6 de abril de 2010

Uma Cidade Sitiada e um povo contando os seus mortos....

Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
                                                                                                   Foto: Jornal O Dia

Notícia no JB online 

Disponível em http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/04/06/e060422922.asp

Lula: é preciso conscientizar as pessoas que moram em áreas de risco

Agência Brasil
RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é preciso conscientizar melhor a população que vive em áreas de risco de modo a evitar tragédias como a das últimas 24 horas, que deixou 81 mortos em todo o estado do Rio.
- O mais importante nessa história toda é que precisamos conscientizar a população para que deixe as áreas de risco, principalmente os que moram em encosta de morro e em áreas sujeitas a deslizamento. Que vá para a casa de parentes ou de amigos e espere a chuva passar, o que não é fácil. Só pode melhorar de vida quem estiver vivo - ressaltou.
Segundo o presidente, o governo federal está pronto para ajudar a prefeitura e o governo fluminense, mas é preciso esperar que a chuva passe para saber das reais necessidades do Rio.
E depois de quase oito anos, as desculpas de herança maldita, ficaram sem valor!
Declarações impactantes e a descoberta de dois culpados, "o homem lá em cima que está nervoso e faz chover", e "o povo que não tem consciência".
E finaliza com a pérola - "nós só temos e que pedir para que ele pare a chuva, para que se possa tocar a vida na cidade - concluiu".
E assim caminha o Brasil, quantas Angras, quantas Ilhas Grandes, quantas mortes;...
Fica uma certeza - a que as tragédias se repetem ... e nós não aprendemos com nossos erros...
E que Deus nos proteja ....

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

 

6 comentários:

  1. Caro amigo,perfeito concordo com a sua indignação quanto aos dois culpados da tragédia, "o homem lá em cima que está nervoso e faz chover", e "o povo que não tem consciência".
    Claro que os nossos governantes farão como sempre promessas, chorarão para a mídia, mas meu caro ficou faltando eles falarem da responsabilidade ao permitirem essas construções, ao permitirem os gatos nas concessionárias.
    Creio que precisam de choque de cidadania, de moralidade, de amor ao próximo...
    As tragédias do Final do ano, já são passado e a de agora no Rio, em Niteroi e em São Gonçalo, certamente também só servirão para os programas de Restropectivas de Final de Ano...

    Edison Marques de Araújo

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Edison Marques, nada tenho a complementar perfeito suas observações.

    Abraço

    Jorge Paulino

    ResponderExcluir
  3. Caro Jorge Paulino,
    O que mais revolta, além do descaramento desses governantes safados e incompetentes é saber que o Brasil com tantos problemas aqui dentro, com tantos brasileiros morrendo por falta de um espaço digno para morar, venha fazer gentilezas com o dinheiro desse mesmo povo sofrido e que paga impostos, e fique doando para paises tão necessitados quanto o nosso (Haiti, Angola, etc.) recursos que poderiam amenizar os problemas hoje enfrentados com o descaso dessas "otoridades" que permitirão a ocupação das áreas de risco. Solidariedade é uma coisa, mas primeiro é preciso socorrer o nosso próprio povo.
    Já sou seguidor do teu blog e estou inserindo o teu banner no http://leonamsouza.blogspot.com/. Vamos consolidar esta parceria?

    ResponderExcluir
  4. Meu caro Amigo Leonam, a sua indignação e a do Edison, são as vozes que a maioria da mídia não ouvem e que refletem o entendimento do atual mecanismo da política Nacional.
    Não basta apenas o Governante chorar, ações enérgicas devem e precisam ser tomadas; devem ser sim responsabilizado os governantes ou gestores que cometeram um crime em autorizar e fazer obras de urbanização em um ex Lixão "clandestino", precisamos acabar com a demagogia!-precisamos dar um basta irresponsabilidade dos governantes.

    A Engenharia do dia a dia, além de ser um difusor do conhecimento da área tecnológica e de gestão, é também um forúm livre, em que todos possam colocar suas dúvidas, idéias e até indignações, e toda parceria é bem vinda, o seu banner também constará aqui.

    Grato por ser mais seguidor

    ResponderExcluir
  5. Belo post Jorge!

    Vi agora que você linkou meu banner no seu blog.

    Já linkei seu banner no meu também!

    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Caro colega, Eng. Jorge Paulino durante as "novas" tragédias ocorridas aí no Rio de Janeiro, eu estava no exterior, e retornando agora, li seu comentário sobre o ocorrido e sua contudente crítica aos nossos governantes. Gostaria de estende-las também aos nossos políticos de esquina, aos "líderes de comunidades" - que muitas vezes vendem/ doam (o que por direito não os pertencem), lotes em áreas de riscos para suas campanhas políticas ou mesmo seus candidatos.
    As tragédias se repetiram em uma escala maior, permita-me citar um parte do seu artigo sobre as tragédias do Ano Novo (em Angra, e no Rio).

    "A alta pluviosidade foi um dos principais condicionadores dos movimentos do solo, nas zonas morfológica e geologicamente susceptíveis a estes fenômenos, os movimentos não ocorreram somente diante dos excepcionalismos pluviométricos.
    O desgaste das rochas pela ação do sol, dos ventos e das chuvas, ocasionou a erosão criando uma camada espessa (entre a superfície e a rocha dura), extremamente permeável.
    Quando chove muito, a água ocupa toda essa camada que encharcado e pesado tornam os deslizamentos inevitáveis, mas é relativamente possível calcular os riscos e impedir construções e a permanência humana em algumas zonas mais críticas."

    É claro que as conivências dos nossos governantes com o poder econômico e com o poder político sempre acarretam tragédias.
    É claro, que o crescimento desordenado dos Centros Urbanos, a cimentização torna a cidade mais impermeável e a verticalização muda o micro clima da região.

    No meu comentário sobre seu artigo, eu destacava as medidas urgentes que precisam ser tomadas, e agora eu coloco mais duas:
    1-novos formatos de projetos de Prédios e Edificações com captação das aguas Pluviais;
    2- a criação de mais áreas verdes e com permeabilidade;
    3- a desocupação das áreas de inundação nas margens dos rios e o estudo de vazão dos rios para a definição das suas calhas;
    4- a criação de cinturões verdes nas encostas.
    5- a desocupação imediata das áreas de risco.
    6- a cassação e a responsabilizar os políticos que apresentaram projetos para a ocupação destas áreas.

    A intervenção do Edison foi perfeita, realmente precisamos de um "choque de cidadania, de moralidade, de amor ao próximo...", não as canatrices de chorar na mídia.
    "As tragédias do Final do ano, já são passado e a de agora no Rio, em Niteroi e em São Gonçalo, certamente também só servirão para os programas de Restropectivas de Final de Ano..."

    Mais uma vez parabéns pelos artigos.

    Eng. Wanderson Telles

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails