12 de novembro de 2009

"Reflexões do Pós-Apagão"

O meu amigo e leitor do Blog, o Arquiteto e Engenheiro de Segurança - Wilton Maillard fez um questionamento muito interessante, no qual eu compartilho com vocês.

Íntegra do Email:

No dia do apagão eu estava realizando uma vistoria na Hidrelétrica de Funil em Itatiaia, trata-se de uma das Usinas mais antigas do Brasil, e segundo o operador, encontra-se no limite da sua demanda, apesar da sua reserva hídrica de 30%. Os equipamentos da Usina apresentam aspecto de ainda serem os originais da construção, ai eu te pergunto:

1- 1- Porque as hidrelétricas funcionam em sua capacidade máxima em época de grande demanda tendo outras alternativas de geração tal como as termoelétricas?

2- 2- No caso do Rio de Janeiro, é fato que a existe uma Hidrelétrica em Ribeiro das Lajes desativada, e possui uma imensa área ainda alagada, caso seja verdade existe estudos para reativá-la.

Abraço.

Wilton Maillard

Itacolomi Construções e Serviços Ltda

Meu caro Colega,

Muito bem levantada as questões.

No Brasil criou-se a mentalidade das grandes obras de infra-estrutura, e isso impede que pequenas intervenções sejam vistas como obras inexpressivas.

Hoje existem projetos de recapacitação e repotencialização de sistemas, procedimento estes que reduziriam significativamente o montante de obras, além dos impactos ambientais.

As instalações sofrem ao longo dos períodos, efeitos de diversos fatores decorrentes da ação inevitável do tempo, desgastes mecânicos, degradação física de maior ou menor intensidade dependendo da agressividade do meio, e etc.

O aumento do Parque Termogerador, seria uma medida do ponto de vista Técnico-Financeiro, excelente pois além da necessidade de um tempo menor para a instalação, poderíamos aproveitar as reservas de Gás Natural - principalmente na região entre as cidades de Santos (SP) e Vitória(ES).

As PCH’s também são uma excelente alternativa, pois para um Sistema Interligado Nacional, teríamos um Sistema Regional também ligado à Rede Nacional.

Quanto ao Parque Hidroelétrico em Ribeiro das Lajes, a Usina Fontes Velha, que foi a maior hidrelétrica brasileira e uma das maiores do mundo quando iniciou a operar em 1908 – instalada no Município de Piraí, com capacidade de 24MW e depois ampliada para 49MW, foi desativada 1989.

A Usina Hidrelétrica Fontes Nova, inaugurada em 1940 ainda em operação, com capacidade instalada atual de 132 MW continua a operar.

A Light vai reativar a Usina Fontes Velhas com uma reforma, construção e modernização e adequação se à disponibilidade hídrica do Complexo de Lajes, que depois de concluída gerará 17MW .

A usina Lajes ajudará a Light a atender ao crescimento da demanda de energia no Rio de Janeiro, além de diminuir a dependência externa do Estado por energia elétrica, permitir a modernização do suprimento das Adutoras da Cedae e o controle de cheias no Rio Piraí.

Fonte:Light Energia

Disponível em http://www.lightenergia.com.br/web/parque/complexo_lajes/sub_lajes/tesubsistema_lajes.asp?mid=86879428722972267226

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

2 comentários:

  1. Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Toyota – Empresa do Século XXI supera crise.
    Sua visita será um grande prazer para nós.
    Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
    Atenciosamente,
    Sebastião Santos.

    ResponderExcluir
  2. ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    A ENGENHARIA NO DIA A DIA




    jose
    ramon...

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails