30 de maio de 2011

Ciclo de entrevistas - Blog Pensar Eco é Lógico




Fechando a 1ª fase do nosso Ciclo de Entrevistas, apresentamos Érica Sena, criadora e responsável pelo Blog Pensar Eco,é lógico!

Bióloga, Gestora Ambiental e Professora, Érica Sena com o seu Pensar Eco, usa como ninguém o poder da internet.

Voluntária em projetos ambientais, Érica tem inúmeros artigos ambientais publicados na mídia escrita, é também palestrante em colégios e eventos.


Conta Corrente 

Nome: Érica Sena
Blog: Pensar Eco,é lógico!
Segmento do Blog: ambiental
Ocupação: bióloga, gestora ambiental, educadora
Cidade/Estado: São Paulo- SP

ENTREVISTA

Engenharia no dia a dia - Visão pessoal de Érica por Érica?

Érica Sena - Um ser humano, cheio de defeitos como a maioria, mas que tenta no seu dia a dia se corrigir (tarefa nada simples e de longa duração). Entre altos e baixos, luta pela sua sobrevivência e dos demais seres vivos, acreditando que o amor, a paz, a fé e a responsabilidade poderão causar a mudança de atitude em prol de um mundo mais igualitário, pacífico e sustentável.

Engenharia no dia a dia - Conte-nos um pouco da sua experiência e destaque alguns fatos que considere relevante.

Érica Sena - Cursei Biologia, quando esse curso era desconhecido e, como hoje, sem emprego. Acabei entrando na educação, e ficando por 11 anos, até me exonerar em 2010 para ir a busca da área ambiental. Continuo a procura de emprego (rs). Aprendi muito nesse tempo. A sala de aula me deu base para enfrentar muitas coisas boas e ruins. Passei por bons e maus momentos dentro da escola, e senti na pele todos os problemas da educação. Enquanto dava aula, fiz especialização em Tecnologias Ambientais e depois outra graduação em Gestão Ambiental, com intuito de largar a educação futuramente.
Nos últimos anos de escola comecei a trabalhar mais com Educação Ambiental com os alunos: trabalhos, palestras, excursões. E assim, surgiu a idéia de montar um blog ambiental (2009).
Dias antes de começar o blog mandei uma proposta para um jornal do bairro para ter uma coluna de meio ambiente. Proposta aceita e desde então comecei a escrever mensalmente um artigo ambiental para o jornal (Folha Noroeste).
Hoje, desenvolvo trabalhos em parceria com uma cooperativa de reciclagem de Pirituba- Cooperativa de Reciclagem Crescer, mas ainda estou à procura de um emprego fixo na área ambiental. Difícil, viu? 
Mas não desistirei da luta e muito menos do meu Pensar Eco.



Engenharia no dia a dia – o que levou a opção pela área ambiental e quais foram os principais fatores dessa escolha?

Érica Sena - Quando estava no cursinho prestei Odontologia, Farmácia, Nutrição e Biologia... tudo a ver...risos. Odontologia foi o único que não passei, e sei lá porque escolhi Biologia no Mackenzie. 
Entrei em 93, 1 ano depois da Rio 92, no qual achei um máximo. 
Durante o curso comecei a me interessar pela área ambiental. Depois de formada e já professora de Biologia resolvi fazer uma pós graduação em meio ambiente, que me deu base e vontade de seguir a área ambiental.
E por último o curso de gestão ambiental, com intenção de abrir as portas para conseguir um emprego na área.
Hoje, não me vejo longe da área ambiental, mesmo desenvolvendo atividades com nenhum ou pouco ganho econômico.
Engenharia no dia a dia – Érica, fale-nos um pouco da sua experiência como professora/educadora?

Érica Sena - Lecionei 11 anos e alguns meses. Comecei na escola estadual como professora de biologia, onde fiquei por 5 anos, e depois ao passar num concurso migrei para a Prefeitura, na qual fiquei por cerca de 6 anos.
Como já disse, a sala de aula, foi minha melhor experiência como pessoa. Puder vivenciar momentos alegres, tristes, de pânico, de ternura, de choro e risos. Se fosse contar as experiências vividas ficaria horas relatando.
Infelizmente a educação pública é tratada com desdém pelos governos e sociedade, tornado ela obsoleta e sem atrativos. Os professores são mal remunerados, desrespeitados e muitos sem condições físicas e psicológicas para encarar cerca de 40 alunos dentro de uma sala de aula. Só quem já passou pela experiência de sala de aula sabe o que estou falando. A escola, sem condições de matricular pessoas com deficiências físicas e psicológicas, além de jovens com liberdade assistida, são obrigadas a fazer isso, sem ter respaldo. 
A escola pública virou um depósito de alunos, onde a aprendizagem, notas, não são mais importantes.   
Diante disso, a frustração, o sentimento de incapacidade de ser útil para aqueles alunos, que nada queriam com o estudo, me fez desistir e exonerar.

Engenharia no dia a dia - Como surgiu a idéia e o nome do Projeto do Pensar Eco, é lógico!?  E como foi o início?

Érica Sena - Lembro como fosse hoje à escolha pelo nome do blog, e a logo. O nome veio logo à cabeça... coisas do além. Pedi para minha irmã (artista plástica) que criasse uma cabeça com folhas verdes, simbolizando o PENSAR ECO. Nunca imaginei que essa cabecinha verde fosse ficar famosa..risos. O meu primeiro post foi uma citação de Gandhi. Acho que ele me abençoou, pois com poucos meses de vida, Pensar Eco já me surpreendia com elogios, seguidores. Comecei a receber emails de eventos me convidando para que eu fosse e postasse sobre eles. Assessoria de comunicação de empresas me pedindo que divulgasse trabalho. 
Cheguei a fazer um trabalho de divulgação de um produto da Espanha, na qual me pagaram (único até agora) em dólar. Com tudo isso, minhas fichas começaram a cair e notei a responsabilidade desse trabalho e a necessidade de cada vez melhorá-lo. As redes sociais multiplicaram o sucesso do blog.
Confesso que até hoje me assusto ao ouvir, ler comentários lindos dos meus leitores, amigos blogueiros, ambientalistas famosos sobre meu trabalho.
Uns dias atrás estava assistindo um seminário, e no intervalo dei de cara com Mario Mantovani do SOSMA, ele que me conhecia apenas via facebook, me parou dizendo “olha a menina do Pensar Eco”, e me abraço e elogiou o trabalho. Nossa quanta emoção!! Meu ego ficou enorme..risos. Desde que criei o Pensar Eco, minha vida mudou, pois me sinto responsável em passar informações de fontes sérias, causando reflexão e ao mesmo tempo, tendo leveza e um pouco de humor. Não gosto de matérias pesadas e depressivas, e assim, evito isso aos meus leitores. Acho que o humor através das figuras coloridas que coloco dão um toque positivo, facilitando a leitura Acho que esse modo meio próprio de informar foi bem aceito por todos. Talvez, porque os leitores, assim como eu, tem um lado criança, onde não deixam de acreditar nos sonhos de um mundo melhor.

Engenharia no dia a dia - Quais os blogs que inspiraram a criar o seu?
Érica Sena - Antes de criar o Pensar Eco, não costumava ficar visitando blogs. Criei o meu, ao ver que minha irmã havia criado um para ela e me interessei. Não tive nenhum como modelo. Comecei a fuçar nas ferramentas do blogspot e fazer. Só depois comecei a visitar outros blogs.

Engenharia no dia a dia - Como você monta a pauta de assuntos do blog? Como é a preparação para escrever sobre algo? E quantas horas por dia você dedica a esse trabalho?

Érica Sena - Tudo depende. Tem dias que aparecem vários assuntos da área, outros não. Tenho várias fontes para procurar assuntos: jornais, portais , matérias da TV, publicações no Facebook, matérias de revistas, eventos, coisas que vi na rua. Blogueiro tira matéria de tudo, não é mesmo?
Outras vezes escrevo artigos (o que demora mais).Recebo muitos emails com sugestões de assuntos.
Como não estou com um trabalho fixo, fico com notebook ligado, e sempre que acho matérias interessantes posto e compartilho nas redes sociais.

Engenharia no dia a dia  – Em se falando de Blogs Educativos, é difícil a manutenção de um grande número de acessos; mas o retorno é gratificante principalmente nos comentários recebidos, nas consultas por e-mails e nas republicações dos artigos.
O Professor e Engenheiro Leonam de Souza, considera o Pensar Eco, é lógico! como uma das fontes inspiradoras do Blog do Leonam.
Na sua visão crítica, como Érica define o Pensar Eco, é lógico!?

Érica Sena - Definir Pensar Eco é difícil.. é a mesma coisa que uma mãe definir o filho único..risos
Pensar Eco, sou eu, numa versão cabelo verde..rs. Ele me empresta sua cara para eu colocar minha fala.
Falando seriamente, nunca esperei esse reconhecimento. Acho que meu amor por ele é tanto que é sentido pelos leitores que me retornam cheios de carinho e de força. Muitas vezes ao ler os comentários choro de felicidade.
É muito gratificante ver pessoas como o Leonam e muitos outros a falarem que Pensar Eco foi inspiração para iniciarem seus blogs e outras atividades. Isso me faz sentir que estou no caminho certo.
Uma amiga professora me disse há anos atrás que enxergava em mim uma missão linda, mas que não poderia me dizer qual seria, pois eu teria que achar. Acho que descobri...  sempre lembro disso.
Me tornar modelo para outros, é um prazer, mas também uma obrigação de cada vez tornar melhor como pessoa e como ambientalista.Pensar Eco fez eu me policiar mais pelos meus atos.

Engenharia no dia a dia  - qual a sua visão do papel dos Blogs Educativos na formação do cidadão e quais as suas expectativas para o futuro desses Blogs?

Érica Sena - O papel desses blogs é extremamente importante, daí a necessidade de desempenharem um trabalho sério. Mas temos que pensar que ele atinge uma porcentagem pequena de pessoas que tem acesso a internet.
Os blogs estão na moda... existem inúmeros, cabe aos leitores procurar blogs que desempenham bons trabalhos.
A maioria dos blogueiros da área ambiental leva esse trabalho a sério, e acredito que cada vez ficarão melhores no que se refere ao conteúdo e no visual.
 Para quem acha que é fácil ter um blog engana-se, alimentá-lo de notícias, responder os comentários e emails é uma obrigação, e por isso, vejo muitos blogs que foram feitos e deixados de lado. Tem que pensar nisso antes de criá-lo.


Engenharia no dia a dia - Em sua opinião qual aquele artigo que te deu maior satisfação e retorno pessoal? 
E por quê?

Érica Sena - Todos acabam gerando satisfação e retorno pessoal, mas se fosse escolher um, escolheria: "Terráqueos, a escolha do futuro está em suas mãos!”. O motivo: foi meu 1º artigo publicado no jornal. Esperei igual uma criança por ele, e quando vi, chorei.

Engenharia no dia a dia - Qual o artigo de outro blog ou site que você gostaria de ter escrito?

Érica Sena - Até uns dias atrás, diria algum do Leonardo Boff, mas hoje cito um artigo de Eduardo Galeano - 4 mentiras sobre o meio ambiente http://pensareco.blogspot.com/2011/05/eduardo-galeano-aponta-quatro-mentiras.html?spref=fb

Engenharia no dia a dia - Dizem que temos uma legislação ambiental satisfatória, mas como você vê a situação do meio ambiente hoje no Brasil?

Érica Sena - Realmente o Brasil tem uma das melhores legislações ambientais. Agora ainda mais com a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mas infelizmente, como todas as outras leis, não são colocadas em pratica. Falta fiscalização e punição.

Engenharia no dia a dia – Em sua opinião quais os caminhos para revertermos a degradação ambiental?

Érica Sena - O caminho é educação ambiental bem feita, na qual sensibilize as pessoas e convençam que mudar de atitudes simples no dia a dia, é o caminho correto que visa a sustentabilidade.
Rever o uso indiscriminado de recursos naturais, ser um consumidor mais consciente, fazer coleta seletiva, são pequenos atos que podem minimizar a degradação ambiental.

Engenharia no dia a dia - Qual deve ser o papel do Educador na responsabilidade social das empresas?

Érica Sena - O educador tem a função de educar, informar e mostrar ferramentas para que os alunos busquem mais conhecimentos, independente da área.
O educador ambiental desenvolve um trabalho socioambiental em qualquer local, desde escolas até empresas, ajudando na montagem de atividades socioambientais que agreguem valores para a empresa, para o entorno, para os empregados e para o meio ambiente.

Engenharia no dia a dia - Qual ou quais livros você indicaria para uma boa leitura?

Érica Sena - Tenho uma lista enorme, citarei alguns:
Mundo Sustentável e outros livros de André Trigueiro; Nossa Escolha - Al Gore; Educação Ambiental- Princípios e Práticas- Genebaldo Dias; Teia da Vida - Capra; Meio ambiente: e eu com isso? Nurti Benson; Manual Live Earth de sobrevivência ao aquecimento Global entre outros.

Engenharia no dia a dia - quais as suas expectativas para o futuro do Meio Ambiente no nosso país e como o Pensar Eco, é lógico! / Érica Sena pode contribuir para isso?

Érica Sena - Minhas expectativas não são das melhores, vista a aprovação da mudança do Código Florestal na Câmara dos deputados, mas acho que não podemos perder a esperança.
No meio dessa mancha podre na política, existem bons políticos preocupados com assuntos ambientais e sociais. A sociedade caminha em passos de formiga em prol da sustentabilidade, o que é muito pouco, diante dos estragos que fazemos. O voto ainda não é visto com seriedade, e acabamos nas mãos de corruptos, onde o meio ambiente que sai perdendo, e consequentemente os seres vivos.
Precisa haver uma mudança coletiva de atitudes. Se isso ocorrerá, tenho minhas dúvidas! Assim, o futuro é incerto.
Espero continuar desenvolvendo esse meu trabalho e outros na área ambiental de maneira séria, respeitando meus leitores e parceiros.

Engenharia no dia a dia - qual a possibilidade de elaborar algum novo projeto na WEB e quais as parcerias e empreendimentos que estariam atuando em paralelo com o blog?

Érica Sena - Em breve, Pensar Eco será alem de um blog, um Portal, onde pretendo abrir para novas parcerias. Sabe lá o que guardará o destino para Pensar Eco!
Aguardem!

Engenharia no dia a dia - quais blogs você considera de alto nível no segmento ambiental?

Érica Sena - Tem inúmeros blogs, a maioria meus parceiros e amigos. E esse tal meio ambiente; Acção e sustentabilidade; Blog do Leonam; Mimirabolantes; Atitude eco, e muitos outros. Vide meus parceiros, minha lista de ecoblogs.

Engenharia no dia a dia – Qual a visão pessoal do seu trabalho como educador através do Pensar Eco, é lógico!?

Érica Sena - Através do Pensar Eco chego a muitas pessoas. Ele como outros blogs e sites se tornaram bons canais de divulgação de assuntos ambientais na internet. Havendo trocas de experiências, enriquecendo a todos envolvidos.
O blog e o site são ferramentas fáceis de acessar e que contam com programas áudio- visuais que conseguem sensibilizar e informar mais facilmente os leitores, facilitando assim a troca de informações.

Linha direta 

Convido aos amigos leitores do Engenharia no dia a dia a visitarem o Pensar Eco, é lógico!,e deixarem seus comentários, críticas e sugestões. Temos que nos unir para lutar por uma vida mais saudável e sustentável.
Agradeço a oportunidade de contar um pouco da minha história e aproveito para parabenizar o trabalho que Jorge Paulino desenvolve..


4 comentários:

  1. Olá,

    Retribuo e agradeço a visita ao meu blog. Adorei seu espaço. Pena que não dá pra seguir, rs!

    Boa semana prara vc!!

    Sds,

    Daniele Barizon

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Engenheiro Jorge, parabenizo pelas excelentes entrevistas, é bom ver a dedicação e o amor que todos têem em divulgar, informar e transferir o conhecimento. Espero que o Ciclo não seja encerrado aqui.

    ResponderExcluir
  3. Eng. Wanderson Telles, gostaria de agradecer o seu comentário; o mérito do Ciclo de Entrevista foram os entrevistados. Concordo quando você fala da dedicação e do amor na divulgação, na informação e transferência do conhecimento.

    ResponderExcluir
  4. AGORA DEPOIS DE UNS TEMPOS ATRIBULADOS RETORNO A LEITURA NORMAL DOS MEUS BLOGS PREFERIDOS E DEPARO COM ESSA MAGNIFICA ENTREVISTA DA GUERREIRA ÉRICA SENA. POR ELA FICO CONHECENDO MELHOR A SUA ESTRADA E SEUS ESFORÇOS EM FAVOR DO MEIO AMBIENTE E PARA UMA QUALIDADE DE VIDA MELHOR PARA TODOS NÓS. PARABÉNS JORGE PAULINO POR TERES PERMITIDO QUE A MARAVILHOSA ÉRICA CONTASSE UM POUCO DO SEU TRABALHO. UM ABRAÇO PARA TODOS.

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails