos meus amigos para que seus filhos vejam esse artigo e os vídeos.

    Muito legal

    Rogério B. dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite, Rogério dos Santos, apesar das controvérsias a partir de maio de 2006, a Hidroelétrica de Três Gargantas na China tornou-se a maior em capacidade de geração. Isso foi até uma dúvida da Lorena Lira em uma questão de concurso público.
    A controvérsia fica em :
    1- as turbinas de 3 Gargantas apesar de serem 700MW, trabalham com uma geração de 680MW então teremos na verdade (26 turbinas efetivas * 680MW=17680MW), Itaipu tem 14000MW.
    Nesse item Itaipu perde apesar de trabalhar com a capacidade de geração instantanea no limite.
    2- Porem o Rio Yangtzé tem uma vazão instavel, e não existem dados precisos quanto de energia gerada por hora e por ano em 3 Gargantas.
    Itaipu tem Geração Instantânea de 12.032MW.
    Em 2008, a usina de Itaipu atingiu um novo recorde de produção de energia, com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh).
    Então em infraestrutura de geração 3 Gargantas é a maior, mas em geração instantanea por falta de dados oficiais por parte da China, é Itaipu.
    Agradeço os comentários e obrigado por ser um divulgador desse site.

    Engenheiro Jorge Paulino

    ResponderExcluir
  4. A polêmica da maior Usina Hidroelétrica do Mundo continua, abaixo na integra o email recebido através do site Artigonal.

    Caro eng: fiz um concurso no dia 04/07/10, realizado pela ufpr , no qual havia uma questão que perguntava qual é a maior hidrelétrica do mundo em operação em verdadeiro ou falso.
    Respondi falso pois para mim a maior é 3 gargantas China.
    Eudes C Erdeman

    Segue a resposta encaminhada ao leitor Eudes;
    Em 20 Set 09, eu respondi a mesma dúvida ao leitor Rogério dos Santos, segue abaixo a resposta.
    Boa Noite, apesar das controvérsias a partir de maio de 2006, a Hidroelétrica de Três Gargantas na China tornou-se a maior em capacidade de geração. Isso foi até uma dúvida da Lorena Lira em uma questão de concurso público.
    A controvérsia fica em :
    1- as turbinas de 3 Gargantas apesar de serem 700MW, trabalham com uma geração de 680MW então teremos na verdade (26 turbinas efetivas * 680MW=17680MW), Itaipu tem 14000MW.
    Nesse item Itaipu perde apesar de trabalhar com a capacidade de geração instantanea no limite.
    2- Porém o Rio Yangtzé tem uma vazão instavel, e não existem dados precisos quanto de energia gerada por hora e por ano em 3 Gargantas.
    Itaipu tem Geração Instantânea de 12.032MW.
    Em 2008, a usina de Itaipu atingiu um novo recorde de produção de energia, com a geração de 94.684.781 megawatts-hora (MWh).
    Então em infraestrutura de geração 3 Gargantas é a maior, mas em geração instantanea por falta de dados oficiais por parte da China, é Itaipu.

    No dia 05/01/2010 o Portal Ig publicou a noticia da construção de Belo Monte, no Site Último Segundo (05/01/2010) pela repórter Mariana Castro, segue trechos principais:
    País vai finalmente construir a terceira maior hidrelétrica do mundo. Fontes ouvidas pelo iG afirmam que a licença prévia da usina de Belo Monte, no Pará, será concedida pelo Ibama em fevereiro. O Brasil se prepara para iniciar a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo. Trata-se da hidrelétrica de Belo Monte, localizada no rio Xingu, próximo à cidade de Altamira, oeste do Pará, a 740 quilômetros de Belém. Belo Monte terá capacidade de gerar o equivalente a 10% do consumo energético brasileiro.
    A maior hidrelétrica do mundo é chinesa. Chama-se Três Gargantas e foi construída no rio Yang-Tsé, a 900 quilômetros de Xangai. A segunda é Itaipu, responsável pela geração de 20% da energia nacional...
    ... A data do leilão chegou a ser anunciada para 21 de dezembro, antes da concessão da licença prévia. Estamos quase mendigando para o Meio Ambiente liberar a autorização para a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na cerimônia de posse de diretores da Aneel, no último dia 23. O governo esperava ainda para 2009 a liberação da licença...
    ...No pico, a capacidade de geração de Belo Monte atinge a marca anunciada de 11.233 MV que a posiciona no terceiro lugar em produção mundial. Em função do regime de águas que varia muito, a média anual de produção energética cai a menos da metade, algo como 4.700 MW...
    ... Pelo gigantismo da obra, os consórcios interessados se preparam para uma luta renhida.

    Disponível em http://ultimosegundo.ig.com.br/perspectivas2010/pais+vai+finalmente+construir+a+terceira+maior+hidreletrica+do+mundo/n1237593042208.html

    Segundo o Site de Itaipu http://www.itaipu.gov.br/?q=pt/node/356

    Itaipu Binacional supera em 4 mil megawatts a potência instalada da segunda maior hidrelétrica do mundo, a Usina de Guri, na Venezuela. O rendimento de Itaipu Binacional é excepcional, mesmo se comparado a usinas do futuro.
    A chinesa Três Gargantas terá uma geração da ordem de 85 bilhões de quilowatts-hora, 8,4 bilhões de quilowatts-hora a menos que a capacidade máxima já atingida por Itaipu Binacional.

    ResponderExcluir
  5. Oi , eu quero saber como está sendo encaminhado o projeto ?

    ResponderExcluir
  6. Uma grande usina em termos de potência instalada, porém geramos mais MW médios em Itaipu 14x700MW do que a Três Gargantas

    ResponderExcluir
  7. Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com o Sr. Benjamin Benjamin: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails