Texto escrito por Leonardo
Marioto e Jorge Paulino
Os conceitos “Eficiência
e a Eficácia”
Existe uma grande diferença na
aplicação dos termos eficiência e eficácia, principalmente quanto a níveis
organizacionais.
As organizações devem buscar
incansavelmente a eficiência e eficácia simultaneamente em seu dia-a-dia, para
alcançarem seus objetivos e o sucesso do negócio.
Enquanto a eficiência trata dos
meios, ou seja, de como as coisas são feitas, eficácia trata dos fins, ou seja,
se o que foi feito alcançou o objetivo esperado. A eficiência está voltada aos
métodos, procedimentos, aos aparelhos utilizados, a melhor utilização dos
recursos organizacionais disponíveis, já a eficácia está voltada para o alcance
dos objetivos, dos resultados.
Uma empresa é eficiente quando
utiliza na plenitude todos os seus recursos, os equipamentos e materiais, e
eficaz quando consegue o resultado, o objetivo, o lucro almejado.
Para chegarmos à eficiência e
obtermos a eficácia, precisamos compreender a evolução dos conceitos empregados
pelas organizações na área dos Recursos Humanos.
A busca das empresas por líderes verdadeiros
Porque as empresas precisam de
líderes verdadeiros?
Podemos definir “Líder”, como
aquele que conduz e orienta um determinado grupo, toma as iniciativas e decisões,
tem atitude, o poder de deter o comando e se comunicam de forma eficaz.
O Líder Verdadeiro é autentico
verídico, tem as qualidades essenciais às respostas de comando.
As grandes organizações enxergam
o Líder como uma peça fundamental na gestão de pessoas, um líder verdadeiro
motiva seus liderados, diminui as inseguranças de sua equipe.
Em tempos de dificuldades, mantêm
a equipe motivada e preparada para todo o tipo de enfrentamento, parece
simples, mas será que sua empresa ou a organização a qual você está inserido,
aplica essa prática?
A evolução da gestão de pessoas através do tempo
A área de Recursos Humanos surgiu após a Revolução
Industrial integrada como Relações Industriais e teve o intuito de
estabelecer uma comunicação mediadora entre as organizações e as pessoas.
Os objetivos de ambos eram dados
como incompatíveis, segundo Chiavenato, mas em 1950, surgiu o termo Administração de Pessoal - quando essa
área teve alguns avanços e foi construída com o objetivo de administrar
pessoas. Na década de 1960 a área voltou a sofrer outras modificações e as pessoas
passaram a ganhar um outro valor dentro das próprias organizações, sendo
consideradas peças-chaves dentro delas. Só em 1970 efetivamente que surgiu a
denominação de Recursos Humanos, com o conceito de preocupação com os
funcionários (pessoas).
Existem ainda hoje empresas que
enxergam as pessoas como meros recursos organizacionais e como agentes
passíveis que apenas geram despesas para a contabilidade; porém esse conceito
está gradativamente mudando.
As novas empresas que investem no
“ser humano”, buscam inovação contínua, proatividade, dinamismo, criatividade como
elementos indispensáveis à nova economia globalizada e dominada pela
concorrência entre mercados.
Geralmente são empresas que
agregam valores as pessoas de forma inteligente, deixam de ser empresas que
administram recursos humanos mas sim que tornam o “humano” parte preponderante da administração e aplicam as
novas tendências denominada de Gestão de Pessoas.
A teoria da Cognição Humana e o Ciclo Motivacional
A motivação está relacionada,
segundo a teoria da cognição humana
(cognição é a percepção que uma pessoa tem de si e como ela se vê e elabora o
mundo ao seu redor).
O ambiente de trabalho é um fato gerador
de um clima organizacional favorável aos participantes.
As Empresas colocam na balança, a
vida pessoal e profissional, criam metas a serem conquistadas e geram
benefícios aos empregados dando mais autonomia e distribuindo tarefas mais
desafiadoras. Usam também a percepção através do autoconhecimento, como um fator
importante, obtendo os pontos fracos e fortes de cada funcionário, objetivando
uma melhor distribuição das energias a serem dispendidas, levando a chefia a escolher
o que é melhor para a organização e o que necessita ser feito para alcançar os
objetivos.
Para Chiavenato, existem três
premissas que explicam o comportamento humano:
a primeira é que tanto a
hereditariedade como o meio ambiente influem decisivamente no comportamento, a
segunda diz que há sempre uma finalidade em todo o comportamento, e por ultimo
o comportamento é sempre orientando e dirigido para algum objetivo.
Em todo estado de motivação
existe um ciclo motivacional, ele começa com o surgimento de uma necessidade e
sem esta necessidade, não há ciclo.
A necessidade traz um estado
psicológico no indivíduo, causando um desconforto levando-o a mudar a sua
história, quando as pessoas estão em estado estável, elas tendem a ficar
estáticas se acomodando nos lugares que ocupam – se por um lado é bom, pelo
outro não – , seres estáticos se acomodam com a situação atual.
Por isso, muitas às vezes, a
necessidade é visto como algo positivo, ele faz as pessoas se moverem e
conseguirem grandes realizações e avanços.
É importante frisar, que no ciclo
motivacional, nem sempre uma necessidade pode ser imediatamente satisfeita, sendo
então liberada na forma frustrações causando desconfortos psicológicos como
apatia, depressão, entre outros, podendo também ser levada para vias
fisiológicas causando problemas no organismo.
Mas qual a importância da avaliação de desempenho nas
organizações?
A avaliação de desempenho é
considerada uma das ferramentas mais importantes das uma organização; é a base
para parametrizar em nível individual, o desempenho do coletivo dos
funcionários; por ter uma base psicológica, a avaliação do desempenho é
contingencial, pois depende de “pessoa para pessoa” e de “cargo para cargo’-
não existe um padrão fixo”.
Implementa-se hoje pesquisas na
área de simulação com a utilização de Humanos Virtuais – usados principalmente em
ambientes de treino, recriação de ambientes e na educação - utilizando reações humanas
em situações “concretas” na ficção.
A simulação, as tomadas de
decisão, a expressão de sentimentos, de emoções e de necessidades, aproximam a
cognição e o comportamento humanos da modelagem na Administração e
Gerenciamento dos Processos – esquecendo-se que somos Humanos Reais.
É necessário sim inserirmos a
cultura de integração, é necessário sim dar uma retroação do trabalho
desenvolvido para o desempenhante; desta forma, conseguiremos diminuir as taxas
de absenteísmos, demissões e trazer um aumento das taxas de recrutamento
interno (recrutamento em que o foco é aproveitar os seus próprios para a vaga).
Deve-se sim aprimorar a avaliação
de desempenho, em que se mede a eficiência e eficácia do
trabalho realizado, o que está sendo trabalhado e de que forma está sendo
trabalhado; através dela, analisa-se com mais precisão a estabilidade emocional
e profissional entre o funcionário e o ambiente de trabalho, e entre o
profissional e o cargo.
Autorizada a reprodução total ou
parcial deste Artigo, desde que citada a fonte - http://engenharianodiaadia.blogspot.com/
ou Leonardo Marioto - Organizações e
Gestão de Pessoas - http://lmarioto.blogspot.com/.
Vedada a memorização e/ou
recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em
qualquer sistema de processamento de dados.
Boa Tarde Jorge, agradeço imensamente o apoio dado na orientação da minha Monografia em Governança Corporativa, no final do ano estarei concluindo um curso aqui em Houston. Lendo o texto As Organizações e a Gestão de Pessoal em tempos de globalização, vejo que o seu artigo está abordando o tema dos conflitos entre os Humanos Virtuais que as Empresas sonham e os Humanos Reais que desafiam os conceitos matemáticos.
ResponderExcluirBela abordagem e sempre que posso acesso o seu Site para aprender mais um pouquinho.
Congratulations....
Susana Wendler - Facilities Administrator
Perfeito o comentário da Susana.
ResponderExcluirGostei muito do artigo, a abordagem foi muito boa parabéns aos autores.
ResponderExcluirCom a globalização, os conceitos de funcionário perfeito sofreu alteração, antes era o funcionário mais comprometido, mais leal; hoje o conceito é aquele que mais consegue dar lucro, o multi funcional.... parabéns pelo site, muito bom os artigos.
ResponderExcluirCarlos G. Mattoso
Agradeço os Comentários dos amigos leitores Susana, Wanderson, Marlon, Carlos é bom esse retorno dado por vocês.
ResponderExcluirSusana antes de mais nada parabéns pelo sucesso em sua carreira, fico feliz em ter colaborado com esse seu sucesso.
Wanderson e Marlon, agradeço sempre o incentivo dos comentários e do acompanhamento dos artigos.
Carlos, creio que você está aqui pela primeira vez que nos brindando com seus comentários, o Engenharia no Dia a Dia é um fórum de idéias dadas muitas vezes pelos leitores. Agradeço ao Sr° Leonardo Marioto/Organizações e Gestão de Pessoas - http://lmarioto.blogspot.com/, que escreveu o tema e parte deste artigo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários ! Agradeço a todos de coração. Obrigado por participarem assim ativamente do site, é isso que vale a pena !
ResponderExcluirAbraços a todos.