1 de agosto de 2011

A importância do relacionamento interpessoal para nossas carreiras



Por Leonardo Marioto
  
Nos dias atuais com a globalização e a competitividade extrema nos mercados, as habilidades técnicas perderam seus ideais valores, e as empresas, começaram a buscar cada vez mais participantes que tenham habilidades comportamentais e de relações humanas.
Algumas considerações são fundamentais; não basta apenas termos habilidades de desempenhar uma determinada função, ou apertar um parafuso milhares de vezes, agora o que nos é pedido é a necessidade denominada de habilidade interpessoal, cada vez mais requerida no mundo dos negócios.
As habilidades descrevem a nossa maneira de se relacionar uns com os outros, e que, se bem desenvolvida, poderá nos agregar muito valor, alavancar nossas carreiras, e é de grande valia para quem almeja cargos executivos e de liderança.
Uma boa habilidade interpessoal nos torna diferentes dos outros que não possuem tal habilidade bem desenvolvida?
Esta é uma pergunta que pode ter várias respostas, iremos tratar aqui dos principais melhoramentos que esta competência traz às pessoas.
Para se ter um bom relacionamento interpessoal, é necessário o autoconhecimento é necessário conhecer todos os seus pontos fortes e fracos, conseguir saber das qualidades e dos seus defeitos; e a partir daí metas pessoais para melhorá-los.
Quando existe um conhecimento das capacidades e limitações, começa-se a dar uma maior importância para coisas que realmente lhe fazem significado, sua visão do mundo se torna mais ampla, e consegue-se com uma maior destreza expor suas idéias e pensamentos e, principalmente, seus sentimentos.
O autoconhecimento nos leva à posições realmente gratificantes, e isto está sendo muito valorizado nas empresas; portanto este conhecimento pessoal, esta autorreflexão de ser é a chave para se ter um relacionamento interpessoal primoroso.
Sintetizando, o autoconhecimento nos fornece uma melhor interpretação de nossas emoções, o porquê agimos de determinadas maneiras diante de diversas circunstâncias, para que estas não nos prejudique tanto em situações do dia a dia, e assim nos sobressaímos e conseguimos enfrentar de maneira mais racional os problemas que enfrentamos todos os dias.
 A psicanálise nos ajuda muito nesta prática, com ela aprendemos a entender a ser quem somos, a ter coragem de nos sustentar sozinho e a nos conhecermos.
Amamos e admiramos pessoas que sabemos quem são, pois então, como poderá se amar sem se conhecer?
Se você não sabe quem é, não terá coragem o suficiente para colocar em prática suas idéias, pois não acreditará fielmente nelas, mudando de opinião a cada suspiro despejado ao seu lado. 
Ter um bom relacionamento interpessoal, nada mais é, que ter um autoconhecimento e uma grande inteligência emocional; com esta habilidade nos expressaremos melhor, faremos nos entender mais facilmente, cultivaremos maiores afetos, e servirá como um trampolim para nossas carreiras.
 O ser humano é um ser sociável, portanto sempre iremos nos relacionar uns com os outros, e ter um bom relacionamento interpessoal é a chave para alavancarmos nossas carreiras, nossa vida afetiva e social.


Artigo publicado no Blog Leonardo Marioto - Organizações e Gestão de Pessoas - http://lmarioto.blogspot.com/
Autorizada a reprodução total ou parcial deste Artigo, desde que citada a fonte - http://lmarioto.blogspot.com/ ou http://engenharianodiaadia.blogspot.com/2011/06/complexidade-entre-as-relacoes.html.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de trechos ou partes, em qualquer sistema de processamento de dados.



Um comentário:

  1. Olá gostei bastante do Blog se desejar fazer uma parceria entre banners da uma visitinha no meu.
    O link é:http://francesdicas.blogspot.com/
    Att,
    Daysisinha Caldas

    ResponderExcluir

A Engenharia no Dia a Dia - No ar desde Maio de 2009

Navegando no Conhecimento

Top Sites Elétrica / Tecnologia

O Brasil Sustentável

Na Blogsfera

Mary PopPowered by BannerFans.com
create your own banner at mybannermaker.com!Quanta Besteira - Humor sem FrescuraCinema Jogos

Entre Amigos

Minha lista de blogs

Googlando pela Web

GOOGLE ART PROJECT Tour pelos Museus do Mundo GOOGLE MAPS Rotas, Ruas e Trânsito GOOGLE LIVROS Livros a um Clique GOOGLE SCHOLAR A sua Fonte de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos

Rodapé

Share |
original feed A Engenharia em Feed
Link-Me20 Minutos
This website has page rank 3. Information provided by WebmasterHandyTools.com Creative Commons License
Termos de Uso
Copyright © 2009 - 2010
Engenharia no dia a dia / por Engenheiro Jorge Paulino
Melhor visualizado com Firefox - 1024x768
<< Voltar ao Início da Página
Related Posts with Thumbnails