Por Leonardo Marioto
Disponível em: http://lmarioto.blogspot.com/
As Organizações como sistemas abertos
Sistema
é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados que desenvolvem uma
atividade para atingir determinado objetivo.
Possuímos
os sistemas fechados e abertos, onde sistemas fechados são as máquinas e
equipamentos e etc, não interagem de forma direta com o meio externo e recebem
sempre as mesmas entradas (inputs) e
devolvem sempre as mesmas saídas (outputs)
para o ambiente. Já os sistemas abertos interagem diretamente com o ambiente
externo, podendo receber diversas entradas e devolver diversas saídas em forma
de produtos e serviços.
As
organizações são sistemas abertos, vivos, e complexos, pois interagem com o
ambiente externo e sofrem mudanças tanto positivas quanto negativas, tendo que
se adaptar as diversas alterações geradas, como por exemplo, quando ingressam
em um país diferente tendo que mudar algumas normas para poderem se adaptar ou,
quando necessitam de inventar algum produto novo que o mercado está exigindo.
Esta influência dada pelo meio, torna as organizações e empresas sistemas
abertos e dinâmicos.
As
empresas que se adaptarem mais rápido a essas mudanças, agregando sempre
valores às pessoas, estarão sempre à frente de seus concorrentes. Empresas
burocratizadas demasiadamente, empresas inflexíveis demais sofrerão com as
rápidas mudanças do ambiente, podendo levar-se até a falência. Aí está o
problema de empresas com mentalidades ultrapassadas, mecanicistas demais, pois
elas possuem uma enorme dificuldade em se adaptar ao mundo em constante mudança
e evolução.
Ninguém
que dê certo, que tenha um equilíbrio emocional invejável, é tão rigoroso ou
frouxo consigo e com os outros, e nas empresas não é diferente. Todos
necessitam buscar um equilíbrio destas partes para alcançarem o sucesso, tanto
no âmbito profissional como no pessoal. Lembrando-se que empresas boazinhas
demais traz uma cultura paternalista onde todos fazem o que querem e acabam
individualizando narcisicamente demais os objetivos, indo muito contra aos
objetivos das empresas, por outro lado empresas rigorosas demais trazem uma
grande insatisfação para seus participantes. Portanto aquelas que conseguirem,
inclusive nós seres humanos, este equilíbrio emocional ou, esta inteligência
emocional, chegaremos mais rápido e atingiremos sucessos maiores e com
consistência.
Os Níveis de uma organização
As
organizações possuem três níveis organizacionais que são: Nível Institucional, Nível
Intermediário e Nível Operacional.
Em se tratando de sistemas abertos, não é toda a organização que se interage
com o meio, mas sim uma parte dela. Máquinas e equipamentos fazem parte das
organizações, porém são sistemas fechados.
O nível
mais alto de uma organização é o nível institucional, onde estão constituídos
os presidentes, diretores, proprietários e é denominado de nível estratégico
pois é neste nível que são tomadas às decisões mais importantes com relação à
empresa, sendo também o nível que mais se relaciona com as turbulências do
ambiente externo, onde este afeta diretamente na tomada de decisão.
Em
seguida temos o nível intermediário, onde estão os gerentes e que fazem a
ligação entre o nível institucional e o nível operacional. Este nível pode ser
considerado aberto pois trabalha com as decisões tomadas de acordo com o nível
acima e também fechado pois transforma as decisões institucionais para decisões
em cima do nível operacional que é o nível de tecnologia.
Logo
abaixo temos o nível de menor poder de decisão e que trabalha como um sistema
fechado, que é o nível operacional. Este nível trabalha com máquinas,
equipamentos, acessórios, tecnologia, tendo que otimizar estes processos da
melhor forma possível, sendo um nível mais burocratizado e menos flexível em
relação à autonomia dos funcionários e etc, criando rotinas e procedimentos de
trabalho.
O Clima Organizacional
No que
se refere à clima organizacional, é possível a integração aos aspectos da
cultura organizacional de um determinado local de trabalho. Como temos a
motivação no nível de indivíduo, temos o clima organizacional no nível de
organizações, onde este afeta intimamente a motivação dos indivíduos dentro de
um determinado local, ou seja, é aquela atmosfera psicológica experimentada
quando entramos em um ambiente e que nos afeta diretamente para que ficamos ou
não nele, se nos faz sentir à vontade para desempenhar certas funções, a
maneira que nós nos interagimos com os outros, entre outras coisas. Este clima
nos influencia para desempenharmos nossas funções dentro de um ambiente, que
também é influenciado pos nós. Ele é a chave para termos organizações sadias
para se trabalhar, para retermos os melhores talentos dentro delas e
consequentemente, criar uma atmosfera ativa e motivada.
Um
ambiente com um clima organizacional positivo, é caracterizado por um local
onde as pessoas se sentem motivadas para se trabalhar, interagir com os demais
participantes, buscar inovações e, consequentemente, respeito mútuo. Este clima
influencia nos aspectos psicológicos de cada indivíduo, trazendo enormes
benefícios para os seus trabalhadores e suas empresas, pois empresas sadias
tendem a prosperar com rapidez e consistência para o sucesso.O clima
organizacional favorável ajuda a tornar as pessoas mais sadias mentalmente,
onde estas se sintam, em relação às outras pessoas e conseguirem superar os
obstáculos que a vida lhes impõe, atingindo plena satisfação pessoal e
profissional.
Porém
temos também um clima caracterizado por apatia, falta de interesse,
desmotivação, depressão, medo, desajustamento pessoal, intrigas, que é
denominado como um clima organizacional negativo ou baixo. Neste ambiente às
pessoas não se sentem à vontade para trabalhar, tendo um enorme desinteresse por
suas funções e pela organização, cultivando altas taxas de absenteísmo, alta
rotatividade de funcionários, demissões, podendo levar a empresa a um estado de
estagnação.
O Clima
organizacional precisa ser cuidadosamente trabalhado para que funcione favoravelmente,
buscando sempre ao aumento da qualidade de vida no trabalho, e,
consequentemente, como resultado, o sucesso.
Fonte: CHIAVENATO,
Idalberto.Recursos Humanos - O capital humano das organizações; São Paulo,
editora Campus, 2009.
Artigo publicado no Blog Leonardo Marioto - Organizações e Gestão de Pessoas - http://lmarioto.blogspot.com/
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte - http://lmarioto.blogspot.com/ ou http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2011/06/complexidade-entre-as-relacoes.html.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
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ResponderExcluirGrande abraço despenteado!
Eng. Jorge Paulino, excelente este artigo sobre a complexidade entre as relações organogacionais e as humanas, muito bem desenvolvido o tema.
ResponderExcluirMeu amigo, Engenheiro Wanderson agradeço e transmitirei ao autor Leonardo Marioto os seus elogios. Agradeço sempre o seu retorno aos artigos aqui desenvolvidos, quanto ao material solicitado estarei encaminhando para o seu email, espero assim estar contribuindo para o trabalho do seu filho...mais um futuro Engenheiro..
ResponderExcluirSaudações
Boa noite, gostaria de parabenizar o Srº pelo artigo, conforme o Wanderson falou, o tema é muito importante e realmente as relações são de grande complexidade.
ResponderExcluirPaula, parceria aceita e banner já linkado, obrigado pelo convite.
ResponderExcluirBjus
Marlon o artigo é do Leonardo Marioto, concordo com a sua colocação e obrigado por acompanhar-nos com o retorno através dos seus comentários.
ResponderExcluirNão localizei o seu email quando puder encaminhe-o para cadastra-lo um abraço.