No nosso Ciclo de Entrevistas, apresentamos o Engenheiro Agrônomo Leonam de Souza, editor e articulista do Blog do Leonam, um brasileiro que luta pelo ideal de um futuro pautado na sustentabilidade.
Leonam, faz do seu Blog um espaço democrático onde divulga e expõem as suas idéias e o seu trabalho na área ambiental e ecológica, promovendo um proveitoso intercâmbio de conhecimento sobre temas como a recuperação de áreas degradadas, avaliação de impactos ambientais, levantamento e classificação de solos, gestão ambiental, responsabilidade sócio-ambiental, controle da erosão dentre outros aspectos.
Atuou em importantes projetos como o Jarí, Radam/RadamBrasil e Sivam, participando dos levantamentos, estudos de solos e mapeamentos integrados dos recursos naturais em todo o território nacional, acumulando significativo conhecimento sobre os ecossistemas brasileiros, com ênfase nas regiões Amazônica e Centro-Oeste.
Conta Corrente
Nome: Leonam Furtado Pereira de Souza
Blog: http://leonamsouza.blogspot.com/
Segmento: Meio Ambiente e Recursos Naturais
Ocupação: engenheiro agrônomo
Cidade/Estado: Brasília – Distrito Federal
ENTREVISTA
Engenharia no dia a dia – Que o levou a optar pela carreira agronômica e quais foram os principais fatores dessa escolha?
Leonam – Permita-me relembrar bem do começo. O meu saudoso pai Lauro que estudou em um colégio agrícola foi a primeira pessoa a ensinar-me os segredos da terra. Nos fins de semana, lá no fundo do quintal replantávamos e adubávamos as touceiras de bananeira, cuidávamos dos pequenos canteiros com cebolinha, coentro, pimentão e erva cidreira. Com ancinhos reuníamos todas as folhas e outros resíduos espalhados pelo chão e redistribuíamos tudo nos pés das árvores. Quando ainda fazia o curso ginasial, nossa turma do colégio formou um time de futebol que se chamava Camberra. Duas vezes por semana, a tarde, nós nos reuníamos no campo do antigo IAN – Instituto Agronômico do Norte, hoje a sede da EMBRAPA em Belém do Pará, para o treino com direito a chuteiras e uniformes de camisas amarelas patrocinadas pelo dono do time, nosso colega Sérgio Dias que também se formou
Engenharia no dia a dia - Conte-nos um pouco da sua experiência nas regiões em que trabalhou e destaque alguns fatos que considere relevante.
Leonam – Meu primeiro emprego como agrônomo foi no projeto Jarí, o empreendimento do milionário norte-americano Daniel K. Ludwig que ao final dos anos 60 havia decidido substituir mais de 100 mil hectares da floresta amazônica plantando uma árvore “milagrosa” – Gmelina arbórea – que deveria produzir uma espetacular quantidade de madeira destinada a fabricação de papel. Atuando como técnico no setor de desenvolvimento e pesquisa convivi com cientistas renomados na área florestal como Clayton Posey e Donald Cole. Com os equívocos deles aprendi muita coisa, principalmente que devemos ter muita cautela quando for preciso interferir com o tênue equilíbrio existente entre a portentosa floresta e a camada superficial dos solos amazônicos. No projeto Radam/RadamBrasil trabalhei por mais de 12 anos, e foi onde comecei a consolidar minha base de informações sobre recursos naturais e ecossistemas brasileiros. Desde 1977 até 1986 fiquei sediado em Goiânia-GO e Salvador-BA e atuava em todo o território nacional. Afora o mapeamento regional, objetivo principal deste projeto, fiz estudos importantes no âmbito de convênios e acordos firmados com a OEA – Organização dos Estados Americanos (Estudos de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai - Pantanal), Gebam – Grupo Executivo do Baixo Amazonas (Levantamento pedológico de apoio às investigações geológicas, geoquímicas e geofísicas no Estado do Amapá), Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Levantamentos integrados de recursos naturais para assentamentos no Estado de Rondônia), dentre outros. Vale salientar que o mapeamento elaborado pelo Radam na escala 1:250.000 e publicado em 1:1.000.000, mesmo depois de mais de 30 anos é ainda hoje a única fonte de informação regional integrada para muitos locais do país. Tanto isso é verdade que, na ocasião de consolidar uma base geográfica uniforme contendo informações confiáveis dos recursos naturais da Amazônia Legal para servir de referência ao Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia foi escolhido como patamar inicial a ser atualizado, justamente os mapas e relatórios legados pelo Radam. De
Engenharia no dia a dia - Fale-nos um pouco da sua experiência como professor?
Leonam – Depois que o projeto Radam foi absorvido pelo Ibge, em 1986, decidi voltar para a iniciativa privada e também comecei a ministrar aulas de geografia em cursos preparatórios para vestibular. Com o publicação da Resolução Conama 001/86 passei a aprofundar-me nas questões ambientais pois já considerava um tema de alta relevância além de se constituir numa ampla frente de demanda de estudos e projetos específicos. Em 2004, fui convidado assumir a disciplina Avaliação de Impactos Ambientais do curso de Gestão Ambiental Urbana na Unicesp – Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa,
Engenharia no dia a dia - Como vê a situação do meio ambiente hoje no Brasil?
Leonam – É bem verdade que neste inicio da segunda década do Terceiro Milênio as transformações surpreendentes em nosso planeta estão acontecendo muito rapidamente em conseqüência das relações entre os homens e destes com a natureza, exacerbando situações iniciadas 50 anos atrás. Porém, é preciso lembrar que em questões ambientais, como em economia, as contas devem andar equilibradas e que só poderemos tomar algo de empréstimo se tivermos condições de restituir. No entanto, a humanidade não deu muita bola para isso e continua esbanjando no uso da água, madeiras, minerais e alimentos consumindo quantidades muito além daquelas que os ecossistemas podem produzir. O resultado desta atitude é que os recursos naturais mundiais foram minguando e encontram-se severamente degradados pelos impactos negativos provocados pela inconseqüente ação antrópica. Felizmente, já é possível perceber um início de significativa mudança da sociedade em nível mundial levando-a a tomar consciência das seqüelas que poderão advir com atitudes desastrosas e impensadas.
Na questão ambiental brasileira o grande dilema é descobrir como usar o vasto patrimônio natural que possuímos sem que sobrevenha resultados indesejáveis que reflitam na atual qualidade de vida e projete prejuízos para as gerações futuras. Se olharmos pelo ângulo filosófico vamos ver que os principais atores no nosso cenário político-ambiental, como em todo o mundo, são antagônicos. De um lado os partidários da utopia ecocêntrica romântica ou ecotopia, e do outro o realismo antropocêntrico calcado na racionalidade econômica. Do embate resulta um consumo de recursos naturais (água, ar, alimentos, etc.) num patamar 20% maior do que a capacidade de renovação do planeta.
Dizem que temos uma legislação ambiental satisfatória cuja aplicação encontra-se prejudicada pela imensa extensão territorial que inviabiliza uma fiscalização ampla e eficiente. Fala-se muito da Amazônia e muitos acusam o governo pela falta desta fiscalização. É claro que o governo tem que fazer a sua parte com competência, mas não podemos prescindir do engajamento de toda a sociedade tomando atitudes e se organizando para dificultar o avanço da degradação. Por exemplo: se optarmos por consumir somente madeira certificada que não provenha de áreas desmatadas estaremos dando grande contribuição.
Por outro lado dentro do próprio governo existe a dicotomia. Enquanto um Ministério quer preservar as florestas, o outro quer produzir mais soja, grãos, milho e carne através da expansão da fronteira agrícola. Neste confronto predomina a opinião daqueles que desejam atingir recordes de exportação sem muita preocupação em conservar os recursos naturais. O Brasil exporta anualmente milhões de toneladas de grãos que responde por um passivo ambiental da mesma magnitude. Vejam vocês que entre os dez maiores produtores de grãos do país, estão sete municípios de Mato Grosso, estado que respondeu por 48% do desmatamento da Amazônia só no biênio 2003-2004. Enfim, reconheço que as novas formas de tecnologia têm permitido que o homem explore cada vez mais os recursos naturais do planeta. Mas, em se tratando de Brasil o que me preocupa é o fato dos esforços estarem concentrados no objetivo de torná-lo uma grande potência e colocá-lo entre as primeiras economias do mundo. Antes disso, eu preferiria torná-lo uma grande nação, politicamente ética, socialmente justa e ecologicamente correta.
Engenharia no dia a dia - Quais os caminhos para revertermos a degradação ambiental?
Leonam – Em minha opinião, os problemas ambientais no Brasil têm muito a ver com a falta de um planejamento adequado visando a utilização dos recursos naturais, um procedimento que poderia evitar a irracionalidade das perdas irreversíveis e economicamente traumáticas devido à degradação do meio ambiente. Embora tenham surgidos diplomas legais mais eficientes, novos programas governamentais e os acordos internacionais pressionem no sentido da preservação, o que de verdade se constata é uma grande morosidade e falta de vontade política na resolução dos problemas ambientais que são de toda a ordem e de todos os matizes. Por exemplo: de acordo com o Ibge há pelo menos 330 espécies e subespécies ameaçadas de extinção, incluindo 84 mamíferos. Dentre as principais causas desta extinção está a destruição de habitats através dos desmatamentos. Da Mata Atlântica restam apenas 3% da sua área primitiva e todos os anos milhares de hectares são desmatados na Amazônia. Além disso, a ocupação inadequada provocada pelo contingente social de “excluídos” representa uma das principais causas da degradação dos recursos hídricos. Soma-se a isto a questão do tratamento inadequado do lixo, da falta de saneamento básico, da poluição atmosférica, da erosão do solo e por ai vai.
Da parte do governo são anunciados decretos criando unidades de conservação aqui e acolá, prorrogação de normas que restringe o corte ilegal de madeiras de lei, investimentos em biocombustíveis, criação de uma Guarda Ambiental e do Fundo de Proteção da Amazônia, criação da Política Nacional de Mudanças Climáticas e outras decisões visando conter o avanço da degradação. Devo reconhecer que nos últimos anos houve um grande avanço legislativo na área ambiental, com aprovação de leis importante para combater a degradação do meio ambiente, com destaque para a Lei dos Crimes Ambientais (9.605/88) e a que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental (9.975/99). Porém, mesmo que essas medidas fossem implementadas em todos os seus detalhes, o que está longe de acontecer devido aspectos políticos, econômicos e culturais, não seriam suficientes para fazer frente a magnitude da questão. No entanto, não tenho dúvidas que a aplicação de programas de Educação Ambiental em médio e longo prazos podem acelerar a consolidação de uma consciência ecológica uníssona da sociedade brasileira, levando cada cidadão à mudança de hábitos saudáveis condicionantes de melhor qualidade de vida e da preservação dos bens da Terra. Resumindo: sem a efetiva participação da sociedade não haverá sucesso no combate a degradação ambiental.
Engenharia no dia a dia - Qual deve ser o papel do engenheiro na responsabilidade social das empresas?
Leonam – Um conceito muito divulgado de responsabilidade social é aquele segundo o qual as empresas decidem voluntariamente contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais saudável. Trocando em miúdos: a gestão das empresas não pode estar embasada apenas nos interesses dos seus donos, mas levar em conta, também, os interesses dos trabalhadores, das comunidades locais, dos clientes, dos fornecedores, das autoridades públicas e da sociedade
Neste contexto, o engenheiro é aquele profissional que aplica os conhecimentos adquiridos para viabilizar mecanismos, estruturas, produtos e processos adequados às necessidades do ser humano e do ambiente que o cerca. Em outras palavras: o engenheiro deverá ter capacidade de projetar, conceber, identificar, analisar, interpretar, desenvolver, dirigir, supervisionar, gerenciar e executar as mais diversas atividades dentro da sua especialidade, principalmente aquelas que exijam um sólido embasamento científico e tecnológico, sempre priorizando a responsabilidade social, ética e o respeito com o meio ambiente. Digo mais, o engenheiro de qualquer especialidade deve ser um profissional preparado para trabalhar com transformações em atendimento às demandas da sociedade. Deve ser capaz de absorver e desenvolver novas tecnologias que ajudem na identificação e resolução de problemas, considerando os aspectos políticos, sociais, ambientais e culturais dentro de um contexto ético e humanístico. Desta forma, o engenheiro socialmente responsável deve estar sempre pronto para conciliar sua habilidade técnica com a habilidade humana, ou seja, deve procurar desenvolver na maior intensidade possível um relacionamento humano proativo. Por isso, dentro das empresas, este profissional deve estar envolvido e plenamente comprometido com o presente e com o futuro da organização em que trabalha.
Agora, gostaria de referir-me especificamente a minha profissão, afirmando que os engenheiros agrônomos devem possuir uma sólida formação técnico-científica e elevado senso de responsabilidade social, que permita absorver, promover, orientar e administrar a utilização racional e sustentável dos diversos fatores que compõem os sistemas de produção, transformação e comercialização no setor agropecuário, sem olvidar os preceitos de proteção ambiental. Enfim, qualquer profissional da engenharia deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, sócio-econômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, promovendo o equilíbrio e a preservação do meio ambiente.
Engenharia no dia a dia - Na sua visão qual deve ser o perfil do engenheiro agrônomo em uma economia globalizada?
Leonam – A globalização e a internacionalização da economia exigem das nações cada vez mais preparo para lidar com a concorrência. Com dimensões continentais, o Brasil tem potencial para a agricultura e a pecuária e precisa saber onde e como direcionar os recursos. É aí que entra o trabalho do engenheiro agrônomo, profissional que planeja, coordena e executa atividades nas áreas agrícola, pecuária e silvicultural. De fato, na atual conjuntura globalizante o perfil do engenheiro agrônomo deve estar muito vinculado a um novo panorama energético e às mudanças organizacionais que hoje não podem omitir-se da responsabilidade social e ambiental. Estou convicto que o profissional do futuro será aquele focado na multidisciplinaridade e nas tecnologias de precisão e da informação, e que busque a consolidação de cadeias produtivas que agreguem cada vez mais valor aos materiais primários utilizados. Não devemos esquecer que uma das metas precípuas do engenheiro agrônomo é a manutenção e a valorização dos recursos naturais.
Por outro lado, a crise alimentícia que está sendo prognosticada para o mundo apresenta-se como oportunidade interessante ao crescimento do agronegócio brasileiro. Os especialistas em economia agrária propagam com entusiasmo que o nosso país é uma das nações mais bem preparadas para suprir esta escassez de alimentos, pois hoje já somos líderes mundiais na produção de diversos produtos agrícolas, como carne bovina, suco de laranja e soja. No entanto, é preciso reconhecer que o fenômeno da globalização atingiu para valer o profissional da engenharia que tiveram suas funções, responsabilidades e qualificações alteradas e hoje são muito diferentes daquelas que vigoravam na década passada. Na verdade, hoje há um sistema mais participativo que exige maior qualificação e, portanto um perfil de engenheiro muito mais amplo e que apresente extrema atualização.
Engenharia no dia a dia - Qual ou quais livros você indicaria para uma boa leitura?
Leonam – Aqui estão os 15 livros mais recentes que consultei para relembrar conceitos e aprumar o rumo. Portanto, nada melhor do que aconselhar essas obras para leitura, principalmente para os engajados na questão ambiental:
1. A Complexidade Ambiental de E. Leff, Editora Cortez, 2003.
2. A Economia da Natureza de R. E. Ricklefs, Editora Guanabara Koogan, 2003..
3. A Teia da Vida de Fritjof Capra, Editora Cultrix, 2000.
4. As Conexões Ocultas de Fritjof Capra, Editora Cultrix, 2002.
5. Contabilidade Ambiental de Maisa de Souza Ribeiro, Editora Saraiva, 2005.
6. Desenvolvimento Sustentável de Gabriela Scotto, Editora, 2008.
7. Desenvolvimento Sustentável: O desafio do século XXI de José Eli Veiga, Editora Garamond, 2008.
8. Desenvolvimento Sustentável: uma introdução ao debate ecológico de M. Mawhinney, Editora Loyola, 2005.
9. Gestão ambiental empresarial de José C. Barbieri, Editora Saraiva, 2004.
10. Gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável de J. R. Almeida, Editora Thex, 2008.
11. Meio Ambiente e Desenvolvimento: bases para uma formação interdisciplinar de M. O. Andrade, UFPB, 2008.
12. O estado das águas no Brasil: perspectivas de gestão e informação de recursos hídricos de M. A. V. Freitas, ANEEL, SIH, MMA, SRH, MME, 1999.
13. Pensando e Praticando a Educação Ambiental na Gestão do Meio Ambiente de J. S. Quintas, IBAMA, 2002.
14. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza de E. Leff, Editora Civilização Brasileira, 2006.
15. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade e poder de E. Leff, Editora Vozes, 2008.
Sem falar na Bíblia que é o meu livro de cabeceira e fora do contexto ecológico-agronômico-ambiental os meus preferidos são:
A Imortalidade de Milan Kundera.
Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley.
Capitães de Areia de Jorge Amado.
Cem Anos de Solidão de Gabriel García Marquez.
Fernando Pessoa - Uma Quase Autobiografia de José Paulo Cavalcanti Filho.
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch.
Jubiabá de Jorge Amado.
Mensagem de Fernando Pessoa.
Nunca Desista de Seus Sonhos de Augusto Cury.
O Discurso do Rei de Mark Logue e Peter Conradi.
O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry.
O Semeador de Ideias de Augusto Cury.
Obra Poética de Bashô.
Os Miseráveis de Vitor Hugo.
Romance da Pedra do Reino de Ariano Suassuna.
Uma Breve História do Mundo de Geoffrey Blainey.
Engenharia no dia a dia - Como surgiu a idéia do Projeto do Blog do Leonam? E como foi o início?
Leonam – A história é a seguinte: desde 2002 mantenho na WEB o Leonam Site, que inicialmente hospedáva-se no Geocities, um portal sediado nos EEUU e já extinto. A partir de setembro de 2009 este site foi atualizado e acrescido de novos conteúdos e hoje encontra-se hospedado no KingHost, aqui no Brasil. No entanto, eu já havia detectado que apesar do significativo número de acessos o intercâmbio de informações era complicado e lento, pois tudo era feito através de e-mail. Foi então que no início de 2010 resolvi criar um espaço virtual que tivesse a maneabilidade e as facilidades para fazer comunicações instantâneas e receber rápido retorno. Assim, surgiu o Blog do Leonam, onde exponho idéias e resultados de trabalhos na área ambiental e da engenharia agronômica, sem esquecer que a nossa faceta espiritual precisa também reciclar e evoluir. Por isso o blog abre espaço para tratar de assuntos pertinentes a alma e falar de contos, poesias, sonhos, experiências de vida, esperança e fé.
Engenharia no dia a dia - Quais os blogs que inspiraram a criar o seu?
Leonam – Um dos primeiros blog que acessei tentando encontrar subsídios para construção do meu, foi o bem arquitetado Pensar Eco, É Lógico! da atuante e super informada Érica Sena. Depois vieram outros cujos conteúdos bem formatados e ilustrados serviram de modelo e podem ser acessados nas colunas Informações Ambientais, Vozes da Alma e Parceiros Irmãos Camaradas Amigos situadas na sidebar do Blog do Leonam. Com a maioria desses blogs consolidamos gratificantes parcerias. Peço desculpas se esqueço o nome de alguém nesta listagem de primeiro momento que segue:
Academia da Poesia – http://academiadapoesia.blogspot.com
Ambiente de Luz – http://ambientedeluz.blogspot.com
Blog do Prof. Alexandre – http://wwwblogdoprofalexandre.blogspot.com
Canto da Ari – http://cantodaari.blogspot.com
Ciência Agora – http://ciencisagora.blogspot.com
Desnortear-se – http://desnortear-se.blogspot.com
Engenharia no dia a dia – http://engenharianodiaadia.blogspot.com
Inspiração Verde – http://www.inspiracaoverde.blogspot.com
O Blog Geral – http://www.obloggeral.com/index
Planeta do Bem – http://planetadobem.blogspot.com
Engenharia no dia a dia - Como você define o Blog do Leonam? E a quanto tempo existe?
Leonam – Como já frisei anteriormente o Blog do Leonam é um espaço destinado a trocas de idéias sobre meio ambiente incluindo informações sobre recuperação de áreas degradadas, avaliação de impactos ambientais, levantamento e classificação de solos, gestão ambiental, responsabilidade sócio-ambiental, controle da erosão dentre outros temas. É também o local onde apresento os resultados dos meus trabalhos informando dados interessantes sobre os projetos que participei ou que ainda participo em regiões diversas do Brasil. E como ninguém é de ferro existe um canto especial para se falar de amenidades. Portanto, considero-o um point eclético e democrático onde em sinergia com o Leonam Site fica ampliada a capacidade de transmitir conhecimento para estudantes e pessoas interessadas na causa ambiental. O Blog do Leonam está no ar desde janeiro de 2010 e hoje, com pouco mais de um ano de existência (maio/2011), contabiliza perto de 380 seguidores através do Google Friend Connect, e mais de 21.500 visitantes que acessaram cerca de 180 postagens sobre meio ambiente, arte e poesia, religião e fé, entre outros temas.
Engenharia no dia a dia - Como você monta a pauta de assuntos do blog? Como é a preparação para escrever sobre algo? E quantas horas por dia você dedica a esse trabalho?
Leonam – Na montagem da pauta para a elaboração de posts no Blog do Leonam geralmente eu sigo os seguintes procedimentos, não necessariamente nesta ordem:
- leitura das postagens mais recentes daqueles blogs que me tornei seguidor (follower);
- pesquisa das noticias veiculadas pela Internet e na mídia escrita;
- consulta a lista de assuntos que tenho interesse em abordar e divulgar;
- atendimento a solicitação de estudantes ou dos nossos leitores.
Então, seleciono os assuntos para desenvolver. Faço as pesquisas pertinentes, consulto meus arquivos digitais, leio livros, teses e revistas, escolho imagens, telefono ou passo e-mail para tirar dúvidas, risco e rabisco textos, layouts e mapas, olho os dicionários quantas vezes for preciso, uso os tradutores online e assim por diante. Essa faina para deixar o Blog do Leonam positivo e operante absorve em média três horas do dia e muitas vezes o trabalho se estende pela noite adentro. Mas vale a pena, mesmo!
Engenharia no dia a dia - Em sua opinião qual aquele artigo que te deu maior satisfação e retorno pessoal? E por quê?
Leonam – Nunca pensei fazer uma avaliação com este enfoque, pois cada postagem, desde a concepção até a publicação, leva a mesma carga do meu entusiasmo, seriedade, compromisso e respeito aos leitores. Emprego meus esforços para que os assuntos, sejam eles polêmicos ou não, se apresentem de forma inteligível e atrativa para os internautas. A minha expectativa é que as postagens sejam compreendidas pelas pessoas que tiveram algum motivo para chegar até elas. No entanto, não deixa de ser gratificante verificar que uma postagem de um assunto técnico e árido como Métodos Check-List e Matrizes de Interação para Avaliação de Impactos Ambientais, em menos de um ano já tenha recebido mais de 1.800 visualizações de página. Porém, o que empolga mesmo e empurra para a frente são os comentários recebidos dos nossos leitores. Não somente aqueles que elogiam e massageiam o ego mas, principalmente, aqueles que agradecem por termos colaborado para o entendimento de uma questão ou ter suprido alguma lacuna de conhecimento. Ai sim, percebo que estou no caminho certo.
Engenharia no dia a dia - Qual o artigo que você gostaria de ter escrito?
Leonam – Sinceramente, eu gostaria de ter escrito o que Mário Quintana escreveu
http://pensador.uol.com.br/textos_diversos_mario_quintana/
http://www.melhordanet.com/webmaster/felicidade_realista.htm
Engenharia no dia a dia - Pela experiência com o Engenharia no dia a dia, sei o quanto é difícil manter um grande número de acessos principalmente neste segmento específico que é falar sobre Engenharia, Meio Ambiente e Sustentabilidade, porém é gratificante você disponibilizar um tempo para difundir o conhecimento principalmente a profissionais, estudantes e leitores que usam a Internet em busca de informação e conhecimento. O Blog do Leonam é uma referência no segmento de Blogs Educativos e considero também um exemplo na Área Ambiental.
Qual a sua visão do papel dos Blogs Educativos na formação do cidadão e quais as suas expectativas para o futuro desses Blogs?
Leonam – As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs sem dúvida promovem a criação de ambientes favoráveis para a formação de alunos cidadãos. A cada dia aumenta a aplicação de práticas pedagógicas inovadoras com a utilização da Internet no contexto escolar e o Blog passa a ser uma ferramenta eficiente a disposição dos professores para ampliar a interação e troca de conhecimento entre os alunos e a comunidade escolar. Em minha opinião os Blogs Educativos podem acelerar o intercâmbio de experiências e de conhecimentos entre educadores, permitindo amplo acesso as dicas e sugestões quanto á utilização dos recursos tecnológicos que melhoram as práticas pedagógicas. Não é coisa para o futuro, pois o Blog como recurso pedagógico já é uma realidade hoje, aqui e agora. Ele realmente otimiza a estratégia de ensino em ambiente escolar e possibilita grandes resultados como a própria habilidade de resolver problemas, gerenciar informações e sistematizar a investigação. O computador tem grande flexibilidade de adaptação ao ritmo da aprendizagem individual e como ferramenta cognitiva poderá verdadeiramente proporcionar uma efetiva expansão do conhecimento, tanto em sala de aula como em qualquer outro ambiente. Ao professor caberá identificar a melhor forma e o momento adequado de utilizar as ferramentas disponíveis.
Engenharia no dia a dia - quais as suas expectativas para o futuro da Qualidade Total e como o Blog do Leonam contribuirá para isso?
Leonam – O mercado mundial a cada dia vem exigindo que as empresas apresentem produtos ecologicamente corretos e que tenham origem em processos de fabricação que não agridam a natureza e nem degradem os recursos naturais. Por isso, a preocupação com os impactos ambientais tornou-se um importante item no planejamento estratégico de qualquer grande organização. Existe uma crescente conscientização sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Desta forma, a implementação de uma estratégia que englobe a preocupação ambiental possibilita preparar as empresas e as pessoas para o cumprimento de normas ambientais e acima de tudo, manter a competitividade da empresa no futuro.
A Qualidade Total é uma técnica multidisciplinar formada por um conjunto de programas, ferramentas e métodos, aplicados no controle do processo de produção para obter bens e serviços pelo menor custo, melhor qualidade e menor alteração do meio ambiente. A etapa inicial e base para implantação é um programa que tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa através da organização e da disciplina no local de trabalho, sem esquecer que o gerenciamento das questões ambientais deve ser incorporado no sistema de gestão da qualidade total. Por outro lado, par o controle da qualidade ambiental emprega-se o Sistema de Gerenciamento Ambiental – SGA, que envolve a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, processos e recursos daa empresas.
Sua implementação é baseada em cinco etapas de elementos seqüenciais que são definidos pela norma guia para implementação do SGA, ou seja, a ISO 14004. O Blog do Leonam desde o início está engajado nesta causa e com frequência tem oferecido através de suas postagens as orientações e informações que contribuem para uma efetiva implantação e consolidação do SGA nas empresas.
Engenharia no dia a dia - qual a possibilidade de elaborar algum novo projeto na WEB e quais as parcerias e empreendimentos que estariam atuando em paralelo com o blog?
Leonam – Entendo que a educação a distância - EAD vai além de um trabalho mediado por tecnologias pois, por trás de monitores e teclados existem milhares de pessoas que apostam na possibilidade de mudanças e na ampliação de seus horizontes. Por isso, em médio e longo prazo, pretendo montar
Engenharia no dia a dia - qual a média de visitantes por dia que recebe o Blog do Leonam. Você se preocupa com o volume de visitas?
Leonam – Neste primeiro ano de existência do Blog do Leonam os números ainda são modestos, pois em média alcança menos de 100 visitas/dia apesar de registrar picos de até 300 visitas/dia. É claro que me preocupo com esses números pois eles refletem o interesse das pessoas pelo nosso trabalho e a eficiência na divulgação do mesmo. Tenho recebido informações de alguns sites especializados em SEO – Search Engine Optimization, alertando-me que o blog apresenta algumas inconsistências em sua estrutura e que elas estão impedindo a plena detecção pelos motores de busca, mas ainda não encontrei tempo para dedicar-me a esta questão.
Engenharia no dia a dia - quais blogs você considera de alto nível no segmento ambiental?
Leonam – Pensar Eco, É Lógico! - http://pensareco.blogspot.com
Atitudes Sustentáveis – http://www.atitudessustentaveis.com.br
Ecologia Urbana – http://www.ecologiaurbana.com.br
Preservblog – http://preservblog.blogspot.com
Mirabolantes – http://mimirabolantes.blogspot.com/
Engenharia no dia a dia – Qual a visão pessoal do seu trabalho como educador?
Leonam – O educador sempre foi e será peça fundamental para promover o entendimento do mundo e a valorização dos seres humanos através de práticas de cidadania em todos os momentos da vida.
Nos dias de hoje a tecnologia invade nossos lares e locais de trabalho e certamente impõem novas funções aqueles engajados no processo de geração e disseminação de conhecimento. Já foi afirmado que “o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo”. Portanto, o educador do nosso tempo tem que assumir o compromisso de construir as competências sociais, pessoais e tecnológicas dos seus alunos. Assim, apesar de hoje estar um pouco afastado das lides do magistério, continuo firme na minha missão voluntária de propagar os conhecimentos adquiridos através 40 e tantos anos de uma intensa vivência profissional, com erros e acertos, que não quero e nem posso guardar como um patrimônio pessoal.
Com o Blog do Leonam tenho a oportunidade de avançar nesses meus objetivos e continuar nesta estrada até quando Deus permitir.
Linha direta
Meus amigos, vocês já repararam que Blog é um termo novo, novíssimo e que muitos dicionários ainda não o registraram? Entretanto, segundo as estatísticas do State of Blogosphere Report, já existiam em 2010 mais de 150 milhões de blogs no mundo e cerca de 50.000 novos blogs são criados a cada dia. Por isso, são poucas as pessoas que não sabem o seu significado ou desconhecem a sua utilidade – um espaço virtual (site) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de artigos ou posts que combinam textos e imagens. Para mim o Blog representa uma gratificante contribuição da tecnologia a serviço do compartilhamento de conhecimentos nesta estrada virtual que é uma faca de dois gumes, uma verdadeira encruzilhada que pode nos levar para lugares não desejados. Mas, não tenha medo, não se preocupe, pois:
Eu sou teu amigo e digo vem!
Aqui tem e não custa nada.
Como o sol, o mar, a chuva, o luar,
as árvores, as flores, o mergulho
na água cristalina do igarapé.
Vem compartilhar comigo
No Blog do Leonam
um mundo de informação,
os sonhos e as esperanças
que latejam no meu coração.
Então, com olhos atrevidos
descobriremos uma natureza
harmoniosa e bela:
a nossa casa, o nosso lar
que devemos amar e preservar
com a responsabilidade
de sermos, a um só tempo,
condutores e passageiros
desta nave chamada Terra.
Vem!
Prezado colega, gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de patrocinar este forúm de entrevistas.
ResponderExcluirTodos os entrevistados, mostram além do conhecimento, o seu lado humano de querer transmitir o "notório saber" a todos.
O prof. Paulo Sérgio do Blog Fatos Matemáticos e o prof e colega Leonam Souza com seu Blog do Leonam, dão exemplos de cidadania e apresentam um trabalho memorável.
E a você meu amigo e colega engenheiro Jorge Paulino, mais uma vez meus parabéns pela iniciativa e pelo site.
Eng. Wanderson T. de Souza
Me sinto muito feliz e emocionada por ter meu Pensar Eco como modelo para a construção de outro.
ResponderExcluirLeonam, seu blog é maravilhoso...agora eu que venho te espiar e aprender contigo.
Parabéns a toda equipe que fez a entrevista e a vc, o ilustre entrevistado.
bjss
Érica Sena- PENSAR ECO
Eng. Wanderson, grato pelas elogiosas palavras.
ResponderExcluirO Ciclo de Entrevistas tem sido um momento único, os posts dos Profs Paulo Sérgio e do Eng. Leonam mostram o comprometimento do lado humano e profissional de ambos; gostaria de citar aqui também a entrevista da Rosemary - Mary Pop que faz a divulgação das principais notícias e a agenda cultural do Rio de Janeiro, sempre atenta e atualizada com o dia a dia.
Érica concordo quando vc diz que " agora eu que venho te espiar e aprender contigo ", todos nós aprendemos com o Leonam...
Agradeço ao Wanderson e a Érica os comentários...
Caro Jorge Paulino,
ResponderExcluirÉ você quem está de parabéns pela magnífica idéia do Ciclo de Entrevistas, espaço aberto para materializarmos nossa vontade ferrenha de ensinar e passar em frente o que aprendemos de bom nesta vida tão efêmera. Obrigado então amigo, por esta oportunidade. Estou certo que continuaremos firmes nesta saga de difundir conhecimento. É a nossa modesta cooperação em prol do engrandecimento desse querido e imenso Brasil! Um forte abraço do Leonam.
Caro Jorge Paulino,
É você quem está de parabéns pela magnífica idéia do Ciclo de Entrevistas, espaço aberto para materializarmos nossa vontade ferrenha de ensinar e passar em frente o que aprendemos de bom nesta vida tão efêmera. Obrigado então amigo, por esta oportunidade. Estou certo que continuaremos firmes nesta saga de difundir conhecimento. É a nossa modesta cooperação em prol do engrandecimento desse querido e imenso Brasil! Um forte abraço do Leonam.
Nesta estrada feita de imagens e palavras, é gratificante encontrar a cristalização dos sonhos.As ideias concretizam-se,porque o homem sonha a obra nasce!
ResponderExcluirAbraço
Manuela
Manuela Barroso, obrigado por participar com o seu comentário.
ResponderExcluir