http://info.abril.com.br/dicas/escritorio/planilhas/arrase-nos-graficos-com-o-excel-2007.shtml
Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista
Artigo Escrito para o Blog TopTalent
Disponível em http://www.toptalent.com.br/?p=4861
Com o atual cenário econômico mundial globalizado em que a competitividade, as constantes instabilidades políticas e econômicas, além das inúmeras adversidades ambientais, várias empresas agem de maneira mais instintiva do que através de um consciente Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico torna-se muitas vezes um item secundário em épocas de crise.
Sem um bom Planejamento e uma estratégia bem fundamentada na Administração Científica, as empresas colocam em risco a própria sobrevivência em um mercado competitivo.
Peter Drucker, no seu livro Introdução a Administração, define Planejamento Estratégico como: “planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.
Sintetizando, o Planejamento Estratégico consiste com base na missão e no negócio da empresa, elaborar um Plano de Ação e de Metas com objetivo de garantir a qualidade, o Lucro, e a Marca da Empresa, oferecendo uma visão de futuro, independente do porte da organização.
A palavra estratégia vem do grego antigo e significa a qualidade ou habilidade do general, o conceito de “estratégia”, é oriundo dos cenários de guerra, segundo Idalberto Chiavenato no livro - Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações, “As constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação”.
Do grego:
STRATEGÍA
Arte de planejar e executar movimentos e operações visando alcançar ou manter posição relativa e potenciais favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados Objetivos.
Do latim:
STRATEGIA
Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar Objetivos específicos.
Para se obter um perfeito Planejamento, devem ser definidos alguns parâmetros, tais como:
1- Quem coordenará?
-É necessária imparcialidade e experiência.
2- Quais os Níveis de competência para a elaboração?
-É necessária a definição da equipe de trabalho.
3- Aonde realizar as reuniões?
-Pela complexidade e dedicação necessária, o local deverá ser neutro, sem as interferências das rotinas diárias.
4- O Tempo?
- O tempo deve ser graduado conforme a complexidade da Empresa.
5- Como definir o Planejamento?
-Devemos definir as etapas do planejamento.
Modelo de elaboração baseados em 5 Etapas para o Planejamento Estratégico
1º Definição e aprovação do Negócio e da Missão da empresa
É a etapa fundamental na elaboração de qualquer planejamento estratégico, a equipe deverá se concentrar e desenvolver o trabalho com base na missão e no negócio da empresa.
2º Analise dos Cenários Interno e Externo
No Cenário Externo, devem-se identificar quais os fatores que poderão a médio e a longo prazo tornarem–se Oportunidades ou Ameaças ao desenvolvimento da Empresa.
É o momento que o grupo de trabalho, identificam e examinam as forças restritivas e impulsoras do cenário no sentido de atingir os seus objetivos.
As Ameaças – podemos destacar: as políticas governamentais, os avanços tecnológicos, as mudanças econômicas e sócio-culturais da área de atuação, a concorrência, a localização geográfica, a demografia, etc.
As Oportunidades – os fatores destacados como ameaças poderão também se tornar um novo nicho de oportunidades, é necessário que a Equipe tenha todos os dados dos cenários e no potencial de mercado da empresa e perceber e registrar quais fatores poderiam favorecer o desenvolvimento da organização.
No Cenário Interno, deve-se diagnosticar a saúde da empresa quais os fatores internos que poderão a médio e a longo prazo tornarem–se Ameaças ao desenvolvimento da Empresa.
As Fraquezas – consiste em analisar os fatores que estão afetando o desempenho da empresa.
Nesta fase devem ser verificados: os sistemas de informação, os recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos, os controles internos, a filosofia e a cultura, a estrutura organizacional e a física, o estilo gerencial, a qualidade dos produtos e dos serviços, etc.
As Forças – consiste em verificar o que a empresa possui de “bom”, quais são os seus pontos fortes e que se destacam no mercado e, dentro dos itens relacionados acima como fraquezas, e buscar todos os fatores positivos relacionados.
3º Formulação de Estratégias
As estratégias são definidas com base na análise dos dados levantados (nos Cenários Externos e Internos), e pela definição dos principais objetivos e no agrupamento dos temas propostos.
Toda a estratégia deverá estar voltada para um “Cenário Futuro da Empresa”, estar de acordo com a missão, visão, negócio e ambiente e principalmente conter ações que possam inovar os processos atuais e futuros.
Devem ser detalhadas, toda a Estrutura básica do plano de ação, os Objetivos do Plano de Ação, e as Estratégias.
4º Implementação dos projetos
É talvez a etapa mais difícil, face à necessidade de sensibilização e conscientização dos recursos humanos sobre a importância do Plano de Ação. Hoje, algumas empresas optam por efetuar uma gestão participativa em algumas etapas deste planejamento; buscando promover um comprometimento de todos.
Um outro importante aspecto do planejamento estratégico, seguir o cronograma de acordo com Plano de Ação, e estar atento ao mercado, aos cenários externos, as mudanças econômicas, as Catástrofes Naturais e etc.
5 º Acompanhamento e Avaliação
O planejamento estratégico não pode ser “estático/fixo” , como todo processo precisa ser “dinâmico”, deverá ser permanentemente acompanhado e constantemente revisado/atualizado sempre que necessário - os desvios e as necessidades deverão ser corrigidas com maior brevidade possível.
Independente do porte da Empresa deve-se elaborar um planejamento consistente e conciso, as empresas de “Médio e de Pequeno porte”, tem a tendência de preocupar-se mais em produzir do que em fazer um planejamento estratégico que traga eficiência e eficácia.
Hoje, a “palavra de ordem” do mercado é competitividade!
E esta situação tende a se agravar de forma substancial, principalmente porque a formula para as empresas se destacarem nesse mercado competitivo é ser melhor que o seu concorrente.
A gestão deverá ser sempre evolutiva e em tempos de crise, as empresas não deverão assumir riscos desnecessários.
Um planejamento estratégico consistente e conciso deve ser o diferencial da empresa num mercado altamente competitivo.
Fontes:
Introdução a Administração, Peter Drucker
Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações, Idalberto Chiavenato
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
OLÁ JORGE,
ResponderExcluirPARABÉNS PELO BLOG
NA OPORTUNIDADE CONVIDO PARA QUE VENHA CONHECER O BLOG ”HUMOR EM TEXTO”.
CONHEÇA AS RAZÕES DE TANTA SUPERFICIALIDADE, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, NA CRÔNICA DESTA SEMANA.
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UM ABRAÇÃO CARIOCA.
Boa tarde Paulo,
ResponderExcluirObrigado pelos elogios e pela visita, já estou também seguindo o teu blog.
Abraços
Eng. Jorge Paulino, excelente artigo!
ResponderExcluirAs empresas antes de qualquer ato ou atitude deveriam sempre agir embasados em um planejamento estratégico.
Parabéns!
Eng.Wanderson Telles
Eng. Wanderson Telles,em todas as situações deve-se agir com embasamento; porém muitos gestores agem mais com a emoção do que com a razão dos fatos.
ResponderExcluirO Planejamento estratégico é o nosso dia a dia, qual o caminho eu irei para ir mais rápido, qual a roupa devo usar para esse encontro, qual o investimento que farei este ano, etc.
Fica a definição de Peter Drucker “planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”.
Como empresário você estabelece metas a serem cumpridas, cronogramas, prazos, valores, sempre com a análise dos dados, dos fatos, dos prazos enfim sempre planejando estrategicamente para atingir o/os objetivos finais/propostos.
Agradeço, suas intervenções sempre precisas aqui no Blog.
Cordialmente,
Eng. Jorge Paulino