Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
O Marketing, estabelece mais e melhores relações de proximidade de uma marca ou de uma Empresa, com o cliente ou segmento da sociedade, através de uma comunicação personalizada para o cliente ou faixa de publico.
Cada vez mais o Marketing Interativo ganha força, não sendo apenas a Internet usada como ferramenta, são todos os conjuntos de ações na relação organização-cliente.
Hoje, é mais fácil aproximarmo-nos das pessoas independentemente da Marca-Cliente, através de uma combinação entre confiança e fidelização, e de termos em tempo real, o feedback dos clientes; desenvolvendo assim, uma relação duradoura e aumentando o seu grau de satisfação.
Claro que a internet (baseado em interatividade), modificam as tendências de consumo, além de permitir às empresas, a introdução de uma variedade de possibilidades na exploração das ferramentes de marketing, principalmente com o aumento do número de usuários e a inclusão digital. A cada dia, novas palavras são introduzidas ao vocabulário diário como Portabilidade, Interatividade, Mobilidade Digital.
O Marketing digital, com a TV Digital e Interativa, vai acelerar o processo de relacionamento entre o espaço local e o espaço global – e constantes mudanças necessitarão de novas estratégias ou de planos, as estratégias de sucesso do passado, poderão ser ineficientes no futuro.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
Olá, Jorge Paulino. Excelente explicação, sobre as novas potencialidades de interactividade no marketing. Uma das definições das muitas encontradas para o conceito de marketing:
ResponderExcluir"Marketing é a parte do processo de produção e de troca que está relacionado com o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor. É popularmente definida como a distribuição e venda de mercadorias. Marketing inclui as actividades de todos aqueles que se dedicam à transferência de mercadorias desde o produtor até ao consumidor."
"O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" idéias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida." in:(http://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing)
“Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor”. (PETER DRUCKER).
Atentamos no entanto no marketing agressivo e na manipulação dos consumidores, que é efectivamente uma forma de concorrência desleal, no entanto colocada em prática pela generalidade das empresas.
Tenha uma boa semana.
Bj
Olá Saozita, fantástico o seu comentário gostaria de anexa-lo ao meu artigo, ele complementa o conteúdo em uma visão mais abrangente.
ResponderExcluirValeu pelo comentário.
Boa noite Jorge! Eu concordo com você, só acho que os marketings das grandes empresas são ilusórios, enganam muito, as facilidades e preços são um atrativo real, mas os produtos são de péssima qualidade, por experiência própria, eu comento isso, a três anos reformei meu apartamento e, toda fiação de TV SOM e outros são embutidos e nada fica jogado e, agora com a TV digital tenho que colocar um adaptador e, vem o técnico me dizer que tenho que trocar o cabo de recepção porque o que tenho é fraco, entende-se que os produtos não tem o menor estudo para serem lançados no mercado, não da para entender isso, os produtos parecem ser descartáveis, o marketing é mentiroso, sei não fico meio descrente nisso.
ResponderExcluirSigo e gosto muito do teu Blog, abraços
Boa noite, concordo com vc quanto ao mundo descartável que vivemos, claro que o marketing tem muito haver com isso; podemos exemplificar os novos aparelhos celulares que incorporaram funções de computadores, ou das constantes necessidades de upgrade de Computadores face as novos programas e novos softwares, sonho de consumo de muitos.
ResponderExcluirQuando ao Marketing interativo ele é um meio de vc usá-lo como uma ferramenta de pressão e se fazer ouvir e representar através de um grupo que tem a mesma opinião ou o mesmo problema que vc.
Hoje o Marketing é presente até em erros de Projetos de carros, Eletroeletrônicos etc;... e os recall’s são um “exemplo” de “falso comprometimento” das empresas; é mas e o Controle de Qualidade???
Mas o mundo descartável em que vivemos e a destruição do planeta pelo homem são tratados, sabiamente pelo seu blog.
Jorge Paulino
Excelente companheiro! Sempre com bons artigos para se ler. Que geram bons comentários. Parabéns.
ResponderExcluirGrato pelo comentário, é bom ter fiéis seguidores, isso aumenta nossa responsabilidade.
ResponderExcluirAbraço