Por Jorge Paulino
Engenheiro Eletricista e de Produção
O princípio fundamental do Six Sigma é a utilização de um conjunto de práticas, com o objetivo na redução da variabilidade nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
O seu uso sistemático, além de aumentar expressivamente a
performance, melhora a lucratividade por meio da “melhoria” da qualidade de
produtos e processos independente do porte da empresa; se tornou uma realidade
e uma solução ótima de médio e longo prazo, espalhando para um crescente número
de áreas funcionais dentro das empresas.
O Six Sigma também é definido como uma estratégia gerencial disciplinada
através da aplicação de métodos estatísticos e ferramentas da gestão da
qualidade, que promove mudanças nas organizações; fazendo com que se chegue a
melhorias nos processos, produtos e serviços, produzindo uma satisfação na
relação Empresa X Cliente.
Na década de oitenta, a gigante das telecomunicações Motorola,
começou a elaborar um programa que tinha como um dos objetivos principais a
confiabilidade do produto final, a redução de perdas e a diminuição das
sucatas. O objetivo era reduzir a taxa de falhas em seus processos de
manufatura.
A Motorola revolucionou a melhoria da qualidade e nos processos de negócios com o seu programa Six Sigma focando a competitividade
global, mapeamento os processos e implementando um gerenciamento participativo
baseado na busca da melhoria e da qualidade, visando atingir a satisfação do
cliente em cinco anos.
A definição de Six Sigma também evoluiu, principalmente pela
introdução de novas ferramentas e a adaptação de outras, de forma a se adequar
às necessidades do projeto e assim atingir um nível de qualidade que satisfaça
o consumidor e minimize as perdas do fornecedor. Em outras palavras, ela contempla as características de outros modelos de qualidade.
A implementação do Six Sigma não é de fácil compreensão por
parte de muitos funcionários, daí a necessidade de treinamentos e aprimoramentos
nos modelos e projetos evitando os impactos nessas mudanças, criando uma
cultura (mentalidade) que coloca a qualidade e a confiabilidade como um
compromisso de excelência.
No
site da SoftExpert Software, tem um excelente artigo Six Sigma – Estratégias de
Gestão de Negócios, abaixo reproduzido e disponível em http://www.softexpert.com.br/norma-seis-sigma.php.
O Programa Seis Sigma nasceu na empresa Motorola na
década de 80 e, atualmente, é aplicado tanto em processos de negócios quanto em
processos de manufatura, revolucionando o ambiente empresarial devido à
quantidade de ferramentas utilizadas.
Seis Sigma é um conjunto de ferramentas e técnicas
baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios
financeiros por meio de melhorias contínuas.
Tecnicamente, Seis Sigma se apresenta como um
programa baseado em mensurações, onde a estatística é o principal meio
utilizado para auxiliar à tomada de decisão, e tem por objetivo aumentar o
nível de qualidade dos processos até atingirem o nível Seis Sigma, o que
significa ter uma margem de apenas três erros em um milhão de vezes que se
executa uma tarefa.
No coração da metodologia está o modelo DMAIC
(definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos
existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias
incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver,
verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos
processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser
empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria
incremental. Os processos Seis Sigma são executados por pessoas certificadas
nos níveis Green Belt (cinturão verde) e Black Belt (cinturão negro) e são
supervisionados por Master Black Belts.
A metodologia Seis Sigma passa por uma análise
preliminar de definição do problema e, em seguida, utiliza as ferramentas
estatísticas e de qualidade com o objetivo de transformar as informações em
conhecimento necessário à solução do problema. As ferramentas estatísticas e o
conhecimento técnico devem ser sempre utilizados integrados a uma metodologia
de solução de problemas para aumentar a eficiência.
O objetivo estratégico do programa consiste em
melhorar os processos, reduzir sua variabilidade em relação a uma meta
específica e, consequentemente contribuir para um maior controle dos resultados
obtidos.
O SoftExpert Excellence Suite assegura a
conformidade com diversas regulamentações, incluindo a Seis Sigma. O SoftExpert
Excellence Suite permite aumentar a eficiência de seus processos da qualidade,
minimizar os altos custos da conformidade e colocar rapidamente novos produtos
no mercado.
Cada solução do SoftExpert Excellence Suite atende
um requisito chave, como mostrado abaixo:
Processo DMAIC/DMADV
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Solução SoftExpert
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D
- Definir: Defina as metas do projeto e os entregáveis aos clientes (internos
e externos).
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Defina
clientes e requisitos.
Desenvolva
a declaração do problema, metas e benefícios.
Identifique
o patrocinador, donos do processo e o time.
Defina
os recursos.
Avalie
o principal suporte organizacional.
Desenvolva
o plano de projeto e os milestones.
Desenvolva
o mapa do processo de alto nível.
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Funcionalidade
para Solicitação de Iniciativas (proposta de projeto e melhoria de processo).
O
aplicativo de Gerenciamento de Projetos e Portfólio auxilia a obtenção de
requisitos dos clientes, o desenvolvimento de um business case consistente, o
desenvolvimento de um plano de projeto e o termo de abertura do projeto,
especificando os recursos necessários, restrições, premissas, fronteiras e
outros detalhes, com as informações podendo ser alimentadas e atualizadas ao
longo da vida do projeto.
Funcionalidade
de gestão de documentos e formulários para capturar o termo de abertura, a
declaração de escopo, entre outros documentos, como os físicos.
Permite a configuração de atributos do
projeto, atividades, recursos etc.
Estabelece
facilmente os papéis, habilidades, competências dos recursos e seus
relacionamentos.
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M - Medir: Meça o processo
para determinar o desempenho atual. Quantifique o problema.
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Defina
defeito, oportunidade, unidade de medida e indicadores.
Mapeie
o processo detalhado da área apropriada.
Desenvolva
o plano de coleta de dados.
Valide
o sistema de medição.
Colete
os dados.
Inicie
o desenvolvimento da relação Y=f(x).
Determine
o potencial do processo e a linha de base Sigma.
|
O
Aplicativo de Controle Estatístico do Processo (CEP) permite a coleta dos
dados de forma manual ou automática e o armazenamento em banco de dados
centralizado e seguro, permitindo análises futuras por meio dos aplicativos
de cartas de controle, nativos da ferramenta.
O
Gerenciamento de Processo permite a representação gráfica do processo,
descrevendo as entradas, saídas e as unidades de atividade. Representa o
processo completo, permitindo a análise e otimização do workflow.
O simulador de processo permite análise
facilitada e revisão do processo.
O
Workflow engine automatiza todo o processo e permite a comunicação e
colaboração do time do projeto.
O
Aplicativo de Análise de Sistemas de Medição (ASM) auxilia a identificação de
problemas no processo. Classifica as variações nas seguintes categorias: Bias,
Linearidade, Estabilidade, ANOVA e Repetitividade & Reprodutividade, que
auxilia a mensuração da eficácia dos medidores, réguas e outros instrumentos
de medição.
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A - Analisar: Analise e
determine a causa raiz do defeito.
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Defina
as metas de desempenho.
Identifique
os passos do processo que agregam e os que não agregam valor.
Identifique
as fontes de variação.
Determine
a(s) causa(s) raiz.
Determine
alguns X's vitais do relacionamento Y=f(x).
|
O
aplicativo de Controle Estatístico de Processo permite a análise dos dados
coletados previamente. Algumas das ferramentas utilizadas são: Histogramas,
Gráfico de Pareto, Gráfico de Sequência, Diagrama de Dispersão, Diagrama de
Causa e Efeito (espinha de peixe) e 5 Porquês.
O
simulador de processo permite facilmente a análise e revisão do processo.
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I – Implementar melhorias:
Implemente as melhorias no processo por meio da eliminação de defeitos.
D - Desenvolver: Detalhe o
processo para atender às necessidades do cliente.
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Execute
um projeto de experimentos.
Desenvolva
soluções potenciais.
Defina
tolerâncias operacionais do sistema potencial.
Avalie
modos de falha do sistema potencial.
Avalie
melhorias potenciais por meio de estudos piloto.
Corrija/Reavalie
a solução potencial.
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A
metodologia contida no FMEA da SoftExpert permite:
Analisar
o modo potencial de falha do seu processo ou produto;
Analisar
o efeito resultante destas falhas;
Analisar
as causas potenciais e seus riscos;
Antecipar
e quantificar a probabilidade de problemas;
Priorizar
ações necessárias para mitigar o risco associado à falha.
O
simulador de processo permite facilmente a análise e revisão do processo.
Workflow e alertas configuráveis também
auxiliam o controle do processo e notificações automáticas.
Dados
do Controle Estatístico (CEP) de Processo identificam restrições, tempos de
espera e outras fontes de atraso no processo.
O
CEP também permite encontrar variações no processo, reduzindo o desperdício e
a probabilidade de que surjam problemas mais para frente.
Oriente
e gerencie a execução do projeto.
Utilize
workflow para iniciar, comunicar, acelerar e controlar a implementação dos
trabalhos.
Timesheet
permite aos recursos que informem suas horas e esforços para controle do
progresso.
Riscos,
questões, alterações, ou qualquer exceção podem ser caracterizadas, e
recursos podem ser designados e monitorados.
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C - Controlar: Controle o
desempenho do processo futuro.
V - Verificar: Verifique o
desempenho do projeto e sua habilidade de atender às necessidades do cliente.
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Defina
e valide o sistema de monitoramento e controle.
Desenvolva
procedimentos e padrões.
Implemente
o controle estatístico de processo.
Determine
a capabilidade do processo.
Desenvolva
o plano de transferência e entregue para o dono do processo.
Verifique
os benefícios, economia/contenção de custos e aumento do lucro.
Encerre
o projeto e finalize a documentação.
Comunique
a empresa e celebre.
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Aplicativos
analíticos textuais e gráficos para monitorar projetos e processos.
Meça
o resultado dos processos e produtos com análises estatísticas, volume de
alterações e múltiplos indicadores de saúde do projeto (custo, prazo,
alocação de recurso) com controles de limites superior e inferior
representados por cor e imagens.
Utilize
workflow para iniciar o encerramento de um projeto e obter a aprovação de
todas as partes interessadas.
Todo
o conteúdo do projeto pode ser arquivado ou utilizado como modelo para
futuros projetos, padronização de processos, análise de lições aprendidas e
auditorias.
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Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada
a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a
inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.
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