8 de junho de 2010

Os problemas ambientais da atualidade – A água

Foto: Jornal O Globo-Lagoa de Jacarepaguá

Por Jorge Paulino

Engenheiro Eletricista

Os problemas ambientais da atualidade, como o aquecimento global, desmatamento, desertificação, extinção de espécies, descartes inadequados de resíduos industriais (altamente contaminante) e lixo urbano, são objetos de estudos constantes dos especialistas.

São diversos os questionamentos sobre a própria continuidade e sobrevivência do planeta principalmente pela possibilidade da escassez de água pura em um futuro próximo.

O crescimento econômico mundial, a constante degradação do meio ambiente e a possibilidade de exaustão dos recursos naturais colocam em risco a sociedade mundial, com o desequilíbrio da proteção do meio ambiente e nos trará um horizonte de profundas mudanças climáticas causando provável escassez de alimentos e água potável.

A sociedade se organiza e cobra esforços mais eficazes dos líderes mundiais para alterar esse quadro de previsões sombrias. Aos poucos começam a se disseminar um novo modelo sustentável de desenvolvimento, portanto, faz-se necessário a execução de ações e políticas públicas e privadas, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, e adoção de novas tecnologias não exaustoras do meio ambiente.

Precisamos investir no gerenciamento racional dos recursos naturais sustentáveis, que surgem para integrar os processos de crescimento econômico mundial, precisamos ainda preservar os recursos naturais ainda intocáveis.

As Empresas vivem hoje um grande paradigma, que é crescer sem causar impactos ao Meio Ambiente, como usar bem e de forma eficiente os recursos, e como incorporar a Qualidade Ambiental à Qualidade Total.

Os novos produtos ou serviços deverão estar em conformidade com Normas Ambientais tanto nacionais e até normas internacionais, utilizarem cada vez menos recursos ambientais não renováveis e serem Empresas reconhecidas pelo envolvimento na Responsabilidade Social e Ambiental.

O Cenário de Hoje

As altas taxas de crescimento, tanto populacional urbano quanto econômico, neste caso principalmente o industrial e o agrícola, traz um cenário que certamente será acompanhado pelo aumento da demanda de água. É fundamental a adoção de práticas como o uso racional e eficiente da água, gestão de efluentes e do reuso das águas, na redução de despejos de efluentes no corpo receptor e a reutilização dessa água com estabelecimento de níveis de tratamento recomendados.

As possibilidades e formas potenciais de reuso dependerão, evidentemente, de características, condições e fatores locais, principalmente decisões políticas, esquemas institucionais, disponibilidade técnica e fatores econômicos, sociais e culturais.

Os setores industriais, as agro-indústrias, os de serviços incluindo nesse caso os grandes Empreendimentos Comerciais e Condomínios, que são importantes usuários de água e grandes geradores de efluentes, precisarão adotar novos modelos de consumo e de geração desses efluentes.

Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.

Um comentário:

  1. Que Nesse natal, possamos rever o nosso passado para melhorar o nosso futuro. Que Deus nos abençoe e brilhe com sua luz perante você, abrindo o caminho até Ele!
    São os votos de J Araújo

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails