21 de julho de 2010

A Matriz de Priorização – GUT

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista

A metodologia GUT ou a Matriz de Priorização - GUT, é uma das ferramentas mais utilizadas no Gerenciamento e Solução de Problemas, ele detecta os possíveis problemas com objetivo de priorizá-los e assim tratá-los através da alocação de recursos nos tópicos considerados mais importantes.

A Matriz de Priorização – GUT, é um importante mecanismo também nos gerenciamentos de processos, com aplicabilidade na elaboração dos planejamentos estratégicos através da análise das oportunidades de melhoria, e nas tomadas de decisão, melhorando a performance em todos os processos e em contrapartida diminuindo os possíveis pontos para surgimento dos problemas.

Ela possui uma fácil metodologia de implementação baseando em 3 parâmetros: a gravidade do problema ou da questão, a sua urgência e a tendência que são tomados, para estabelecer prioridades na eliminação de problemas, orientando assim as decisões mais complexas.

Esta metodologia propiciará a empresa definir suas estratégias e políticas a médio e longo prazo em busca da sua missão.

A Metodologia GUT, leva em conta a gravidade, que é o impacto do problema e seus desdobramentos; a urgência, que é a relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.e a tendência, que é o potencial da avaliação, incremento ou aumento, redução ou desaparecimento do problema.

Algumas questões devem ser consideradas, o tamanho da gravidade do desvio, quais os impactos do problema sobre as coisas, pessoas e resultados, a urgência de se eliminar o problema e o tempo disponível para resolução e a variabilidade do problema – se ele vai aumentar ou diminuir ao longo do tempo.

Através da hierarquização da matriz GUT, poderemos estabelecer as prioridades das ações.

Este tipo de análise deverá ser feito pelo grupo de melhoria com os colaboradores do processo, de forma a estabelecer a melhor priorização dos problemas.

Matriz GUT – Gravidade, Urgência e Tendência

Nota

Gravidade

Urgência

Tendência

5

Extremamente grave

Extremamente urgente

Necessidade de resolução imediata

4

Muito grave

Muito urgente

Vai piorar a curto prazo

3

Grave

Urgente

Vai piorar a médio prazo

2

Pouco grave

Pouco urgente

Vai piorar a longo prazo

1

Sem gravidade

Sem urgência

Sem tendência de piorar

A pontuação deverá ser sempre de 1 a 5 para cada dimensão da matriz, permitindo classificar em ordem descrescente de pontos os problemas a serem atacados em melhorias de processo.

Quadro de Prioridades

Tipo de Problema

G

U

T

Total=(GxUxT)

Priorização

Após atribuída a pontuação, deve-se multiplicar G x U x T e achar o resultado, priorizando de acordo com os dados obtidos.

Mas o que deve-se fazer primeiro, o importante ou o urgente?

Depende!

Muitas vezes a análise vai além do problema ou da solução em si, deve-se analisar os parceiros, colaboradores, a própria missão estratégica de negócio, enfim verificar todos os aspectos dos cenários tanto internos quanto os externos.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails