14 de novembro de 2011

Seu empreendimento: Pensamentos e experiências diferentes se complementam. Não se divergem.


O trecho do artigo “ Os principais processos de Administração de Recursos Humanos , fala sobre a provisão de pessoal, mas o que significa o processo de provisão de pessoas?
No artigo “Seu empreendimento: Pensamentos e experiências diferentes se complementam. Não se divergem”, Leonardo Marioto faz com clareza a abordagem da síntese dos Processos Administrativos.

Imagem disponível em http://guiadacarreira.com.br 

Por Leonardo Marioto
Disponível em: http://leonardomarioto.com/

No subsistema - subsistema, pois faz parte de vários outros subsistemas que se completam e se tornam um todo - denominado de Administração de Recursos Humanos, a área de gestão de pessoas como função de linha ou de staff (assessoria), determina quem trabalhará nas organizações. Nesta atividade o objetivo é focar nas pesquisas de mercado de trabalho, seleção e recrutamento de pessoas, buscando por meios de divulgação, headhunters, trocas de informações com outras empresas, quem irá ser selecionado para entrevistas e conseqüentemente, os novos participantes da organização. Dentro da provisão de pessoal pode ser feito também um recrutamento interno, buscando funcionários das próprias organizações.
O recrutamento interno é sempre um meio bastante motivador para os funcionários das empresas, pois estabelecem meios de planejamento de carreiras, e conseqüentemente, de crescimento pessoal  e profissional. ’’
Um dos primeiros passos que você dará na iniciação de seu empreendimento será o processo de provisão de pessoas. É neste momento que compreende a tarefa de decidir quem irá trabalhar em sua organização.
Os recursos humanos de sua empresa serão uma das peças fundamentais que irão ditar o seu sucesso organizacional. É por meio de pessoas que corporações se inovam e criam produtos e serviços capazes de satisfazer seu público alvo.
Algumas perguntas devem ser feitas neste momento: Quem contratar para sua nova empresa? Pessoas cujos pensamentos, ideias, instruções e formações possuam similaridade com você, ou pessoas cujas características profissionais sejam um pouco diferentes da sua?
É indiscutível que nossos relacionamentos se baseiem nas similaridades da cada um, ou seja, nos relacionamos mais facilmente com pessoas cujas características se assemelham com o nosso perfil.
De acordo com alguns estudiosos, pessoas semelhantes se sentem mais seguras lado a lado, pelo fato de que pressentem que se conhecem melhor e que também que podem ‘’prever’’ reações e comportamentos da outra pessoa (Robert A. Baron e Scott A. Shane, 2007). Agora, se tratando de provisão de pessoal, o que devem fazer os empreendedores na hora de selecionar seus futuros funcionários e colaboradores para realizar as diversas tarefas referentes aos cargos? Como disseram Robert A. Baron e Scott A. Shane (2007), ‘’eles não são uma exceção a regra’’.
Os empreendedores tendem a selecionar participantes cujas características, instruções e experiências sejam mais ou menos semelhantes iguais a suas. Existe algum erro nisto? Não. Porém há vantagens e desvantagens nesta linha de ideia.
As vantagens são um pouco óbvias para pessoas que falam a mesma ‘’língua’’, e, como disseram estes mesmos autores, ‘’a comunicação eficaz é um ingrediente-chave nas boas relações de trabalho’’, ou seja, administradores conhecem termos, estudos entre outras coisas de outros administradores, e assim funciona  também com as outras áreas. Portanto obter recursos humanos similares ao seu capital humano é de grande importância para o funcionamento de sua organização. Entretanto temos algumas desvantagens em possuir este capital muito padronizado na construção de seu novo empreendimento.
Já enfatizei em vários outros artigos que a busca por pessoas diferentes nas empresas traz grandes benefícios para a corporação, principalmente, no que tende a inovação e criação de novos produtos e serviços, que é essencial para este mundo corporativo atual.
Vemos a importância de seres distintos nas corporações, com um exemplo claro retirado do livro “Empreendedorismo: Uma visão do processo”, imagine uma organização sendo iniciada por um grupo de engenheiros na criação de um novo produto.


Imagem disponível em http://irlanebatista.blogspot.com



A engenharia é essencial nesta parte de desenvolvimento e inovação de novas categorias a serem postas no mercado, entretanto pense neste empreendimento apenas com engenheiros. Eles farão, teoricamente, um trabalho primoroso neste processo de criação de um novo produto, porém, dificilmente, saberão questões legais, políticas, administrativas entre outros aspectos relacionados fora da área de atuação dos mesmos.
Nesta hora, participantes de outros campos de atuação serão indispensáveis, para poderem agir de forma eficaz na realização do produto como um todo. Ademais é sempre importante termos diferentes ‘’cabeças’’ dentro de uma organização, para propiciar uma propagação do capital intelectual, e usufruirmos de toda gama oferecida pelo mercado de trabalho.
Um ponto fundamental nestas escolhas de ingressantes para as corporações, para você fazê-las de modo consciente e eficaz, é saber quais são as suas habilidades. Você terá que fazer uma auto-avaliação para determinar do que realmente necessita para poder somar as habilidades suas com as de seus ingressados. Isto será fundamental para o sucesso de sua organização.
Bibliografia: BARON, Robert A.; SHANE, Scott A. Empreendedorismo: Uma visão do processo; São Paulo, editora Cengage Learning, 2007. 1° ed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails