10 de agosto de 2011

Contextualizando as questões ambientais


                                              
 

Por Jorge Paulino
Engenheiro  Eletricista e de Produção

Por muito tempo a questão ambiental no Brasil foi relegada a um segundo plano e essa cultura vem desde o descobrimento com a exploração desordenada das riquezas, até os dias de hoje com o crescimento das cidades, com aumento da população e o desmatamento para construção de moradias - o meio ambiente sofre ação degradativa por parte do homem. Acreditava-se que as riquezas existentes no país eram abundantes e infinitas, mas percebeu-se que isso era um equívoco, pois até boa parte do nosso século as reservas de água potável do mundo eram consideradas inesgotáveis. Com o desenvolvimento industrial e a conseqüente contaminação das águas, a explosão demográfica e a sua concentração em grandes centros urbanos, contribuíram para demonstrar que essa crença era infundada. 
Devido à degradação de sua qualidade, que se acentuou a partir da II Guerra Mundial, a água doce líquida que circula em muitas regiões do mundo já perdeu sua característica especial de recurso renovável, principalmente nos países do Terceiro Mundo e países em Desenvolvimento; na medida que os efluentes e/ou os resíduos domésticos e industriais são dispostos no meio ambiente sem tratamento ou de forma inadequada. 
Os desequilíbrios da oferta de água às populações, as questões da disponibilidade e dos conflitos pelo seu uso também apresentam seus aspectos preocupantes.
A água para os seres humanos é imprescindível, e se os recursos hídricos continuarem a ser poluído, não só a água que se bebe ficará inviável ao consumo, mas também os alimentos serão atingidos.
Produzir água para consumo humano, a cada dia torna-se mais caro, principalmente pela contaminação ou exaustão dos mananciais mais próximos. Cada vez mais é necessário buscar outros mais distantes e mais caros; o consumo de água não depende apenas do nível sócio econômico de uma região ou de um povo, mas é também associado ao uso de equipamentos com tecnologias mais eficientes e processos mais otimizados. É necessário dar ênfase para os usos finais, ou seja, do modo como a água está sendo utilizada.
Em função da relativa abundância de água no Brasil, o setor industrial nunca teve uma grande preocupação com este insumo, podemos excetuar os setores que se utilizam água como matéria-prima ou com influência direta sobre o produto final, porém com o aumento da cultura da Responsabilidade Ambiental as empresas passaram a investir em soluções para o reuso da água.
Diversas ferramentas necessárias foram incorporadas em um PCA - Plano de Conservação de Água, tais como Auditoria do Consumo, Diagnóstico do Consumo, Planos de Intervenção e Avaliação do impacto de redução e os resultados obtidos são avaliados dentro dos contextos específicos em que se encontram inseridos; as situações de economia e otimização encontradas em cada exemplo não devem ser extrapoladas para outro, pois a realidade do consumo muda sob inúmeras variáveis, particularmente pela ação do usuário.
De acordo estatística do  IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil encontra-se em quinto lugar entre os países mais populosos do mundo e que mais de 2/3 da população do Brasil concentra-se em área urbanas onde são necessários padrões articulados de gestão como o de tratamento de água.
Atualmente, com o surgimento de problemas relacionados à escassez e poluição de água nos grandes centros urbanos, começa haver um maior interesse por parte de vários setores econômicos pelas atividades nas quais a água é utilizada, o que também é motivado pelas recentes políticas federais e estaduais sobre o gerenciamento dos recursos hídricos. 
A água é um insumo essencial à maioria das atividades econômicas e a gestão deste recurso natural é de suma importância na manutenção de sua oferta em termos de quantidade  e qualidade, várias atitudes proativas estão sendo implementadas, nesse sentido, pois apesar da aparente abundância de recursos hídricos no Brasil (14% das águas doces do planeta e 53% do continente sul americano), sua distribuição natural é irregular nas diferentes regiões do País.
Foi pela carência de instrumentos de gestão que conflitos entre usuários se instalaram em algumas bacias hidrográficas brasileiras até o final do século XX, situação que está sendo revertida com a implementação do  Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH.  Trata-se de fato importante, uma vez que o cenário que se apresenta é o de crescimento urbano- industrial e agrícola que certamente será acompanhado pelo aumento da demanda de água. 
Armazenar chuva para limpar o quintal e regar plantas, está se tornando uma prática comum principalmente em época de rodízio no fornecimento de água. 
Nos prédios comerciais e residenciais, os sistemas de tratamento já vão bem além desse tipo de aproveitamento e permitem cortar até pela metade o valor da conta de abastecimento e esgoto, grandes condomínios estão investindo em projetos de Estações de Tratamento de Efluentes e Estações de Tratamento de Água; a água após a passagem pela estação pode ser utilizada em jardinagem, na limpeza e até nas descargas dos sanitários.
Embora o investimento ainda seja alto, a redução nas contas de água e esgoto pode atrair até mais que o engajamento ambiental, e já se objetiva a dar subsídios na adoção de soluções eficientes na concepção das novas edificações ou na modernização das já existentes.
  
 


Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails