4 de janeiro de 2011

A Importância da Gestão Estratégica de Custos

Imagem disponível em: http://flaviavivacqua.wordpress.com/

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista e de Produção

Hoje, as empresas avaliam a sua forma estratégica não somente dentro da sua atividade, mas também dentro do conceito de sua manutenção em um mercado competitivo.

A avaliação é feita em todas as suas atividades operacionais, identificando e mensurando as atividades que agregam ou não valor na sua cadeia logística.
Inicialmente pela contratação de insumos e serviços diretos e indiretos com os fornecedores, terminando com entrega dos produtos aos clientes/consumidor final, dessa forma, a integração da logística com uma gestão de serviços, dará um upgrade nas relações comerciais melhorando o “nível de serviço”, sendo uma importante variável à estratégia nas relações de negócios das empresas.
A logística integrada (supply chain), é hoje uma variável estratégica nas relações de negócios das empresas, principalmente quando utilizada para um melhor nível de serviço principalmente por meio das trocas compensatórias (trade-offs).
Em um ambiente cada vez mais competitivo-principalmente pela globalização dos mercados e dos capitais, os propósitos das empresas e sua estratégica empresarial tornaram a busca da vantagem competitiva através da otimização dos processos e de um eficiente controle dos custos em toda sua cadeia de valor, controle na qualidade do produto final e dos serviços, fiel cumprimento dos prazos, como forma de se converter em vantagem competitiva.

É evidente que qualquer alteração ao padrão de atendimento do nível do serviço criam-se novos custos, mas também novos desafios para os gestores formularem estratégias para aumentar a rentabilidade com custo menor.

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Um comentário:

  1. Gostei muito do conteúdo do blog, penso que a blogsfera só tem a ganhar com saites assim. Aproveito para dizer que em meu blog: www.jairclopes.blogspot.com publiquei uma matéria interessante sobre GENTILEZA que gostaria que você lesse e comentasse.

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails