14 de abril de 2011

Ciclo de entrevistas - Blog Fatos Matemáticos

A Entrevista desta semana é com o Prof. Paulo Sérgio C. Lino, articulador do Blog Fatos Matemáticos, dedicado a história e aos fatos da matemática.

Segundo o autor, “O objetivo deste blog é divulgar a Matemática em todos os seus níveis, buscando deste modo melhorar a Educação do país.”

Conta Corrente

Nome: Paulo Sérgio C. Lino

Blog: Fatos Matemáticos

Segmento: Educação

Ocupação: Professor Universitário/UDESC-Joinville

Cidade/ Estado: Joinville-SC

Engenharia no dia a dia - A Matemática é considerada no meio estudantil como “Problema” tal a dificuldade de entendimento por parte de muitos alunos. A matemática é uma das mais antigas Ciências e sendo definida por alguns dicionários como “a ciência que estuda as propriedades dos números, das figuras, dos conjuntos, da medição ou das funções, e que é formada por diversos ramos: aritmética e a geometria, se nos referirmos à matemática elementar, ou ainda a teoria de números, a teoria de conjuntos, a análise matemática, a teoria das probabilidades, a topologia, a geometria analítica ou a geometria diferencial”, o que levou a que optar por esta carreira e quais são os seus objetivos principais?

Fatos Matemáticos - Desde criança, sempre fui uma pessoa muito curiosa querendo compreender o mundo a nossa volta. Percebi então que era necessário um conhecimento matemático para deduzir e manipular as fórmulas que aparecem na matemática e na física, por isso, optei por esta carreira. Tenho muitos objetivos a serem realizados, irei citar alguns: Escrever livros de matemática, estudar funções elípticas, matemática discreta, aprofundar meus conhecimentos e álgebra linear e moderna.

Engenharia no dia a dia - Conte-nos um pouco da sua experiência como Professor.

Fatos Matemáticos - Comecei, lecionando aulas particulares e foi uma experiência muito boa, pois as perguntas dos alunos me levaram a aprofundar cada vez mais o conhecimento a ser transmitido. Após o mestrado lecionei em faculdades particulares e atualmente sou professor contratado da UDESC-Joinville. Sempre fui preocupado em saber quais as formas que a matemática deve ser assimilada e transmitida. Por isso, escrevi alguns posts sobre esses assuntos relatando as idéias dos matemáticos Geraldo Ávila e William P. Thurston, vale a pena conferir no blog.

Engenharia no dia a dia - Entre os ramos da matemática qual ou quais você mais se identifica?

Fatos Matemáticos - Pelos posts publicados, percebi que identifico mais com geometria plana, cálculo, equações diferenciais e história da matemática.

Engenharia no dia a dia - Na sua visão qual deve ser o perfil do Professor de Matemática?

Fatos Matemáticos - Do meu ponto de vista, o professor de matemática deve ter as seguintes características:

- Deve ser uma pessoa com muita paciência,

- Ter domínio do conteúdo a ser transmitido,

- Deve ser humilde e estar pronto para admitir os erros e aprender com os alunos,

- E deve principalmente gostar do que faz.

Engenharia no dia a dia - Qual ou quais os livros você indicaria para uma boa leitura?

Fatos Matemáticos - Apresentarei alguns livros que me influenciaram bastante.

- Partial differential equations of mathematical physics and integral equations. Autor: Guenther and Lee;

- Álgebra linear. Autor: Boldrini/Costa;

- História da matemática. Autor: Howard Eves;

- História da matemática. Autor: Carl B. Boyer;

- Cálculo diferencial e integral vols 1 e 2. Autor: N. Piskounov;

- Cálculo com geometria analítica vols 1 e 2. George B. Simmons;

- Transformadas de Laplace. Autor: M. R. Spiegel;

- Deve ser brincadeira, Sr. Feynman! Autor: Richard P. Feynman;

- Discurso sobre o método. Autor: René Descartes;

- Os 100 maiores cientistas da história. Autor: John Simmons;

- A música dos números primos. Autor: M. Sautoy;

Engenharia no dia a dia - Como surgiu a idéia do Projeto do Fatos Matemáticos ? E como foi o início?

Fatos Matemáticos - Há tempos percebi que os sites que tratam de matemática são quase sempre dedicados a matemática do ensino médio, com simulados para vestibulares, coleções de fórmulas sem demonstrações, apresentando a matemática de uma forma insípida e desmotivadora, além das inúmeras propagandas circundando o assunto. Assim, me senti na obrigação de iniciar o projeto Fatos Matemáticos, apresentando a matemática com outro enfoque. Acredito que todos nós temos a curiosidade de saber o porquê das coisas e não é por causa de sua dificuldade ou complexidade, que não devemos apresentá-las. Temos que cultivar o conhecimento de forma axiomática em que cada fato é deduzido do fato precedente. Antes do blog Fatos Matemáticos, tentei criar um site, mas as peculiaridades da linguagem HTML fez eu desanimar do projeto. Até que em 2009, fiquei curioso e pesquisei sobre os blogs e descobri a plataforma Blogger do Google, onde o conhecimento do HTML é mínimo. Foi assim que surgiu o blog Fatos Matemáticos.

Uma curiosidade é que o nome do blog foi escolhido no sentido de dar ênfase de que a matemática é uma ciência exata.

Engenharia no dia a dia - Quais os blogs que inspiraram a criar o seu?

Fatos Matemáticos - Acho bem interessante o blog Problemas e Teoremas do Tavares e de certa forma fui influenciado por ele e também do blog O Baricentro da Mente do amigo Kleber.

Engenharia no dia a dia - Como você define o Fatos Matemáticos e a quanto tempo o existe?

Fatos Matemáticos - O Fatos Matemáticos é um blog que procura divulgar a Matemática em seus diversos níveis de forma clara e concisa, possuindo algumas normas a serem seguidas, tais como: divulgar apenas assuntos matemáticos ou diretamente relacionados a matemática, não divulga a matemática através de vídeos. Ele nasceu em julho de 2009, tendo 1 ano e 9 meses

Engenharia no dia a dia - Como você monta a pauta de assuntos do blog? Como é a preparação para escrever sobre algo? E quantas horas por dia você dedica a esse trabalho?

Fatos Matemáticos - Escrevo primeiro no papel, fazendo pesquisas e escolhendo exemplos para serem ilustrados. Procuro colocar em todo post um diagrama ou figura, buscando esclarecer melhor o assunto.

O blog também está estruturado em sessões mensais tais como os problemas dos fatos matemáticos e as biografias.

Dedico em torno de 2 horas por dia, respondendo comentários e escrevendo os posts. Procuro publicar 15 posts por mês. Além disso, o blog também está de portas abertas para artigos de autores externos, desde que sejam bem escritos.

Engenharia no dia a dia - Em sua opinião qual aquele artigo que te deu maior satisfação e retorno pessoal? E por quê?

Fatos Matemáticos - São tantos artigos fica difícil escolher um que me deu maior satisfação pessoal. Mas tenho um que gosto muito que é “Arquimedes e o Volume da Esfera”.

Neste artigo, consegui após muita pesquisa, deduzir o volume da esfera seguindo as idéias de Arquimedes, sem usar Cálculo Integral. Além disso, as figuras deste post contribuíram para que ele ficasse perfeito.

Engenharia no dia a dia - Qual o artigo que você gostaria de ter escrito?

Fatos Matemáticos - O blog está em fase de construção, de modo que pretendo abordar vários temas da matemática, mesmo que este tema já tenha sido publicado em algum site o blog, o que diferencia um do outro é a forma em que é abordado o assunto. Gostaria de publicar alguns posts sobre construções geométricas, mas o Prof. Kleber do blog O “Baricentro da Mente” possui mais experiências em lidar com as figuras necessárias.

Engenharia no dia a dia - Fatos Matemáticos é uma referência no segmento de Blogs Educativos, mas qual a visão do professor quanto ao papel dos Blogs Educativos na formação do cidadão e quais as suas expectativas para o futuro do Blogs Educativos. Como você vê neste contexto o Fatos Matemáticos?

Fatos Matemáticos - A internet está evoluindo a cada dia e estamos descobrindo novas formas de utilizá-la na área da Educação. Os Blogs Educativos auxilia na complementação de um assunto ministrado em sala de aula ou escrito nos livros, mas possui a vantagem de estar disponível para as pessoas que tem acesso a internet, mas não tem acesso a bibliotecas ou que não tem condições de comprar um livro. A tendência dos Blogs Educativos no Brasil e no mundo é crescer cada vez mais acompanhando o crescimento da internet. Nós professores, temos a necessidade de compartilhar o conhecimento para todos os estudantes e curiosos. Neste sentido, o papel do blog Fatos Matemáticos, tem sido muito importante principalmente devido a sua flexibilidade de acesso ao material publicado. Vale a pena cita que já foram publicados mais de 450 artigos em várias áreas neste período e todos estão disponíveis para os leitores, sem interferência de senhas ou cadastros. Além disso, os comentários não são moderados, tornando a comunicação rápida e sem burocracia. É claro que o fico muito feliz em receber seguidores e ver a lista de leitores por e-mail crescer a cada dia, isto me dá energia e ânimo para escrever cada vez mais.

Engenharia no dia a dia - Tem algum novo projeto que você pretende fazer na web? E quais as parcerias e projetos que estão em paralelo com o blog.

Fatos Matemáticos - Não tenho nenhum projeto em vista, pois estou muito satisfeito com o sucesso e os elogios que recebo do blog, fico um pouco triste com a falta de apoio e incentivos, pois o meu sonho seria dedicar integralmente ao blog, mas atualmente isto não é possível. Um projeto em paralelo que iniciamos (eu e o Prof. Kleber) é a UBM, União dos Blogs de Matemática. Este é um blog diferente que tem como objetivo principal a divulgação dos posts recentes dos outros blogs deste segmento filiados a esta entidade. A expectativa é que a UBM cresça cada vez mais. Vale a pena conferir.

Engenharia no dia a dia - Quantos visitantes por dia em média você alcança? Você se preocupa com o volume de visitas?

Fatos Matemáticos - Recebo em média 350 visitas diárias, mas já teve picos de 700 visitas. Eu preocupo sim com as visitas e com os artigos que os visitantes acessam, pois eles direcionam o caminho que blog deve seguir no futuro, ou seja, também procuro escrever sobre assuntos que sejam interessantes para os leitores.

Engenharia no dia a dia - Você acha que existem muitos blogs bons? E, quais os blogs que você considera como de alto nível no seu segmento?

Fatos Matemáticos - Acho que temos muitos desafios a serem vencidos. Em geral, blogs são criados hoje, morrem no período de três meses por falta de conhecimento, experiência e dedicação. Além disso, existem muitos professores bons em nossas universidades que preferem a pesquisar ao invés de divulgar a matemática ou que tem um pensamento de que “perderá tempo” se parar para divulgar suas idéias. Sem contar que ser blogueiro de matemática no Brasil é algo que tem pouca ou nenhuma relevância no meio acadêmico. Assim, o número de blogs bons é reduzido, mas irei citar dois:

O Baricentro da Mente e o Problemas Teoremas

Engenharia no dia a dia - Visão pessoal do seu trabalho como Educador?

Fatos Matemáticos - Tenho muito que aprender, escrever e publicar, mas algumas das minhas metas estão sendo realizadas através do blog, onde eu organizo as minhas idéias e divulgo para os interessados e curiosos.

Linha direta

Fatos Matemáticos - Podemos medir o desenvolvimento de um país pelo nível matemático que ele possui, pois a matemática é a base de toda tecnologia necessária para o seu crescimento. Nunca desista de seus sonhos, seja persistente e paciente. Neste sentido, o Fatos Matemáticos - estará sempre ao seu lado mostrando um lado interessante da matemática.

3 comentários:

  1. Jorge, excelente! Só tenho elogios a fazer ao Prof. Paulo pela sua dedicação para com a Matemática. Um pessoa incrível sempre pronto a ajudar-nos em nossas dúvidas. Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. na verdade a matematica não nos cativa porque temos professores despreparados e desmotivados Quando eu estava no ginásio a professora nos ensinava matemática atravéz de desenhos geométricos. E era tão fácil aprender teoremas e equações, mas infelizmente não guardei meu caderno. bjs

    ResponderExcluir
  3. Kleber o seu trabalho assim como o do Paulo é motivo de orgulho.
    A Engenharia no dia a dia, espera poder contribuir com os Blogs/Sites Educacionais e que estes sejam uma nova fonte de disseminação do conhecimento e entreterimento.
    Doroni, grato por comentar. Realmente a desmotivação acontece, vivemos em um país em que a Educação de Qualidade é para poucos, os grandes investimentos se dão em obras que dão visibilidade política. Um professor vale muito menos que um assistente de vereador e trabalha em locais que muitas vezes não possuem condições mínimas de infraestrutura.
    Esse é o retrato do Brasil!

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails