22 de agosto de 2011

Em breve todos serão responsáveis pelo lixo produzido


Por Érica Sena
Bióloga, Gestora Ambiental, Pós Graduada em Tecnologias Ambientais.



O lixo cresceu 6 (seis) vezes mais do que a população, mas a taxa de reciclagem continuou sendo mínima, resultando na sobrecarga dos aterros, ou ainda sendo jogadas em lixões, córregos, ruas, etc, tornado-se assim, um dos grandes problemas urbanos, pois enfeiam a cidade, contaminam solo e água, agravam as enchentes, e são locais de proliferação de animais vetores de doenças.
No ano passado foi aprovada uma lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, o primerio passo para elaboração dessa política de extrema importancia, responsabilizando a todos pela geração e destinação do lixo produzido dentro da cadeia produtiva ( responsabilidade compartilhada).  A PNRS irá privilegiar as cooperativas de reciclagem que farão a coleta seletiva e disponibilizarão às empresas a fazerem a reciclagem dos materiais coletados. Assim, os catadores e as cooperativas terão mais valor na sociedade, tornando o material reciclável ou reutilizável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda, além de ajudar o planeta.
Enquanto a PNRS não sai do papel, todos os envolvidos estão se adequando a ela, através de plano de gestão de resíduo, logística reversa, entre outros, e nós também podemos fazer nossa parte dando destinação correta ao nosso lixo. É necessário separar o lixo orgânico (coletado pela prefeitura) do reciclável e mandá-lo para cooperativas.
Aqui na região temos a Cooperativa Crescer que faz coleta de materiais em várias ruas. Eles coletam óleo usado e materiais eletrônicos e também disponibilizam um blog para maiores informações:  


Vale a pena se informar e começar a mudar essa situação lamentável. Vamos melhorar nossa região, acabando com o lixo jogado pelas ruas e praças e ajudar na renda de várias famílias. Conto com você!
Faça a sua parte!

Artigo publicado no Blog Pensar Eco, é lógico! - http://pensareco.blogspot.com/.
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte – a autora Érica Sena, http://pensareco.blogspot.com/  ou http://engenharianodiaadia.blogspot.com/ .
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails