18 de junho de 2010

José Saramago, a morte do gênio da literatura mundial

Foto disponivel em: http://armonte.wordpress.com

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista

Primeiro Prêmio Nobel português, morreu nesta sexta-feira em sua casa nas Ilhas Canárias, aos 87 anos. A fragilidade da sua saúde vinha se acentuando a alguns anos, provocando diversos boatos sobre a sua vida.

Um olhar cético e uma visão pessimista sobre a sociedade, José Saramago foi a voz da genialidade e da picardia contra as injustiças, a Igreja e o poderio econômico massacrante de uma sociedade perversa, que ele via como uma das grandes doenças de seu tempo.

No final de 2009, publicou seu último romance "Caim", um olhar irônico sobre o Velho Testamento, sendo muito criticado pela Igreja Católica, autor de obras como "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" e "Ensaio sobre a Cegueira".

Em entrevista à Revista do Expresso em Outubro de 2008, Saramargo definiu com extrema objetividade a sociedade contemporânea.

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma.”

Em dezembro de 2008, durante apresentação em Madri de "As Pequenas Memórias", obra em que recorda sua infância entre os cinco e 14 anos, ele atacou "Estamos afundados na merda do mundo e não se pode ser otimista. O otimista, ou é estúpido, ou insensível ou milionário".

Saramago, nascido em Azinhaga, na região central de Portugal, cresceu numa família de camponeses e há anos fixou residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde morava com a tradutora e jornalista Pilar del Río.

“O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas.

O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas.” José Saramago

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

2 comentários:

  1. Meu amigo Engenheiro Jorge Paulino, gostaria de parabeniza-lo por ser um defensor da boa cultura, Saramargo é quem podemos chamar de gênio da literatura contemporanêa da Língua Portuguesa.
    Contribuo com duas refelexões de Saramargo

    "Se antes de cada ato nosso,puséssemos prever todas as consequências dele,e pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar"

    "O homem deixou de respeitar a si mesmo quando perdeu o respeito por seu semelhante"

    Engenheiro Wanderson Telles

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wanderson, Saramargo é quem podemos definir de um homem além do seu tempo.
    Oportuna as suas citações de Saramargo, gostaria de contribuir com mais essas duas, que falam muito da personalidade deste ilustre pensador.
    "Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras.." e,
    "Não tenha pressa, mas não perca tempo"

    Agradeço os sempre oportunos comentários.

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails